Meus 35 anos de mercado, anterior a atividade de pesquisadora – acadêmica, facilita meu entendimento e reflexão sobre a economia e a sociedade. Minhas pesquisas são sobre os impactos das novas tecnologias (digitais e de Inteligência Artificial-IA) nas relações sociais com foco em:

1. Relação entre empresas e consumidores em rede (desafios das empresas no ambiente de redes digitais, internet)

2. Economia Colaborativa (o que seja, quais os modelos de negocio, exemplos de plataformas colaborativas, etc.)

3. Novos modelos de negócio (quais os modelos de negocio surgidos com base nessas novas tecnologias, cujos ícones são UBER, Airbnb, Amazon, Facebook)

4. Relação entre tecnologias de Inteligência Artificial e o desemprego, ou seja, a substituição das funções humanas pelas máquinas inteligentes. Em paralelo, quais os skills necessários para o desempenho das novas funções que estão emergindo em decorrencia dessas mesmas tecnologias.

5. Fundamentos teóricos sobre o que são redes digitais, o que é economia colaborativa, o que é colaboração em rede, o que é Inteligência Artificial, etc.

Esses temas são amplos, podem ser adaptados. Por exemplo, no caso do Sebrae Minas, a ideia é falar sobre Ecossistemas Inovadores, que sigo porque tem relação com os novos modelos de negócio (que inclui Startups).

Dora Kaufman, Pós-doutoranda pelo TIDD da Pontifícia Universidade Católica de Sao Paulo (PUC/SP) com foco nos impactos sociais da Inteligência Artificial, Pós-Doutora pela Coppe Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em ciências da comunicação com foco em redes digitais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) com estágio na Université Paris – Sorbonne IV. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Economista pela PUC/RJ.

Pesquisadora do Atopos ECA/USP, centro de pesquisa em redes digitais. Cerca de 35 anos de mercado nas áreas de banco de investimento, marketing e comunicação. Coautora do livro “Empresas e Consumidores em Rede: um estudo das práticas colaborativas no Brasil” (2013) e autora do livro “O Despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais” (2017). Colaboradora eventual do Jornal Valor Econômico.