José Antonio Guimarães Lavareda Filho (Recife, 1951) é empresário e cientista político especialista em comportamento eleitoral e marketing político. é bacharel em Direito (UFPE) e Jornalismo (Unicap), mestre em Sociologia (UFPE) e doutor em Ciência Política (Iuperj). Foi professor e coordenador do mestrado em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia (Berkeley). Atualmente, é diretor-presidente da MCI – Estratégia, sediada em Brasília, e presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).
É sócio do publicitário Duda Mendonça na agência de propaganda DM/Blackninja, produto da fusão da Duda Propaganda, de Mendonça,com a BlackNinja, de Lavareda.
Obras
Já publicou vários livros, entre eles, Democracia nas Urnas (Revan), que é leitura obrigatória na seleção ao curso de pós-graduação em Política da USP; e Partidos no Pós-Guerra (Ed. UFPE).
- Governo de oposição em Pernambuco: limites e possibilidades. Com Cristovam Buarque, 1982
- Representação, legitimidade e crise política, 1985
- Poder e voto: luta política em Pernambuco. Com Constança Pereira de Sá, 1986
- A Vitória de Arraes, 1987
- A democracia nas urnas o processo partidário-eleitoral brasileiro (1945-1964). Rio de Janeiro: IUPERJ, 1999
- Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009