Rossandro Klinjey e palestrante e escritor, Psicólogo Clínico, Mestre em Saúde Coletiva e Doutor em Psicanálise.
É autor do livro Temas complexos:
uma abordagem didática
e coautor do livro Educando para a paz.
Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante.
Hoje, ele atua nas áreas de recursos humanos, motivacional, liderança, perspectivas da educação, relações interpessoais, desenvolvimento emocional, gestão de pessoas, serviço público, cultura de paz, entre outros.
PALESTRAS PARA VÁRIOS SEGMENTOS
COMO EDUCAR UMA GERAÇÃO QUE NÃO ACREDITA NA EDUCAÇÃO COMO AGENTE TRANSFORMADOR DA PRÓPRIA VIDA?
Um erro comum na educação é acreditar que as formas e métodos que deram certo no passado vão responder às questões do presente e do futuro. O naturalista britânico Charles Darwin convenceu que o vencedor da seleção das espécies não foi o mais forte, e sim o mais adaptável. Por isso mesmo, as mudanças geracionais exigem adaptações e modificações constantes por parte dos educadores. Não que tudo tenha de ser revisto ou revogado, mas que as mudanças são necessárias e devem ser bem-vindas.
A geração atual é impaciente, não espera processos e busca gratificações instantâneas. Seus relacionamentos têm vínculos de outra ordem, como os das redes sociais, além de ter dificuldades em lidar com promessas e gratificação futuras. Como a educação é processual, e isso não mudou, muitos se sentem desestimulados a acreditar e esperar pelos resultados que ela oferece. O que motiva essa sensação? Como reconfigurar os interesses pelo saber? É o tema a ser discutido nesta palestra
Público alvo: pais, educadores e alunos com mais de 15 anos de idade.
QUAL O SEU LEGADO COMO PROFESSOR? COMO VOCÊ SERÁ VISTO NO FUTURO?
Pense no professor de quem você mais gostou, que marcou positivamente sua vida. Em seguida, pense no professor que mais lhe marcou negativamente. Agora, descreva as características de ambos e depois analise com qual deles você se parece.
Se seus alunos fossem falar sobre você hoje e no futuro, como eles o descreveriam? Qual o legado que você espera deixar como educador e como pessoa? Você foi um estudante feliz? Seus alunos se sentem felizes com você? Vamos tentar responder juntos a estas e outras perguntas.
Público alvo : Educadores.
ESCOLA E FAMÍLIA, SEM ESSA PARCERIA, SEU FILHO NÃO VAI AVANÇAR
Em ambos os lados dessa relação, família e escola, há mais conflito, ruído e desentendimento do que parceria.
A família, apesar dos conflitos pelos quais passa, recebe e forma o indivíduo em toda a sua história de vida pessoal. É no contexto familiar que a criança adquire suas primeiras experiências educativas e aprende a se harmonizar nos diferentes ambientes.
É muito fácil para a escola e/ou educador culpar apenas os pais por tal dificuldade. Afinal, eles têm falhado feio na educação de seus filhos.
No entanto, para encontrar respostas, não devemos nos concentrar nos culpados, mas nas soluções que só podem vir de uma parceria, sem a qual nunca avançaremos o quanto podemos e, sobretudo, o quanto necessitamos.
Além disso, o educador e a escola precisam analisar suas responsabilidades por tal dificuldade, não para se culpar; porém, para se responsabilizar, conscientemente, pelas mudanças necessárias.
Público alvo: pais, educadores e alunos com mais de de 15 anos de idade.
O USO DAS REDES SOCIAIS E SEUS EFEITOS NA ESCOLA E NA FAMÍLIA
Temos hoje mais de 2 bilhões de usuários de mídias sociais ativos no mundo, e esse contingente só cresce. Isto significa dizer que os efeitos desse novo meio de comunicação social sobre nosso modo de vida e sobre a educação são inevitáveis. Logo, não é algo a ser combatido, mas compreendido.
Se, num primeiro momento, facilmente vemos os problemas que essas redes acarretam, por outro lado, já que vieram para ficar, precisamos desenvolver meios de utilizá-las como instrumento.
Esta palestra visa a discutir e propor soluções para a escola, pais, professores e alunos acerca das redes sociais.
Público alvo: pais, educadores e alunos com mais de de 15 anos de idade.
TEMAS POLÊMICOS: COMO ABORDÁ-LOS NA ESCOLA
Uma controvérsia (do latim, controversia) é uma discussão, disputa ou polêmica referente a uma ação, proposta ou questão sobre a qual muitos divergem (HOUAISS, 2004).
As controvérsias podem variar em intensidade, indo desde disputas privadas até desentendimentos em larga escala entre grupos na sociedade.
Áreas perenes de controvérsia incluem religião, sexualidade, valores, moral, política, temas complexos de serem abordados diretamente em sala de aula, sobretudo quando percebe-se seu potencial
conflitivo.
Como não ignorá-los ou fugir deles,
mas abordá-los de forma instigante
e educativa em sala de aula?
São estas as questões tratadas na palestra.
Público alvo: educadores e alunos com mais de 15 anos de idade.
EDUCAÇÃO É LUGAR DE SAÚDE, NÃO DE DOENÇA
O trabalho tem um papel central na vida das pessoas, podendo contribuir tanto para a melhoria da qualidade de vida quanto para o desenvolvimento de doenças.
Hoje, vemos muito frequentemente que o professor está doente. Excesso de trabalho, indisciplina em sala de aula, salário baixo,
pressão da direção, violência, demandas de pais de alunos, bombardeio de informações,
desgaste físico e, principalmente, a falta de reconhecimento de sua atividade são algumas das causas de estresse, ansiedade e depressão que vêm acometendo os docentes brasileiros
(Revista Educação, 2007).
Entretanto, quando se constata a existência do sofrimento de um trabalhador em relação ao seu ofício, não há uma imediata tradução deste sofrimento em nosografia psiquiátrica. O foco tem de ser nas soluções, nas muitas formas como podemos não ser vítimas de um processo que tem nossa participação.
Público alvo: educadores.
SE AMANDO COMO EDUCADOR: IMPORTÂNCIA DA AUTOESTIMA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS E NA QUALIDADE DE VIDA
Somos o resultado das expectativas que temos de nós mesmos e do quanto acreditamos em nosso potencial. Muitos professores têm excelente formação, compromisso profissional, didática impecável, mas não conseguem bons resultados em sala de aula por não acreditarem em si como seres humanos. São pessoas com autoestima rebaixada e que comprometem sua vida pessoal e profissional numa crença infundada de que não são bons, não merecem a felicidade e se acostumaram com uma vida amarga. Por isso mesmo, sua competência técnica não se reverte em resultados, pois os alunos, como seres humanos que são, terminam por desacreditar do professor, tanto quanto ele desacredita de si mesmo.
Daí advém a importância do amor próprio na construção de um ser humano saudável e de um profissional capaz.
Público alvo: educadores.
A ARTE DE ENSINAR GERENCIANDO AFETIVIDADES
A educação em si tem vários aspectos, entre os quais podemos destacar a relação professor-aluno e seu viés afetivo, muitas vezes ignorado. Hoje, várias pesquisas evidenciam o caráter afetivo dessa relação, bem como o fato de que isto está associado à aprendizagem. O objetivo desta palestra é refletir mais detidamente na construção e manejo de afetos na relação professor-aluno, ressaltando o quanto ignorar essa relação pode trazer prejuízos.
A postura do professor em sala de aula tem implicações sobre a experiência de aprendizagem dos alunos, seja negativa ou positiva. Assim, quando os professores e alunos contribuem para uma relação afetiva positiva, isto culmina em uma experiência de aprendizagem favorável para ambos.
Público alvo: educadores.
AUTOESTIMA E APRENDIZADO: O PROFESSOR COMO AGENTE DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DO EDUCANDO
Pessoas com baixa autoestima têm dificuldade de avaliar honestamente seus pontos fortes e fracos e, muitas vezes, têm uma impressão negativa e irrealista de si mesmas, ao passo que dão ênfase às opiniões negativas, comprometendo todo o seu desenvolvimento como pessoa.
Além disso, pessoas assim se sentem incompetentes em áreas que consideram importantes. Pessoas com baixa autoestima tendem a ser pessimistas, o que se reflete de forma muito clara no processo de aprendizagem, pois alunos assim duvidam de sua capacidade de aprender e dificultam o trabalho do educador.
Daí a importância de trabalhar a autoestima do aluno, pois terá efeito direto em seu aprendizado e rendimento.
Público alvo: educadores.
CRISE MORAL E BULLYING: COMO ENFRENTAR E RESOLVER
Enquanto na superfície o bullying pode parecer simplesmente a ação de um “agressor” (ou agressores) perpetradas contra um indivíduo (ou indivíduos), em um determinado nível mais profundo, revela uma descaracterização moral daquele que, achando-se potente e acima da lei, age de forma claramente contrária aos valores de convivência minimamente respeitável, evidenciando, na grande maioria dos casos, uma deseducação moral que é confirmada quando a família do autor do bullying é chamada para conversar com a escola.
A cultura bullying pode se desenvolver em qualquer contexto no qual seres humanos interagem uns com os outros. Isto inclui a escola, a família , o local de trabalho, o lar, o bairro.
Muito comumente, o praticante de bullying foi vítima na própria família, sendo apenas um reprodutor de um modelo de comportamento familiar danoso.
Público alvo: pais, educadores e alunos com mais de de 15 anos de idade.
ESPIRITUALIDADE NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO DE VALORES
O ambiente educacional, envolvendo professores, alunos e todos os que fazem a escola, em nossos dias, oferece poucas oportunidades para seus participantes saciarem a sede profunda de significado e completude que todos buscamos. Tentativas equivocadas ou inconscientes são feitas pelos alunos para atingir algum sentido de realização que não raro resultam em diferentes graus de comportamento viciante, bem como em toda sorte de atividade compulsiva ou imprudente, abuso de drogas e sexualidade irresponsável, numa tentativa de escapar da dor provocada pelo vazio interior. Na sala de
aula, tal sentimento pode se manifestar sob a forma de falta de interesse, de autoestima, de compaixão, de autodisciplina e de harmonia nas relações
com os colegas e professores.
A espiritualidade na educação busca aquecer o coração e despertar o espírito de cada aluno. Apresenta o conhecimento dentro de contextos culturais e temporais, ao invés de fatos a serem memorizados ou dogmas a serem seguidos. Enfatiza a inter-relação e interconectividade, na medida em que desafia os alunos a encontrarem o seu próprio lugar no espaço e no tempo, para alcançar as mais altas aspirações do espírito humano.
LIMITES NA EDUCAÇÃO: UMA PROVA DE AMOR
Personalidade é a soma total das maneiras pelas quais um indivíduo reage e interage com os outros. Ela é geralmente definida como os padrões profundamente arraigados e relativamente duradouros de pensamento, sentimento e comportamento.
A personalidade é a soma total de traços psicológicos do indivíduo, características, motivações, hábitos, atitudes e crenças que vão determinar o modo como esse indivíduo vai agir no futuro, sobretudo com relação à assimilação das normas e condutas sociais e da obediência à Lei.
Público alvo: para pais e mães.
Esta palestra é útil tanto no contexto escolar como organizacional
QUAL O PAPEL DO PAI NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS?
Quais são os novos papéis dessa figura que, durante muito tempo, ocupou um papel secundário na educação dos filhos?
Os papéis familiares continuam a mudar. Estudos mostram que cerca de dois terços das mães de crianças pequenas têm emprego fora.
Como o conflito entre a carreira e a família continua, o cuidado da criança por parte do pai é especialmente necessário em uma família em que pai e mãe trabalham. Cabe aos pais, hoje em dia, não apenas o papel de “chefe de família”. O pai ,hoje, tem de dedicar mais tempo ao cuidado com os filhos. Ele está preparado para isso? Como participar ? É o que vamos descobrir nesta palestra.
Público alvo: especialmente para pais.
Uma palestre feita sobre medida para ser ministrada durante o mês de agosto, mês em que se comemora o dia dos pais.
QUE EDUCAÇÃO VOCÊ ESTÁ DANDO PARA SEUS FILHOS?
Os pais servem de modelo não só por meio de interações diretas com seus filhos, mas através dos exemplos que estabeleceram com a sua atitude e comportamento no seio da família e no mundo exterior. Ao abordar as suas preocupações, compartilhando suas vidas, e mantendo uma perspectiva construtiva, os pais podem contribuir para o crescimento e desenvolvimento pessoal de seus filhos.
Os modelos são, muitas vezes, objeto de admiração e emulação. Através de suas qualidades pessoais e realizações, os pais podem inspirar seus filhos, com a sua presença e interação regular, ao mesmo tempo em que servem como modelos consistentes na evolução emocional de seus filhos.
Mas, se é inquestionável que pais e mães inspiram, não é certo que o fazem sempre de forma positiva. Seus defeitos, vícios, medos e desequilíbrios também servem de modelo para seus filhos. Ou seja, para o bem ou para o mal, seu filho irá copiá-lo.
.Público alvo: pais e mães.
Esta palestra tanto se aplica a realidade escolar como organizacional.
SER MULHER, MÃE, TRABALHADORA E ESPOSA. É POSSÍVEL MANTER TODOS ESSES PAPÉIS?
Um problema que muitas mulheres comumente enfrentam diz respeito a conciliar vida afetiva, sexual, maternal e profissional.
Depois de um dia exaustivo de trabalho, elas chegam em casa e ficam
tão ocupadas quanto antes, especialmente quando têm filhos.
Conciliar tudo isso exige deixar de lado o mito de mãe heroína, da amante poderosa, da mãe infalível e da trabalhadora exemplar, pois é um fardo insuportável.
Mas isto não quer dizer que não se possa conciliar esses papéis de forma mais harmônica e salutar.
Público alvo: mulheres no mundo do trabalho.
É POSSÍVEL CONVIVER COM OS COLEGAS DE TRABALHO SEM VONTADE DE MATÁ-LAS?
Qual o custo pessoal e profissional dos conflitos no trabalho? Os conflitos, para alguns, podem até incentivar a equipe a encontrar soluções melhores e mais criativas para os problemas, enquanto para outros termina por retardar a equipe, deixando os resultados aquém do desejável, quando não redundam em desempenho medíocre, na melhor das hipóteses.
O acúmulo de conflitos não resolvidos tem um efeito negativo sobre a produtividade, a boa tomada de decisão, bem como a retenção de talentos. No serviço público, o funcionário troca de setor ou faz outro concurso. Muitos dos conflitos envolvem desacordos sobre questões relacionadas à tarefa, a membros da equipe. O objetivo deste seminário é lidar com os conflitos pessoais entre os membros e suas consequências na vida de cada um.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
AS NOVAS EXIGÊNCIAS E PAPEIS DO LÍDER: NA REALIDADE CONTEMPORÂNEA
A dinâmica das sociedades sempre muda e, com ela, os papéis que ocupamos no cotidiano das organizações.
O líder tem uma profunda importância na gestão de pessoas, na capacitação do capital
humano, objetivando reter talentos, despertar a maturidade no indivíduo.
A má gestão da liderança acarreta insucesso dos objetivos, a falha no alcance das metas e, consequentemente, o fracasso da equipe.
Existe atualmente uma nova tônica no papel do líder. Ele deve ser proativo, inspirador e competente, enfatizando as vantagens do trabalho em equipe, incentivando a integração entre os membros do grupo como forma de promover e alcançar metas e resultados. Para tanto, nos dias de hoje, a liderança tem de ser objetiva e assertiva na relação com os liderados. O bom clima
no trabalho e funcionários satisfeitos implicará positivamente os resultados da organização.
Público alvo: líderes e gestores.
TEMAS POLÊMICOS: COMO ABORDÁ-LOS NA EMPRESA
Uma controvérsia (do latim controversia) é uma discussão, disputa ou polêmica referente a uma ação, proposta ou questão sobre a qual muitos divergem. (HOUAISS, 2004).
As controvérsias podem variar em intensidade, indo desde disputas privadas até desentendimentos em larga escala entre grupos na sociedade.
Áreas perenes de controvérsia incluem religião, sexualidade, valores, moral, política, temas complexos de serem abordados diretamente no ambiente corporativo, sobretudo quando percebe-se o potencial conflitivo de tais temas.
Como não ignorá-los, fugir deles,
mas abordá-los de forma instigante
e verdadeira na empresa?
São essas as questões abordadas na palestra.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
LÍDER SERVIDOR: REALIDADE GERENCIAL OU MARKETING EMPRESARIAL?
A filosofia e as práticas de liderança servidora se expressam de muitas formas e são aplicadas em muitos contextos.
Liderança servidora é uma filosofia e um conjunto de práticas que enriquece as vidas dos indivíduos, constrói melhores organizações e, finalmente, cria um mundo mais justo e solidário.
O líder servidor não abre mão do papel de líder, mas, em sua prática, ele serve primeiro e lidera depois. Essa pessoa é nitidamente diferente de alguém que é líder em primeiro lugar. O que tem foco em liderar objetiva tão somente o exercício e acúmulo de poder. As duas posturas, servir e liderar, são dois tipos extremos. Entre eles, há matizes e misturas que fazem parte da infinita variedade da natureza humana.
O quanto isto é, de fato, aplicável ao cotidiano das empresas? Tal discussão é o objetivo desta palestra.
Público alvo: líderes e gestores.
ÉTICA, CIDADANIA E PROFISSIONALISMO: TRÊS ELEMENTOS DA COMPETÊNCIA
Ética e cidadania são dois conceitos fundamentais à sociedade humana. Ética e cidadania estão relacionadas às atitudes dos indivíduos e à forma como estes interagem uns com os outros.
Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois, desta forma, o indivíduo pode cumprir os seus direitos políticos.
O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo, porque está sempre em construção, já que, cada vez mais, a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais.
A ética e a moral exercem uma grande influência na cidadania, pois dizem respeito à conduta do ser humano. Um país com fortes bases éticas e morais apresenta uma forte cidadania.
Como resultado, temos um cidadão competente eticamente, o que o habilita a capacitar-se tecnicamente para exercer a excelência e profissionalismo no mundo do trabalho.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
Quando realizada apenas para lideres, se explora a particularidades da liderança ética.
VESTINDO A CAMISA E CONQUISTANDO ESPAÇOS
Atualmente, as empresas esperam ter, em seu quadro de funcionários, pessoas realmente comprometidas com sua filosofia, seus objetivos. Por isso, a expressão “vestir a camisa” nunca foi tão atual. Diante de tanta pressão por parte da concorrência e obstáculos a vencer, poder contar com o apoio de seus profissionais torna-se fundamental para a empresa. Mas, por parte do funcionário, nem sempre é simples adotar esta postura.
Por que, no Brasil, as empresas são consideradas como inimigas dos funcionários? Como esse sentimento equivocado dificulta a adesão dos colaboradores às necessidades da empresa/instituição? Como superar tal conjuntura é o foco principal desta palestra, que irá analisar os conceitos e práticas equivocadas dos funcionários em relação às empresas e ao trabalho na cultura brasileira.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
SUPERANDO MEDOS E VENCENDO OBSTÁCULOS
Você já esteve com tanto medo de fracassar em algo que decidiu não experimentá-lo em tudo? Ou será que o medo do fracasso significa que, inconscientemente, você minou seus próprios esforços para evitar a possibilidade de um fracasso maior?
Muitos de nós provavelmente já experimentou isso em um momento ou outro. O medo de fracassar pode ser paralisante- levando-nos a não fazer nada, e, portanto, resistir a avançar. Mas, quando nós permitimos o medo brecar o nosso progresso na vida, é provável que percamos algumas grandes oportunidades ao longo do caminho.
Nesta palestra, vamos examinar o medo do fracasso: o que significa, o que ele faz e como superá-lo para desfrutar o verdadeiro sucesso no trabalho e na vida.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
COMO É TÓXICO RECLAMAR SEMPRE
“Você está hoje onde seus pensamentos o trouxeram e estará amanhã onde seus pensamentos o levarem”.
Esta afirmação de James Allen nos diz muito sobre o quanto o mundo mental determina nossa vida exterior.
Vivemos numa cultura que nos incentiva e intoxica com reclamações compulsivas e automáticas. Recheamos nossas conversas de elevador com reclamações: “como tá quente”; “como tá frio”, “viu que trânsito infernal?”. Uma espécie de senha discursiva que contamina, adoece, intoxica.
Reclamar do trabalho, então, é um esporte nacional que nos desmotiva radicalmente. Quando reclamamos, deixamos de ver o que está dando certo e focamos apenas no que está dando errado. Talvez por isso, no livro I Coríntios 10:10, Paulo afirma que a murmuração denuncia um ingrato.
Esta palestra tem como objetivo refletir sobre os efeitos tóxicos das reclamações e sobre os modos de sair desse condicionamento patológico que aprisiona muitas pessoas. Nela, evidencio que reclamar, longe de ser uma alerta para corrigir erros, é um foco exagerado e paralisante nos problemas, sem apontamento de soluções.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
O SUCESSO (SEM CULPA) SÓ É POSSÍVEL COM COMPETÊNCIA ÉTICA
Comumente, algumas pessoas alcançam sucesso profissional, mas não conseguem, no entanto, uma vida pessoal e íntima satisfatória. Mandam, são chefes, ganham bem, mas não são felizes. Um traço comum entre essas pessoas chama a atenção: há uma incongruência entre seus valores pessoais e suas práticas profissionais, gerando uma angústia interna que, cedo ou tarde, terminará comprometendo o seu desempenho profissional.
Está cada dia mais clara a necessidade de conciliar ambição pessoal com valores pessoais. Embora possa parecer que as palavras “ambição” e “valores” sejam antagônicas, esta é uma típica crença limitante que precisa ser superada.
Sim! É possível alcançar o sucesso profissional sem comprometer os valores pessoais.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização
.
COMO LIDAR COM A INVEJA, O CIÚME E MEDO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Inveja e ciúme são emoções difíceis que surgem em circunstâncias estressantes, mas elas mesmas causam muito estresse.
Ambos são, basicamente, os pensamentos que provocam sentimentos negativos. Assim, eles devem ser examinados e desconstruídos cognitivamente, já que não se dissiparão com o passar do tempo.
Inveja e ciúme são extremamente desconfortáveis, com base em experiências negativas, como insegurança, baixa autoestima, sentimentos de inferioridade, solidão, desconfiança, medo da perda, desconfiança, má vontade, ressentimento, amargura ou raiva, muitas vezes acompanhada de vergonha e culpa.
Para se livrar da inveja e ciúme, você pode simplesmente decidir suprimir todas as comparações com os outros. Obviamente, a melhor solução em longo prazo é de melhorar a sua vida diretamente. Hábitos de pensamento: ciúmes são apenas isto, hábitos, e podem ser alterados com a atenção constante.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
DRAMAS E ANGÚSTIAS DA EMPRESA FAMILIAR: SUPERANDO OBSTÁCULOS
O que deu certo para você, pode não funcionar para seu filho. Um dos erros mais comuns na vida das pessoas é acreditar que as formas e métodos que deram certo no passado vão responder a questões do presente e do futuro. Vivemos num mundo onde há um entrelaçamento tão intrínseco de culturas, pessoas e economias que não há como fechar os olhos para as mudanças que surgem e surgirão cada vez mais frenéticas dessa simbiose.
Charles Darwin deixou bem claro em seus estudos que o vencedor da seleção das espécies não foi o mais forte, e sim o mais adaptável, ou seja, o que tinha uma disposição para acompanhar as mudanças externas que se processavam na natureza, postura exigida pelo líder contemporâneo. Essa verdade é mais forte para o proprietário de um pequeno negócio familiar que almeja profissionalizar sua gestão, tornando-se, assim, de fato, um empreendedor.
Público alvo: empresas familiares e pessoas que atuam no nível gerencial..
VOCÊ ESTÁ CRIANDO HERDEIROS OU EDUCANDO SUCESSORES PARA ADMINISTRAR A EMPRESA DA FAMÍLIA?
Quantas histórias você conhece de famílias que, após a morte dos pais e fundadores da empresa, os filhos espoliaram os negócios ou os levaram à falência? Você sabe por que isto acontece?
Educar um sucessor é diferente de criar um herdeiro, e muitos não sabem disso.
No mundo complexo de hoje, não basta herdar uma grade fortuna. É preciso competência para administrá-la. O herdeiro espera apenas poder pegar a sua parte da herança; o sucessor sente o dever de continuar e fazer crescer a história empresarial da família.
Esta palestra versa sobre os erros mais comuns cometidos na educação dos filhos referentes aos negócios da família, para que se possa transformar um herdeiro em um sucessor.
Público alvo: empresas familiares e pessoas que atuam no nível gerencial..
ESPIRITUALIDADE NO TRABALHO: MUDANDO A FORMA DE ESTAR NO MUNDO
O mundo em nossos dias oferece poucas oportunidades para que possamos saciar nossa sede profunda de significado e completude. Fazemos tentativas equivocadas ou inconscientes para atingir algum sentido de realização, muitas vezes resultando em diferentes graus de comportamento viciante, bem como em toda sorte de atividades compulsivas imprudentes, que são, muitas vezes, uma tentativa de escapar da dor provocada pelo vazio interior. No trabalho, tal sentimento pode se
manifestar sob a forma de baixa produtividade, falta de autoestima, de compaixão, de autodisciplina e de harmonia na relações com os colegas. .
A espiritualidade no trabalho busca aquecer o coração e despertar o espírito de cada um. Apresenta o conhecimento dentro de contextos culturais e temporais, ao invés de fatos a serem memorizados ou dogmas a serem seguidos. Enfatiza a inter-relação e interconectividade, na medida em que desafia o profissional a encontrar o seu próprio lugar no espaço e no tempo, para alcançar as mais altas aspirações do espírito humano.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
AUTO-SABOTAGEM: O QUE FAZER PARA NÃO SE DESTRUIR?
As pessoas raramente sabem o significado de sabotar a si mesmas, visto que não se trata de uma decisão consciente para estragar tudo. Podemos ficar nos perguntando: “ Por que eu fiz isso? ” , sem encontrar uma resposta clara, pois muitas de nossas motivações emocionais permanecem inconscientes.
Isto explica por que alguém grita com seu professor ao ser reprovado ou
deixa de ter contato com um amigo que estava prestes a oferecer-lhe um ótimo trabalho.
Pergunte a si mesmo: “O que eu fiz lá?” e “O que estava me guiando?“. Foi o medo, o rancor, a necessidade de estar no controle? Ou foi a necessidade de excitação através do conflito? Ou mesmo o desejo de atenção através da simpatia? De ser aceito?
Para vencer na vida, temos de vencer a nós mesmos e, para isso, parar de nos auto-sabotar.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
HÁ MOTIVOS PARA SE MOTIVAR NO TRABALHO?
O mundo está passando por profundas transformações nas esferas política, econômica, social e humana. A globalização alcança praticamente todos os países e tem causado mudanças importantes nas relações sociais, nas quais se incluem as transformações na força de trabalho e na reorganização do mercado mundial, atingindo e influenciando as organizações, tanto públicas quanto privadas. Esta nova ordem mundial “afeta praticamente a todos, de uma ou outra maneira, positiva ou negativamente”.
Os efeitos da falta de motivação no trabalho, provocada por um conjunto de políticas geradoras de incerteza e insegurança, podem acarretar graves problemas, tanto para as organizações quanto para as pesso.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
O BRASIL E O NOVO CENÁRIO CORPORATIVO
Esta palestra é sempre abordada revelando os temas mais palpitantes da economia, da política e gestão nos últimos dois meses.
Um dos erros mais comuns na administração é acreditar que as formas e métodos que deram certo no passado vão responder às questões do presente e do futuro. Vivemos num mundo onde há um entrelaçamento tão intrínseco de culturas, pessoas e economias que não há como fechar os olhos para as mudanças que surgem e surgirão cada vez mais frenéticas como resultado dessa simbiose. Charles Darwin deixou bem claro em seus estudos que o vencedor da seleção das espécies não foi o mais forte, e sim o mais adaptável, ou seja, o que tinha uma disposição para acompanhar as mudanças externas que se processavam na natureza, postura exigida pelo líder contemporâneo. Se as organizações se permitirem apenas olhar através de uma lente diferente, vão enxergar muitas oportunidades de crescimento para elas mesmas e seus colaboradores.
Público alvo: lideres e gerentes.
PENSANDO FORA DA CAIXA: AS ESTRATÉGIAS MENTAIS PARA CRIAR O NOVO
A filosofia de uma instituição é construída sobre um rico legado de governança. Muitos de seus pressupostos já existiam antes mesmo de serem determinados pela legislação, mostrando que a organização em questão esteve na vanguarda de seu tempo. Mas, as organizações são feitas de pessoas, de modo que sempre serão elas que capitaneiam essa visão de futuro.
É imprescindível manter sempre o caráter essencial de uma corporação em torno de valores baseados na transparência, integridade, profissionalismo e responsabilidade, num movimento em que todos se esforçam para melhorar estes aspectos, o que permite converter oportunidades em realizações, através da capacitação e motivação adequada, promovendo um crescimento saudável ao desenvolvimento de recursos humanos.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
Especialmente lideres e gerentes.
VENDER É UMA ARTE! COMPRAR É UMA NECESSIDADE
Um processo de vendas de sucesso começa por olhar e ouvir o cliente com todo o foco que ele necessita, percebendo o que ele quer, ao invés de focar apenas no que você está tentando vender ou na meta do mês. Isto permite que você personalize a maneira como apresentar seu produto ou serviço para corresponder as necessidades individuais de cada cliente.
Este tipo de “solução de venda” é uma técnica muito mais poderosa do que simplesmente tagarelar um discurso padrão, repetido como mecanicamente, tal qual um operador de call center, para toda pessoa que entra no seu negócio.
Sua mensagem de vendas pode destacar exatamente como seu produto se adapta ao seu cliente, enfatizando os pontos que você tem como vantagem competitiva. Ao mesmo tempo, quanto mais você souber sobre as motivações do seu cliente, mais você poderá mostrar o quanto seu produto é o que ele necessita.
Público alvo: vendedores e qualquer pessoa que tenha que atingir metas.
EU ME AMO, NÃO POSSO MAIS VIVER SEM MIM
Autoestima é um termo em psicologia para refletir a avaliação global de uma pessoa. Engloba crenças (por exemplo: “Eu sou competente”, “Eu sou digno”) e emoções como o triunfo, desespero, orgulho e vergonha. Os primeiros pesquisadores consideraram o autoconceito como um constructo descritivo, como “Eu sou um atleta”. Como uma construção social psicológica, a autoestima é atraente porque os pesquisadores a têm conceituado como um preditor influente de resultados relevantes, tais como rendimento escolar e disposição para exercitar-se. Além disso, a autoestima também tem sido tratada como um resultado importante devido à sua estreita relação com o bem-estar psicológico. Mas, comumente, a maioria das pessoas tem dificuldade de gostar de si mesmas e de construir uma autoestima positiva, e é exatamente sobre isto que versa a palestra.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
POR QUE TODOS PODEM E SÓ ALGUNS ALCANÇAM O SUCESSO?
Por que algumas pessoas são tão bem sucedidos na vida? Quais fatores no sucesso estão sob nosso controle mais pessoal?
As pessoas de sucesso pode ser inteligente. Ou ter tido educações socialmente bem conectados. Ou seja naturalmente enérgico e aberta e positiva .
Mas, a verdade é que a maioria dos fatores que tornam algúem capaz de alcançar o sucesso estão sob nosso controle, e não em nossa herança genética.
A moria de nós, no entanto, prefere atribuir ao nascimento, o tipo de educação que teve, o lugar onde nasceu, a família que tem, o motivo pelo qual não vai mais longe.
Somente quando saímos dessa visão infantil é que podemos nos responsabilisar e assumir a trama de nossa existência, fazendo uma mudança no reoteiro, dirigindo a própria vida até a cena final, com sentimento de dever cumprido.
Convido você nesta palestra a repensar o passado, mudar as atitudes presentes e construir um novo futuro. Sim, você pode!
Público alvo: para todas as pessoas, em qualquer ambiente, seja escolar, organizacional, sindical, terceiro setor.
USAR MÁSCARA NÃO AJUDA. SEJA VOCÊ MESMO NA HORA DE LIDERAR
Autenticidade é um dos traços de liderança mais importantes e admirados, no entanto parece estar em falta. O que você vê não é, na maioria das vezes, o que você descobre depois. O uso de máscaras se tornou um símbolo no século 17. Foi o acessório chave em um baile de máscaras; que fez todos terem seus rostos cobertos, permitindo assim que os participantes ser quem assumissem qualquer papel, apenas por uma noite. Ele encarna ilusão e engano. Hoje, as máscaras sociais voltam com força no século 21 na esfera de Liderança. São três as principais razões pelas quais os líderes usam máscaras: para
ocultar sua verdadeira identidade, para esconder inseguranças e para assumir uma nova persona que eles sentem como necessária para o sucesso. No entanto, usando máscaras o líder termina por minar a confiança e eficácia de sua liderança. Autenticidade se tornou um ativo profissional, pois o tempo que se perde em fingir e manter um personagem, você ganha em agir e influenciar com seu jeito único de ser, as pessoas sob sua liderança.
Público alvo: líderes.
PROCURANDO O SEGREDO PARA O SUCESSO? ENTÃO OLHE NO ESPELHO
Delegar aos outros, ao destino ou à sorte é a forma mais ineficaz de construir o sucesso pessoal. Como o próprio nome revela uma obviedade, ele é pessoal e intransferível. Por isso, se sua vida ou carreira não estão como você gostaria, saiba que elas estão assim por sua causa e somente você pode mudar isto. Para tanto, primeiramente, assuma responsabilidade por sua própria vida. Não se culpe nem se justifique, apenas se transforme e transforme sua vida naquela que você sonha.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
O QUE VOCÊ FAZ HOJE LHE LEVA ONDE VOCÊ QUER CHEGAR AMANHÃ?
Você já tem resposta para essa pergunta, pois ela é a chave para planejar a própria vida e a carreira profissional. Somos, hoje, o resultado do que fizemos ontem, de modo que, consequentemente, seremos amanhã o resultado do que estamos fazendo hoje. Sendo assim, pergunte-se se você está construindo, com suas ações e pensamentos atuais, o caminho que o levará ao futuro que deseja.
Muitas pessoas sonham muito, mas realizam pouco e não sabem o motivo. Existe um conjunto de crenças limitantes que nos impedem de ser e alcançar tudo o que desejamos. Assim, a primeira etapa a ser vencida para o crescimento são nossos medos inconscientes e falsas crenças de que não somos capazes de realizar ou de fazer acontecer.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
HÁ MOTIVOS PARA SE MOTIVAR NO TRABALHO?
Tratando do tema da motivação focada no serviço público.
O mundo está passando por profundas transformações nas esferas política, econômica, social e humana. A globalização alcança praticamente todos os países e tem causado mudanças importantes nas relações sociais, nas quais se incluem as transformações na força de trabalho e na reorganização do mercado mundial, atingindo e influenciando as organizações, tanto públicas quanto privadas. Esta nova ordem mundial “afeta praticamente a todos, de uma ou outra maneira, positiva ou negativamente”.
Os efeitos da falta de motivação no trabalho, provocada por um conjunto de políticas geradoras de incerteza e insegurança, podem gerar graves problemas tanto para as organizações quanto para as pessoas.
Neste contexto, há uma demanda social pela requalificação do serviço público como ordem do dia, exigindo o repensar das práticas administrativas.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
COMO RESPEITAR AS DIFERENÇAS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Assédio moral não é apenas passar uma cantada chula em alguém que está abaixo na hierarquia, utilizando-se dessa suposta superioridade para intimidar e se impor.
Assédio moral também é tratar de forma desrespeitosa as diversas formas de ser, crer, viver , e se expressar sexualmente. Num mundo cada vez mais plural, é necessário saber conviver e conjugar esforços em meio às diferenças que marcam o gênero humano.
Hoje, um grande desafio na convivência está na incapacidade que muitos têm de respeitar as diferenças das pessoas. Lembrando ainda que as pesquisas sobre performance de grupo evidenciam que quanto mais diverso e plural o grupo, mas competência ele acumula com a contribuição de cada um.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização, (inclusive ambiente escolar e serviço público).
MÁGOA E FRACASSO, PERDÃO E SUCESSO: UM RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO
O perdão é a experiência de encontrar a paz interior. É uma das tarefas mais difíceis, pois, quando estamos feridos, nossa primeira reação é, geralmente, a busca por vingança. A vingança pode proporcionar satisfação temporária, mas não raro a satisfação é substituída pela culpa, tristeza e remorso.
O perdão ilumina o coração e o espírito de forma grandiosa, que nenhuma satisfação advinda da vingança pode superar. Precisamos perdoar a nós mesmos para poder perdoar os demais. As pessoas com as quais mais convivemos exigem de nós, diariamente, o exercício do perdão, como é o caso de nossos familiares e companheiros de trabalho.
No mundo corporativo, fica cada vez mais evidente o quanto as mágoas afetam o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, sua eficácia profissional. Por isso, muitas instituições e empresas estão abrindo um diálogo franco visando ao enfrentamento da mágoa para permitir o perdão vir à tona.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização, (inclusive ambiente escolar e serviço público).
APRENDENDO COM AS DERROTAS E CRESCENDO NAS ADVERSIDADES
Nunca é fácil admitir que se cometeu um erro, mas é um passo crucial para aprender, crescer e melhorar a si mesmo. Essa palestra visa a discutir os tipos mais comuns de erros, como reconhecê-los e como aprender com eles.
A maneira mais equivocada de conviver com o erro é culpar outras pessoas (ou o próprio universo), pois tal atitude nos distancia de qualquer possível lição. Mas, se você corajosamente se levantar e disser honestamente “Este é o meu erro e eu sou o responsável”, as possibilidades de aprendizagem se moverão em sua direção. A admissão de um erro, mesmo que apenas em particular, torna a aprendizagem possível, movendo o foco da atribuição da culpa para a compreensão. As pessoas sábias admitem seus erros facilmente, pois sabem o quanto se aceleram, depois de tal compreensão, o progresso e o desenvolvimento pessoal.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização, (inclusive ambiente escolar e serviço público).
A ARTE DE AMADURECER: A CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Num mundo que prega a juventude como sendo a melhor época da vida, amadurecer virou pecado mortal. Todavia, depois de passada a euforia do forever young (para sempre jovem), pesquisas e mais pesquisas provam, a cada dia, o valor inestimável e agora calculável da maturidade.
Profissionais maduros demoram a decidir mais que os jovens. Em contrapartida, erram muito menos em suas decisões, o que termina sendo mais
vantajoso para a empresa.
Num mercado em que a mão-de-obra fica cada vez mais escassa, manter ou até mesmo trazer de volta profissionais experientes tem se mostrado uma decisão acertada.
Além disso, fica patente o quanto uma equipe com várias faixas geracionais, como as das Gerações Baby Boomer, X, Y e Z, com características específicas e complentares, criam um ciclo virtuoso de eficiência.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização, (inclusive ambiente escolar e serviço público).
CUIDAR-SE PARA CUIDAR: DESENVOLVIMENTO PESSOAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
O profissional de saúde é um cuidador por excelência, e tal tarefa pode ser estressante, contribuindo para o desenvolvimento de vários transtornos, inclusive a depressão. Estudos mostram um número cada vez maior de relatos da piora no estado de saúde desses profissionais, especialmente dos que trabalham em saúde pública.
Daí a importância de se discutir e repensar novas formas de enfrentar o encargo da prestação de cuidados. Médicos(as), enfermeiros(as), outros(as) profissionais de saúde e as pessoas envolvidas no cuidado precisam estar atentas para o quanto a tarefa pode estar afetando sua saúde e bem-estar, pois pode-se chegar a um ponto em que o profissional saia da condição de cuidador para a de paciente a ser cuidado, caso seja negligenciado
o cuidado consigo mesmo.
Público alvo: palestra especialmente feita para profissionais de saúde (médico, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, etc.).
APRENDENDO A MUDAR, QUEBRAR VELHOS MODELOS PARA INOVAR
A filosofia de uma instituição é construída sobre um rico legado de governança. Muitos de seus pressupostos já existiam antes mesmo de serem determinados pela legislação, mostrando que a organização em questão esteve na vanguarda de seu tempo. Mas, as organizações são feitas de pessoas, de modo que sempre serão elas que capitaneiam essa visão de futuro.
É crucial manter sempre o caráter essencial de uma corporação em torno de valores baseados na transparência, integridade, profissionalismo e responsabilidade, num movimento em que todos se esforçam para melhorar estes aspectos, o que permite converter oportunidades em realizações, através da capacitação e motivação adequada, promovendo um crescimento saudável ao desenvolvimento de recursos humanos.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização, (inclusive ambiente escolar e serviço público).
ASSÉDIO MORAL: MITOS E VERDADES DE UMA CHAGA A SER COMBATIDA
O assédio moral no local de trabalho não afeta apenas as pessoas individualmente, mas também as organizações na sua capacidade de operar. Apesar disso, várias pesquisas indicam que, longe de ser reprimido, o assédio moral no trabalho está aumentando. Estas mesmas pesquisas apontam que tal comportamento tem o potencial de reduzir o desempenho de suas vítimas pela metade e de outros funcionários em até 33%, acarretando, assim, prejuízos de todas as ordens, tanto no campo afetivo e profissional dos indivíduos como no desenvolvimento da própria organização, que não pode mais silenciar, já que também é vítima desse comportamento.
Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização, (inclusive ambiente escolar e serviço público).
HÁ MOTIVOS PARA SE MOTIVAR NO SERVIÇO PÚBLICO?
Tratando do tema da motivação focada no serviço público.
O mundo está passando por profundas transformações nas esferas política, econômica, social e humana. A globalização alcança praticamente todos os países e tem causado mudanças importantes nas relações sociais, em que se incluem as transformações na força de trabalho e na reorganização do mercado mundial, atingindo e influenciando as organizações, tanto públicas quanto privadas. Esta nova ordem mundial “afeta praticamente a todos, de uma ou outra maneira, positiva ou negativamente”.
Os efeitos da falta de motivação no trabalho, provocada por um conjunto de políticas geradoras de incerteza e insegurança podem gerar graves problemas tanto para as organizações quanto para as pessoas.
Neste contexto, há uma demanda social pela requalificação do serviço público como ordem do dia, exigindo o repensar das práticas administrativas.
Público alvo: especialmente montada para o serviço público.
COMO CONVIVER COM OS COLEGAS DE REPARTIÇÃO SEM VONTADE DE MATÁ-LAS?
Qual o custo pessoal e profissional dos conflitos no trabalho? Os conflitos, para alguns, podem até incentivar a equipe a encontrar soluções melhores e mais criativas para os problemas, enquanto para outros termina por retardar a equipe, deixando os resultados aquém do desejável, quando não gera um desempenho medíocre, na melhor das hipóteses.
O acúmulo de conflitos não resolvidos tem um efeito negativo sobre a produtividade, a boa tomada de decisão, bem como a retenção de talentos. No serviço público, o funcionário troca de setor ou faz outro concurso. Muitos dos conflitos envolvem desacordos sobre questões relacionadas à tarefa, a membros da equipe. O objetivo deste seminário é lidar com os conflitos pessoais entre os membros e suas consequências na vida de cada um.
Público alvo: uma versão especialmente montada para o serviço público.
SERVIÇO PÚBLICO: POR QUE PARECE QUE NADA FUNCIONA?
É assim. Você estuda muito, faz uma boa universidade, aprende os melhores métodos de administração. Depois, passa horas e anos estudando sozinho para, depois de vários concursos, chegar aquela vaga. Finalmente, quando assume o cargo, você logo descobre que a luta apenas começou.
Agora, você terá de derrotar uma forte tendência à leniência e incompetência que domina parte dos servidores públicos. A burocracia paralisante, a corrupção e o jeitinho de muitos podem levá-lo a se tornar mais um desmotivado na equipe.
Quais são as formas de fazer do serviço público um lugar de eficiência e resultados?
Público alvo: para o serviço público.
COMPETÊNCIA E A ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: É POSSÍVEL?
No serviço público, a ética aborda a premissa fundamental do dever dos gestores de agir e servir com dignidade.
Em outras palavras, é a justificação moral para as decisões e ações feitas durante a realização das tarefas diárias.
Todavia, a menos que haja uma honestidade subjacente dentro das pessoas, um conjunto de regras éticas não tem sentido. Este argumento sustenta que, para agir conforme padrões éticos, um indivíduo deve ser eticamente responsável desde o início.
Por isso, para garantir o mínimo de desvios, além de um compromisso pessoal com a ética, faz-se necessária uma vigilância constante das ações de cada um. Assim se construirá uma nova identidade, pois não podemos desconsiderar a influência do grupo no indivíduo. Um grupo ético pressiona para a ética, mas o contrário também é verdade.
Público alvo: para o serviço público.
OUTROS TEMAS PARA ABORDAGEM
Educando para a paz: como estimular e desenvolver uma cultura de paz nas escolas.
Você é bem resolvido como educador ou ainda tem dúvidas?
Estudar é um saco para muitos, mas você tem uma ideia melhor para vencer na vida?
Como me preparar para o ENEM
A educação Inclusiva na perspectiva multidimensional.
ENEM: tortura ou oportunidade?
Família e Escola na luta contra as drogas.
Preparando a receita para o sucesso pessoal.
Por que muitas pessoas estragam suas vidas e seu sucesso?
Ética e qualidade de vida: é possível viver bem sem ser bom?
Família e trabalho: será que é possível conciliar?
A importância do terceiro setor para a sociedade.
A sociedade em que vemos e a que queremos …
Cooperativismo, a arte da convivência: limites e possibilidades .
Trabalho em equipe: gestão de subjetividades e afetos.
WORKSHOPS
EXISTE VIDA DEPOIS DO CASAMENTO?
Poucos casais gostam de admitir, mas o conflito é comum a todos os casamentos. Todos têm ou tiveram uma quota de conflito e algumas das divergências, às vezes, parecem irreconciliáveis. É possível escrever, por isso mesmo, vários livros sobre o que não fazer num casamento.
Comece com duas pessoas egoístas com diferentes formações e personalidades. Agora adicione alguns maus hábitos e idiossincrasias, jogue depois um monte de expectativas, e, em seguida, aumente a temperatura com um pouco das provações da vida diária. Adivinha o que acontece? Conflito. É inevitável.
Como cada casamento tem suas tensões, não é uma questão de evitá-las, mas de como lidar com elas. Os conflitos podem levar a um processo que se desenvolve em direção à unidade ou ao isolamento. Você e seu cônjuge devem escolher como agir no relacionamento quando surgirem os conflitos.
Público alvo: casais.
O DIFÍCIL, COMPLEXO, EXIGENTE, MAS LIBERTADOR APRENDIZADO DO PERDÃO
De alguma forma, mesmo em uma cultura que valoriza o perdão, a culpa não é tão fácil de apagar. Se você tiver feito algo de que você está profundamente envergonhado ou sobre o qual se sente culpado, seus sentimentos se encontram em algum lugar na seguinte escala: “Eu fiz uma coisa terrível”, “eu tenho um segredo terrível”, “alguém me fez sentir que eu sou uma pessoa terrível” ou “eu sou uma pessoa terrível”. Tais declarações são misturadas em nossa psique, e levá-las em linha reta é a chave para perdoar a si mesmo. Fazer uma coisa ruim não é o mesmo que ser uma pessoa má. Você não pode perdoar a si mesmo simplesmente colocando a má ação como algo separado de você mesmo e seguir em frente. Então, o que fazer? Este seminário se permite servir de bússola para tal encontro.
Público alvo: para todas as pessoas, em qualquer ambiente, seja escolar, organizacional, sindical, terceiro setor.
COMO LIDAR COM A INVEJA, O CIÚME E MEDO A LUZ DA PSICOLOGIA PROFUNDA
Inveja e ciúme são emoções difíceis que surgem em circunstâncias estressantes, mas elas mesmas causam muito estresse.
Ambos são, basicamente, os pensamentos que provocam sentimentos negativos. Assim, eles devem ser examinados e desconstruídos cognitivamente, já que não se dissiparão com o passar do tempo.
Inveja e ciúme são extremamente desconfortáveis, com base em experiências negativas, como insegurança, baixa autoestima, sentimentos de inferioridade, solidão, desconfiança, medo da perda, desconfiança, má vontade, ressentimento, amargura ou raiva, muitas vezes acompanhada de vergonha e culpa
Para se livrar da inveja e ciúme, você pode simplesmente decidir suprimir todas as comparações com os outros. Obviamente, a melhor solução em longo prazo é melhorar a sua vida diretamente. Hábitos de pensamento: ciúmes são apenas isto, hábitos, e estes podem ser alterados com a atenção constante.
Público alvo: para todas as pessoas, em qualquer ambiente, seja escolar, organizacional, sindical, terceiro setor.
REMORSO, ARREPENDIMENTO, REPARAÇÃO: LIDANDO COM AS DORES DO PASSADO
A maioria de nós aprendeu a encontrar a identidade em nossos relacionamentos, trabalho, realizações e posses. Isto é conhecido como “objeto-referência”, o que significa que nós nos identificamos com objetos fora de nós mesmos. Pela sua própria natureza, esses objetos estão sempre mudando, e se condicionarmos nossa identidade a eles, nunca saberemos sobre o nosso verdadeiro eu. O oposto do objeto-referência é auto-referência. Nós nos identificamos com o nosso interior, a essência imutável de nossa alma. A auto-referência é um estado interno de bem-estar que não depende de circunstâncias externas. Quando estamos vivendo a partir de uma tomada de consciência do nosso verdadeiro eu, sentimo-nos ligados a tudo o que existe, experimentamos infinita criatividade, sentimo-nos livres do remorso e da culpa, pois vamos direto para a reparação do erro, não perdendo tempo com arrependimentos que só destroem e paralisam.
Público alvo: para todas as pessoas, em qualquer ambiente, seja escolar, organizacional, sindical, terceiro setor.
COMO DESENVOLVER A VIRTUDE DA SIMPLICIDADE PARA UMA VIDA SUAVE
“A pureza e a simplicidade são as duas asas com as quais o homem sobe acima da terra e toda a natureza temporária”.
Thomas Kempis
Simplicidade traz equilíbrio, liberdade e alegria. Quando começamos a viver de forma simples e experimentar esses benefícios, começamos a fazer a próxima pergunta: “Onde mais na minha vida posso remover distrações e simplesmente me concentrar no essencial?”
Com base em nossa jornada pessoal, nossas conversas e observações em mais de 15 anos de atendimento terapêutico, apresentamos, neste seminário, um conjunto de atitudes que podemos e devemos desenvolver para simplificar a vida hoje, com vistas a começar a experimentar uma vida mais equilibrada, alegre.
Público alvo: para todas as pessoas, em qualquer ambiente, seja escolar, organizacional, sindical, terceiro setor.
O PODER DA ESPERANÇA E DA FÉ NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES
A esperança é a percepção geral de que seus objetivos podem ser atingidos.
Ela nos possibilita a paz, mesmo quando temos pouco ou nada. É uma das coisas mais preciosas que temos na vida. A esperança é inspiradora. Isto nos dá a motivação para viver e aprender.
O nível de esperar que as pessoas têm está relacionado às suas percepções sobre si mesmas e seus objetivos. Pessoas com níveis mais elevados de esperança lembram eventos e comentários mais positivos sobre si mesmas, ao passo que aquelas com níveis mais baixos lembram comentários e eventos mais negativos. Pessoas com níveis mais elevados de sensação de esperança sentem-se desafiadas por objetivos, enquanto aquelas com níveis mais baixos se sentem desmoralizadas por objetivos. Pessoas com níveis mais elevados de esperança, portanto, têm sentimentos mais elevados de autoestima.
Público alvo: para todas as pessoas, em qualquer ambiente, seja escolar, organizacional, sindical, terceiro setor