Consultor de Administração e Marketing, Master Coach e Palestrante Internacional, Fábio Marques é reconhecido como um dos maiores especialistas em Motivação, Comunicação, Vendas, Liderança-Coaching e Gestão da Excelência em Serviços com Foco no Cliente.
Ministrou sua primeira palestra internacional em 1997, em Boston, EUA, durante conferência mundial da Association For Services Management International, ocasião em que lançou o conceito Heart Share de Fidelização de Clientes, já citado por centenas de outros autores ao redor do mundo.
É o fundador e presidente do Instituto de Excelência em Serviços do Brasil. É autor do livro “Guia Prático da Excelência em Serviços: como conquistar clientes, aumentar os lucros e viver melhor” – um best-seller na área desde 1997 – e de dezenas de artigos, vídeos e programas de educação e treinamento. Como professor convidado dos programas de pós-graduação e MBA de Marketing da FIA, ministrou aulas de Liderança de Equipes de Alta Performance, Qualidade Total em Serviços, Negociação, Gestão de Pessoas, Marketing Pessoal, Coaching e Reverse Coaching para executivos de empresas de renome como Petrobrás, Visteon, Ford, Procter & Gamble e Vale.
Sua experiência como palestrante e treinador de executivos e profissionais no mercado organizacional acumula mais de 10.000 horas ministrando conferências, workshops e aulas para aproximadamente 100.000 pessoas por todo Brasil, outros países da América Latina e também nos Estados Unidos, atendendo a centenas de organizações multinacionais e nacionais de pequeno, médio e grande porte.
Entre as organizações que já contrataram e aprovaram o trabalho de Fábio Marques, estão Algar, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cargill, Casas Pernambucanas, Conselho Federal de Administração, Conselhos Regionais de Administração, CTBC Telecom, DTCOM, DuPont, ERICSSON, FEA USP, Gerdau, HSBC, Jones Lang LaSalle, LOCALIZA Rent a Car, McDonald’s University, Microcity, Microsoft, ORACLE, Patachou Modas, Puratos, SAP, Schneider Electric, Tunibra Travel e muitas outras de igual importância.
Sua formação acadêmica inclui Eletrotécnica e Administração de Empresas, com graduação em Marketing e especialização em Administração Estratégica do Serviço ao Cliente pela University of California, Berkeley Extension.
Paralelamente, também dedica-se aos estudos de Psicologia Comportamental, Gestão de Recursos Humanos e PNL (Programação Neuro-Linguística) há mais de 25 anos. Antes de tornar-se consultor e palestrante profissional, trabalhou nas áreas de vendas e serviços das multinacionais Siemens, IBM e Alcon, onde assumiu a Gerência Geral de Serviços da filial brasileira, atingindo o 1º lugar na América Latina e o 3º lugar no mundo em resultados de vendas, market share e satisfação de clientes. Suas palestras e workshops de maior sucesso abordam temas como Liderança, Coaching, Gestão de Pessoas, Excelência no Atendimento ao Cliente, Trabalho em Equipe, Motivação Profissional, Comunicação, Técnicas de Apresentação, Relacionamento, Marketing Pessoal, Marketing de Serviços, Negociação e Vendas. Em suas apresentações, prevalece um estilo objetivo, dinâmico e bem humorado, oferecendo conceitos e idéias pragmáticas de aplicação imediata, sempre com foco em resultados.
OUTRAS ATIVIDADES
MESTRE DE CERIMÔNIA: Fábio Marques tem sido também muito requisitado para atuar como Mestre de Cerimônias Empresariais e Culturais, onde são desejáveis, além da animação e da oratória impecável, também versatilidade, conteúdo, experiência corporativa e capacidade de transitar entre a linguagem executiva, artística e popular.
SHOW MAN: O lado artístico e performático de Fábio Marques já foi conhecido por diversas empresas, seja fazendo inserções inusitadas em workshops de treinamento, seja em grandes eventos corporativos com sua PALESTRA PERFORMANCE com BANDA AO VIVO. Frank Sinatra, Elvis Presley, Michael Jackson, James Taylor, Roberto Carlos e Fábio Júnior são alguns dos grandes nomes da música que Fábio Marques interpreta em suas performances, além de apresentar composições próprias, muitas delas feitas sob medida para cada evento.
PALESTRAS
COMO TRANSFORMAR A CRISE EM OPORTUNIDADE
m conjunto de fatores humanos, que são capazes de transformar crise em oportunidades para aumentar vendas e participação de mercado. Essa palestra de Fábio Marques aborda 5 fatores de Excelência Profissional que fazem toda a diferença quando trabalhamos com Foco no Cliente. São as 5 coisas que podem promover aumento das vendas, dia após dia, se praticadas com determinação. E que têm seu efeito amplificado em tempos de crise, justamente pelo contraste que provocam entre os “desanimados” e os “destemidos”, criando a “magia” que atrai clientes para comprar de nós:

  1. Atitude Positiva frente aos desafios, adversidades e frustrações;
  2. Comunicação Construtiva com clientes, criando alternativas, possibilidades e soluções;
  3. Habilidades para Fazer Perguntas e Entender Totalmente as necessidades e demandas dos outros, evitando o desperdício de tempo e conquistando confiança;
  4. Relacionamentos Amigáveis no ambiente de trabalho, promovendo uma “atmosfera mágica”;
  5. Dedicação e Disciplina para Aprender Ativamente, Cumprir Promessas e ir além da obrigação, dando o Passo Extra que demonstra boa vontade e compromisso verdadeiro com a Excelência Profissional.
    SUCESSO TÁ NA MÃO
    Conhecimento Prático e Motivação para Vencer Desafios!Um resumo objetivo das 5 coisas que todo mundo deveria saber para ser bem sucedido no trabalho. E um jeito fácil de lembrar destas coisas no dia a dia!
    Fruto de uma pesquisa de mais de 30 anos e um estudo extensivo de diversas teorias e histórias reais de sucesso, esta palestra exclusiva tem encantado milhares de pessoas por todo o Brasil, conduzindo seus participantes à reflexão prática de como temos vivido e trabalhado. Organizações como BASF, Computer Associates, Mercado Eletrônico, Unimed, Localiza Rent a Car, Tunibra Travel, Lucent Technologies, Procter & Gamble, Caixa Econômica Federal, Lush, Gerdau, Acesita, Cargill, Emulzint, Unicamp, PUC e muitas outras já aprovaram esta palestra exclusiva desenvolvida por Fábio Marques. De forma dinâmica e objetiva, são abordados conceitos práticos de Inteligência Emocional, Programação Neurolingüística (PNL), Planejamento, Produtividade e outros relacionados com auto-consciência, auto-motivação, relacionamento intrapessoal e interpessoal, empatia, gerenciamento de sentimentos, foco em resultados e demais hábitos para uma vida mais produtiva e feliz. O conteúdo é organizado em 5 pontos principais e é feita uma ponte de memória (ou âncora neurolingüística) com cada um dos dedos de uma das mãos do participante, de forma que a pessoa possa se lembrar do conhecimento intuitivamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, garantindo que este valioso aprendizado esteja disponível a todo o momento! Os 5 pontos principais são: 1. Identidade/Auto-conhecimento: Explica a importância de estabelecermos hábitos de auto-análise de comportamento e de competências, para podermos desenvolver maior auto-confiança, elevada auto-estima e concentrarmos nossas energias para o máximo desempenho. 2. Objetivos/Metas: Aborda o impacto produtivo de estabelecermos metas e objetivos ousados para nós mesmos, pessoal e profissionalmente, registrando estes objetivos e metas em um plano de evolução pessoal. 3. Comunicação/Relacionamento: Ressalta a importância de dominar os elementos da Comunicação Intrapessoal e Interpessoal Positiva, envolvendo as pessoas à nossa volta com nosso entusiasmo, aprimorando nossa capacidade de gerar relacionamentos produtivos e duradouros com clientes, colegas de trabalho, amigos e familiares. 4. Aprendizado/Desenvolvimento: Aborda a humildade e a inteligência emocional para aprender, absorver capital intelectual e aceitar comentários e feedback como oportunidades ilimitadas de crescimento. 5. Prática/Aperfeiçoamento: Reforça conceitos de persistência, resiliência, garra, perseverança e vontade de vencer, ajustando nossos métodos ao longo do caminho sem jamais desistir de nossos desafios maiores. Como resultado desta palestra, os participantes terão melhores condições para lidar com as próprias emoções e alcançar resultados práticos, conhecendo melhor seus pensamentos e sentimentos, melhorando sua comunicação, aumentando sua sensibilidade, capacidade de percepção, intuição e flexibilidade, desenvolvendo sua auto-estima, auto-confiança, determinação e maior capacidade para a negociação de conflitos, para o trabalho em equipe e para a liderança.