Uncategorized

Ana Carla Fonseca

Profissional de referência em economia criativa, cidades criativas e negócios criativos, é Administradora Pública (FGV), onde se formou aos 20 anos; Economista, Mestre cum laude em Administração, Doutora em Urbanismo (USP – primeira tese do país sobre cidades criativas e eleita melhor tese prática do biênio, pela FAU), com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. É professora no Brasil (FGV e Sala de Cultura), na Argentina e na Espanha.

Liderou projetos em multinacionais por 15 anos, 10 dos quais na Unilever, na América Latina, em Londres e Milão. É diretora da empresa Garimpo de Soluções, consultora e conferencista em cinco línguas, 201 cidades e 31 países e assessora para a ONU. Escreveu livros inovadores, como Marketing Cultural e Financiamento da Cultura, Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (pioneiro no tema e agraciado com o Prêmio Jabuti 2007) e Cidades Criativas (finalista do Prêmio Jabuti 2013); e organizou e co/editou livros digitais de escopo global, e.g. Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento (2008), primeira obra mundial com esse recorte e Cidades Criativas – Perspectivas (2009). Concebeu e co/realizou projetos de cidadania ativa e inovação urbana, como Criaticidades, Sampa CriAtiva e OpenCity Lab e desenvolveu projetos e planos de economia criativa e cidades para governos, no exterior e no Brasil, a exemplo da participação no Plano de Economia Criativa do Estado de São Paulo e da coordenação técnica do projeto Território Criativo DF.

É cocuradora da Arena do Farol Santander, curadora de congressos internacionais em economia, cultura e cidades, Diretora de Conteúdo da ExpoGestão e membro convidado do seleto Corpo Mundial de Peritos da UNESCO em Diversidade e dos conselhos consultivos das startups Recicleiros e LocalChef e da Virada Sustentável. Venceu o Prêmio Claudia 2013, em Negócios e foi apontada pelo jornal El País Brasil como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.