Luiz Barretto é especialista em empreendedorismo, gestão empresarial e pequenos negócios, com atuação nos setores público e privado. Desde fevereiro de 2016 é presidente da Crescer – Serviços de Orientação a Empreendedores, instituição privada de microfinanças e microcrédito que tem como um dos principais parceiros a Caixa Econômica Federal. Foi presidente nacional do Sebrae de janeiro de 2011 a outubro de 2015. Na mesma instituição, também atuou por seis meses como diretor de Administração e Finanças e, por dois anos, como gerente nacional de Marketing e Comunicação.
Foi Ministro do Turismo no período de junho de 2008 a dezembro de 2010. Também foi secretário executivo do Ministério entre março de 2007 e junho de 2008.
Em 2015, no Sebrae, liderou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, para incentivar a sociedade a consumir produtos e serviços de mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas no País. O Movimento alcançou repercussão nacional, conquistou a adesão de quase 200 mil pequenos negócios e cerca de 100 empresas e entidades parceiras.
Atuou na ampliação de programas de encadeamento produtivo, atendendo a demanda de grandes empresas como a Gerdau, Vale, Aeroporto GRU, Ambev, M.Dias Branco, Aurora Alimentos e Nestlé, qualificando pequenas fornecedores e distribuidores para participar de sua cadeia produtiva.
Foi o idealizador, em 2013, do I Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, em São Paulo, com a participação de economistas renomados como Paul Kruger e Antonio Delfim Netto, e empresários como Pedro Passos (Natura), Jorge Gerdau (Gerdau) e Romero Rodrigues (Buscapé).
Conduziu o programa Sebrae 2014, que gerou mais de meio milhão de reais em negócios para micro e pequenas empresas na Copa do Mundo do Brasil. Também foi o responsável pelo processo de planejamento estratégico Sebrae 2022, que reposicionou a instituição para atender os desafios da próxima década.
Em conjunto com as principais lideranças nacionais da indústria, participou do Movimento Empresarial pela Inovação (MEI). Também fez parte dos Conselhos Deliberativos da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). Foi jurado do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo em 2012.
Como palestrante, realizou apresentações em diversos eventos públicos como a Rio+20, Expo Milão, Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, Fórum Nova Favela Brasileira, Campus Party, Fórum Empresarial do Mercosul, Maratona Valor PME, HSM Management, Fórum Mundial de Desenvolvimento Local, Diálogo Interamericano de Altas Autoridades de Pequenas Empresas e Congresso Internacional de Sustentabilidade nos Pequenos Negócios.
Atuação internacional
Participou de inúmeras convenções internacionais sobre turismo, em países como a Rússia e a China, além de ter sido orador convidado nas principais feiras mundiais do setor, a exemplo das realizadas em Lisboa, Madri, Londres e Berlim.
Trabalhou junto à Organização Mundial do Turismo (OMT) na estratégia de valorização dos destinos brasileiros e a integração com a América Latina.
Também realizou palestras internacionais na Espanha, durante o XI Encontro Santander – América Latina, para reflexão sobre conjuntura econômica da região, e no Encontro Ibero-Americano de Micro e Pequenas Empresas.
Em Johanesburgo, na África do Sul, coordenou em 2010 a Casa Brasil, escritório do País que recebeu mais de 20 mil visitantes para conhecer o turismo, gastronomia, cultura e inovação nas 12 cidades brasileiras que sediariam a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Articulou parcerias internacionais do Sebrae com instituições similares nos Estados Unidos, Chile e Argentina. Além disso, esteve em diversas visitas técnicas a instituições e empresas em diversos países, com destaque para a Ásia (Seoul, na Coréia do Sul, Pequim, Shangai, na China), Europa (instituições organizadoras dos Jogos Olímpicos de Londres, no Reino Unido e empresas de inovação na região de Marche, na Itália) e América Latina (Colômbia e Peru).
Formação
Formado em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Participou do Programa Internacional para o Desenvolvimento de Lideranças na Universitá Cattolica del Sacro Cuore, em Milão (Itália), e do curso Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais, realizado pela INSEAD, em Fontainebleu (França).
No setor público, iniciou sua atuação na década de 80, na Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e no Cedec (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea), ambos de São Paulo. Exerceu funções de direção nas prefeituras de São Paulo, São Vicente e Osasco, onde foi secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento.
Luiz Barretto é torcedor do São Paulo Futebol Clube, tem 54 anos, é casado, tem um casal de filhos e um neto.
Poucas pessoas tem uma visão tão clara do empreendedorismo no Brasil como Luiz Barretto, fundador da LB Consultoria para Empreendedores. Sociólogo que se aprofundou em gestão em cursos da INSEAD (França) e Universitá Cattolica de Milão (Itália), ele foi presidente do Sebrae, presidente da Caixa Crescer e Ministro do Turismo, conhecendo profundamente os cenários político e empresarial do País.
Articulador e proativo, promoveu negócios entre pequenas e grandes empresas como Vale, Gerdau, Ambev e Nestlé; conduziu o inovador programa que gerou mais de meio milhão de reais para micro e pequenas empresas durante a Copa de 2014 e liderou o Movimento Compre do Pequeno, uma alavanca para superar a crise que já era grave em 2015 e se aprofundou nos anos seguintes.
Palestrante experiente, já falou para as mais variadas platéias de empresários na Rio+20, Expo Milão, Campus Party, Fórum Nova Favela Brasileira, Maratona Valor PME, SAP Virtual Day e HSM Management. Também foi orador em convenções internacionais do Mercosul, na Europa (Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha) e na África do Sul.
Graças à sua empatia e abordagem descomplicada, Luiz Barretto é fonte da imprensa quando se fala em empreender, como em entrevistas para Miriam Leitão, Alexandre Garcia e Milton Jung, além de publicar artigos nos maiores jornais no País e revistas especializadas em negócios.
Em sua palestra, Luiz Barretto faz uma análise objetiva sobre a economia e aponta caminhos para superar as aflições do empreendedor, como o novo comportamento do consumidor na era digital, as barreiras do crédito e da gestão empresarial, sempre com uma mensagem otimista e desafiadora. O público irá se convencer de que há sim oportunidades para o empreendedor bem preparado gerar bons negócios durante a crise e ter mais sucesso ainda depois que ela passar.
Temas gerais
- Cenário da economia e política no Brasil
Uma análise do macroambiente a partir dos principais indicadores econômicos e dados de mercado. Avaliação do cenário político e sua influência nos negócios.
- Retrato do empreendedorismo
Perfil do empreendedor brasileiro, suas motivações, formas de atuação, principais erros e acertos. Razões para o crescimento do empreendedorismo no País e gargalos que ainda persistem.
- Impacto nos pequenos negócios
Como os cenários nacional e global atingem as micro e pequenas empresas. Como foi até agora e como deve ficar o cenário para os pequenos negócios no Brasil.
- O que esperar de 2017 e 2018
O que ainda precisa ser feito no ambiente econômico e político para a retomada do crescimento? Quais as tendências e entraves?
- Oportunidades e alternativas
Foco na gestão interna da empresa. A importância crescente do universo digital e as mudanças de comportamento dos clientes. Nichos de mercado e exemplos do que está dando certo no empreendedorismo.
- Inovação
Caminhos para a empresa inovar em produtos, serviços e processos internos. Como transformar a análise de dados em resultados práticos para o seu negócio. Quais os diferenciais das empresas de sucesso no universo digital.
Temas específicos
- Turismo
Como agregar tecnologia e relacionamento para criar destinos turísticos inteligentes e potencializar a economia local. As tendências mundiais do setor e a integração do turismo com cadeias da gastronomia, móveis, moda e outras.
- Crédito
Perfil financeiro do empreendedor brasileiro, suas barreiras culturais e oportunidades. O cenário do microcrédito no Brasil. Como avaliar o momento certo de contratar um financiamento para a empresa? Principais linhas de crédito para pequenos negócios.