Um jogador de personalidade forte, com muita vontade, raça e espírito de liderança.Assim pode ser definido o gaúcho Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, capitão do Brasil nas Copas do Mundo de 1994 e 1998.

Mas nem sempre a vida do jogador foi feliz na seleção. Ele teve que dar a volta por cima depois de ter sido taxado como um dos responsáveis pela má campanha na Copa do Mundo de 1990.

Atualmente, Dunga é Consultor Técnico do Júbilo Iwata, clube de futebol profissional do Japão, pertencente a Yamaha Football Club Co., e ainda por delegação do Exmo. Sr. Presidente da Republica do Brasil,membro do Conselho Nacional do Esporte vinculado ao Ministério do Esporte e Turismo.

Principais Feitos na Carreira:

Copas do Mundo: 1990 (Itália), 1994 (Estados Unidos) e 1998 (França)

Títulos pela Seleção Brasileira:  Copa do Mundo (1994),  Copa América (1989 e 1997), Taça Stanley  Rous (1987), Copa das Confederações (1997)

Outros títulos:

Campeonato Gaúcho (1983, 1984), Campeonato Estadual RJ (1987), Taça Guanabara (1987), Torneio Copa de Ouro (1987) , Campeonato Japonês (1997)

PALESTRAS

Em suas palestras, Dunga abre o jogo, compartilhando com os presentes sua vivência de grande líder, reconhecidamente um dos principais pela conquista em 1994 do Tetra Campeonato Mundial de Futebol.

Dunga apresenta suas idéias de como liderar e motivar pessoas a partir das suas próprias experiências e não teorias ditadas do alto de uma torre de marfim, incompreensíveis e pouco úteis para o dia a dia das empresas e clubes de futebol.

Ele não tem por hábito fazer apresentações calcadas em discurso retórico de profissionais que, muitas vezes não vivenciaram a realidade do grupo de trabalho.

Dunga traz percepções práticas, contado suas experiências em capitanear com sucesso grupos de atletas profissionais, verdadeiros executivos de futebol profissional – na medida do possível: Dunga busca fazer um link com os produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa contratante de sua palestra – que, todos os dias, precisam encontrar novas maneiras, inovadoras e criativas, para testar em por em práticas suas idéias, consolidar e implementar mudanças que melhorem o desempenho do grupo e, principalmente, se aprofundar nas questões essenciais que de fato irão reformular suas equipes.

Entre os temas abordados destacam-se:

  • Motivação: utilizando-se para tanto de sua larga experiência no futebol, demonstrando a importância do trabalho em equipe, o respeito ao grupo,aos adversários, concorrentes e fundamentalmente, ao público em geral, notadamente aos jovens e adulto
  • Política Esportiva no Brasil: inclusive comparando as regras vigentes na Itália, Alemanha, Inglaterra e no Japão
  • Esporte Educacional,  na prática
  • Sua vida no Japão: experiências e ensinamentos como atleta, consultor técnico e cidadão
  • Responsabilidade Social: a partir de suas próprias experiências como Diretor Presidente do Instituto Dunga de Desenvolvimento do Cidadão, membro do Conselho Gestor do projeto Esporte Clube Cidadão, e de outras sociedades civis, sem fins lucrativos