Alberto Carlos Almeida é especialista em análise de dados e pesquisas voltadas para o setor público e privado com foco em temas sociais e políticos. Doutor em Ciências Sociais pelo IUPERJ, desenvolveu ao longo dos anos uma metodologia de análise utilizando dados antecedentes e qualitativos que o diferencia no mercado quando se trata de prever tendências .
É colunista jornal Valor Econômico há mais de sete anos, autor do best-seller A Cabeça do Brasileiro e de diversos livros que abordam os valores e comportamentos dos brasileiros.
Sócio-diretor do Instituto Análise, associado do Iets e professor universitário. Doutor em Ciência Política pelo Iuperj, Mestre em Ciência Política pelo Iuperj, Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ e Graduado em Engenharia pela UFRJ (curso básico concluído). É Colunista do Valor Econômico.
Experiência e atendimento a clientes do setor privado, em particular do mercado financeiro. Experiência em elaboração e monitoramento de estratégias de comunicação em campanhas eleitorais e na implementação de políticas públicas.
Livros Publicados
– A Cabeça do Eleitor, Editora Record, 2008 (no prelo);
– A Cabeça do Brasileiro, Editora Record, 2007;
– Por que Lula?, Editora Record, 2006;
– Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião, Editora FGV, 2002;
– Presidencialismo, Parlamentarismo e crise política no Brasil, Eduff, 1998.
– A qualidade de vida no Estado do Rio de Janeiro, Eduff, 1997
Prêmios e Homenagens
– Dotação financeira da Fundação Ford para a realização da PESB (Pesquisa Social Brasileira) – 2000
– Dotação financeira da CAPES para a realização do ESEB (Estudo Eleitoral Brasileiro) – 2002
“Alberto Carlos Almeida é autor do best-seller A Cabeça do Brasileiro e de diversos livros que abordam os valores e comportamentos dos brasileiros.”
TEMAS
- Política