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Cláudio Azevêdo

Cláudio Azevêdo, que já ocupou o cargo de Gerente Geral do Cabify, uma das startups mais disruptivas no setor, é referência nacional em inovação e desenvolvimento de empresas.

Atualmente, Cláudio é Head of Growth na ZX Ventures, empresa internacional no desenvolvimento e potencialização de startaps pelo mundo, e Head of Growth na ABinBev, maior multinacional de bebidas do mundo. Mas sua história de inovação começou cedo: é empresário desde os 14 anos, tendo sido co-fundador de startups e também Diretor de Desenvolvimento de Negócios em Expansão Internacional. Foi, ainda, Country Manager da Upraise, empresa que potencializou startups internacionalmente.

Os desafios que as empresas colocaram no caminho do executivo e as parcerias com empresas nacionais e internacionais, lhe deram uma visão acurada dos gaps de competividade em negócios e expertise para fomentar as melhores formas de desenvolver competências por quaisquer níveis hierárquicos. É um profissional-chave em momentos de expansão, crescimento e mudanças – principalmente quando há incertezas sobre decisões e ações estratégicas.

Cláudio é um especialista em expansão de negócios, inovação prática e gestão de operações e projetos.

PALESTRAS

Cláudio tem um discurso horizontal e jovem, conseguindo discutir temas complexos com uma facilidade que abrange qualquer nível hierárquico e/ou intelectual.

“No Brasil há menos de 2 anos, a Cabify já passou a marca de 200 mil parceiros e deslancha como um dos aplicativos de corrida preferidos dos brasileiros, graças a muita criatividade, bom atendimento e foco no cliente”  

Como competir com grandes concorrentes com muito menos recursos.

Com 19 anos de experiência no mercado de marketing digital, tendo na bagagem algumas das maiores empresas e startups que mais crescem no mundo, como Cabify e ABinBev, o palestrante não somente sabe como driblar os grandes tubarões do mercado, mas também como, com muito menos capital e investimento, crescer exponencialmente o seu negócio.

Praticidade. Entre reflexões e histórias que trazem os participantes para a realidade de seus empreendimentos, o palestrante discute pontos-chaves do processo de inovação, de aplicabilidade e de tendências de futuro que consegue provocar mudanças de postura que cabem em qualquer tipo de negócio ou empresa.

Durante toda a palestra, Cláudio fomenta os participantes em 3 frentes:

> Achar lacunas: as brechas dos seus concorrentes são as primeiras oportunidades de investimento para o seu negócio.

“O atendimento ao cliente, a comunicação, a entrega, não importa. O importante é saber quais vantagens você tem ou pode ter sobre eles.”

> Execução: “colocar a mão na massa” é a ponte que divide as empresas de sucesso dos negócios que não dão certo. Por isso, Cláudio induz uma discussão focada no erro –

“Se você não está acertando é porque, provavelmente, você está errando pouco”.

> Conversão: Como avaliar a qualidade dos novos clientes, a taxa de continuidade de uso dos antigos e, a partir disso, melhorar significativamente o meu alcance.

“Primeiro, é preciso descobrir como o seu cliente se comporta e, logo em seguida, comportar em direção a ele”.

Cabify, o Case.

Na apresentação, Cláudio revela os grandes motivos que fizeram a Cabify ganhar o público tão rapidamente, apesar do controle massivo do mercado pelos grandes concorrentes, como Uber e 99.

A partir disso, o palestrante discute os principais pilares que sustentam a startup, como o perfil das pessoas que trabalham na empresa, a importância de entender as necessidades do cliente e o estímulo ao erro – prática que visa fortalecer o autodesenvolvimento profissional, a proatividade e uma probabilidade muito maior de acertar.

Gestão orientada a resultados

O executivo e empreendedor acredita que a resposta do sucesso, em grande parte, está aliada as pessoas que estão ao nosso lado. Por isso, essa apresentação é focada em instigar líderes e gestores em prol do fortalecimento da performance de seus times.

De forma motivadora e prática, Cláudio discute os 5 pilares que potencializam o alcance do resultado:

  1. Diversidade e interdisciplinaridade: uma equipe bem formada necessariamente deve ser heterogênea, composta por pessoas de diferentes perfis, origens, culturas e formações;
  1. Autogerenciamento: apesar da liderança, em uma equipe de alta performance, espera-se que os membros sejam os responsáveis por seus próprios comportamentos, decisões e aprendizados;
  1. Clima de Segurança (ou saudável): em equipes de alta performance, o clima de segurança deve ser assegurado em todos os momentos. Ou seja, os indivíduos precisam se sentir confortáveis para agir, sugerir, opinar e errar, sem serem julgados ou reprimidos;
  1. Objetivo comum: é fundamental que haja um objetivo comum, muito claro para todos. Os membros precisam entender o motivo pelo qual executam determinadas atividades e a importância delas no panorama geral;
  2. A Gestão: o ponto mais importante. O líder é o reflexo do grupo. Os membros não podem ter dúvidas sobre quem toma a decisão final e a quem devem recorrer quando necessário. E para garantir o alto nível de desempenho, os líderes precisam ser participativos, inspiradores e coerentes.