Renata Fan nasceu em Santo Ângelo, região das Missões, no Rio Grande do Sul. Na adolescência um dos passatempos preferidos era a montagem de peças teatrais na escola com o grupo de amigas. A gaúcha extrovertida e fanática por comunicação optou por cursar Direito antes de investir no jornalismo. É formada pelo Instituto de Ensino Superior Santo Ângelo (IESA). Tornou-se advogada, assim como o único irmão Rafael.
Renata desistiu de seguir atuando na carreira jurídica para se dedicar ao jornalismo. Cursou o primeiro ano na Faculdade do Oeste de Minas (FADOM) em Minas Gerais, município de Divinópolis e após esse período se transferiu para São Paulo. Em 2005, concluiu o Curso de Jornalismo e Comunicação Social da FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado.
No ano de 1995, enquanto estudava as leis e regras jurídicas à noite, durante o dia trabalhava na Rádio Transamérica de Santo Ângelo como locutora. Foi a primeira prova de que Renata levava jeito com os microfones. Hoje, reconhece a importância do rádio no trabalho atual, pois a experiência conferiu desembaraço e confiança à então futura apresentadora de esportes.
Em 1999, Renata Fan foi eleita Miss Santo Ângelo, Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil. O próximo passo foi a disputa do Miss Universo em Trindade e Tobago no Caribe. Entre 99 participantes, conquistou o décimo segundo lugar. Viajou para mais de 22 países entre 1999 e o início de 2002, época em que resolveu iniciar a segunda faculdade. Em 2000, venceu na Coréia do Sul o Miss Universitária Mundial e permaneceu 27 dias naquele país.
Em junho de 2003 surge a chance de fazer um piloto para a área de esportes na Rede Record de Televisão. Aprovada no teste passa a apresentar o programa Terceiro Tempo ao lado de Milton Neves, todos os domingos à noite, e o Debate Bola, ao meio-dia, no mesmo canal.
Além das duas atrações esportivas da Record, Renata apresentou o Golaço, da Rede Mulher, de 2005 a dezembro de 2006. Em 1997, participava, em Porto Alegre, do programa Tele Domingo, da RBS TV (afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul) apresentando os principais eventos culturais do fim de semana. Na época, saiu da revista eletrônica para concluir sua primeira faculdade, mas jamais abdicou de seguir o trabalho na área televisiva.
Hoje, a determinação de Renata deu lugar a uma apresentadora consciente e apaixonada pelo que faz; sem hesitações e com força para se reciclar constantemente em busca de seus objetivos.
A gaúcha apresenta inúmeros eventos corporativos no Brasil inteiro sempre que a televisão permite.
TEMAS
- Moderador de Debates
- Presença Vip
- Mestres de Cerimônias
- Jornalistas
- Esportes
- Futebol
- Jornalistas Esportivo