Uncategorized

Araquém Alcântara

Araquém Alcântara, 68 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação e proteção da natureza brasileira.

Seu trabalho, de notoriedade internacional, tornou-se hoje uma referência nacional e fonte de inspiração para os novos fotógrafos.

É o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial de colaborador para a National Geographic Society, (Bichos do Brasil). É também o primeiro fotógrafo a realizar um ensaio sistemático sobre os ecossistemas e as unidades de conservação do país, trabalho que só finalizou após vinte e dois anos de incessantes expedições pelo sertão do Brasil.

Em 2020, Araquém Alcântara completa 50 anos de dedicação profunda ao Brasil e à fotografia.

54 Livros publicados sobre temas ambientais e humanos. Entre eles, o livro de fotografia mais vendido na história do Brasil, o Terra Brasil, que está em sua décima primeira edição.

O livro Terra Brasil de Araquém Alcântara tem fotos em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu do Café, em Kobe, Japão; Centro Cultural Georges Pompidou, Paris, Museu Britânico, Londres, Inglaterra; Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Museu de Arte Moderna (MAM), de São Paulo, Brasil.

32 Prêmios Nacionais. Entre eles: o Prêmio Jabuti com o livro Amazônia, em 2006; o Prêmio  Fernando Pini, 2007, de melhor livro de arte do ano, com a obra Mar de Dentro; Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica com o livro Sertão Sem Fim além de ser finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio Fundação Conrado Wessel 2010.

Em 2009 foi agraciado com a mais importante comenda do Exército, a Medalha do Mérito Militar, pelos serviços prestados à cultura do Brasil.

22 Livros com co-autoria. Entre eles: Patrimônio Mundial no Brasil – Edição UNESCO, DF, 2002; Unknow AmazonBritish Museum, UK, 2001; Brasil Pontos Turísticos – Edição Embratur, São Paulo, 2000.

75 Exposições individuais realizadas no Brasil e no exterior. Entre elas:  Individual – “Terra Brasil” – Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP, 1998;  Individual – “Veredas” – Galeria de Babel, 2014; Individual na ECO 92 – Paço Imperial – Rio de Janeiro, 1992;