Uncategorized

Augusto Cezar de Almeida Neto

Trinta e um anos de experiência no setor de panificação e confeitaria, tendo trabalhado nas empresas:

Grupos Bunge Alimentos e J. Macedo– Moinhos de trigo – Gerente Nacional de Serviços Técnicos –  Gerente de Marketing e Comercial – padarias e indústrias de pães, biscoitos e massas.

Prozyn, Eurogerm e Granotec – Empresas de biotecnologia e aditivos aplicados as indústrias de pães, biscoitos e massas. Gerente Técnico Comercial.

Diretor Perfecta – Empresa de equipamentos destinados a padarias, confeitarias e indústrias de pães.

Diretor Técnico – Comercial da Max Foods Consultoria – moinhos de trigo, fabricas de melhoradores e misturas para pães.

Diretor da Max Foods Comunicação Empresarial – revistas especializadas no setor de alimentos (cereais, panificação, confeitaria e sorveteria).

Experiência com a panificação de outros países, como: Alemanha, França, Itália,

Cuba, Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Portugal, Espanha, Argentina eTurquia.

Consultor para moinhos de trigo e indústrias de melhoradores para pães,  desenvolvendo farinhas tradicionais e tipificadas, pré misturas e melhoradores de pães e blends de aditivos, e estudo de mercado e planejamento de marketing, além do treinamento e montagem de serviços de assistência técnica a padarias e indústrias – (M.Dias Branco, Moinho Predileto, Moinho Pacifico, Moinho Badotti, Moinho Santo André, Moinho São Jorge, Brico Bread, entre outros).

Consultor Técnico da Abitrigo, dando assistência a entidade nacional do setor de moagem do Brasil e seus afiliados.

Consultor para empresas com atuação no mercado de Food Service.

Palestrante e autor de artigos publicados nas principais revistas e jornais do setor.

Autor de livros sobre o tema pão e panificação:

  • ABC da Panificação e Dicionário da Panificação Brasileira;
  • Marketing na Panificação;
  • Tudo que o Padeiro Precisa Saber;
  • O Pão e sua Simbologia;
  • Pães no Brasil;
  • Pães Internacionais – Delícias com sotaque
  • A História da Panificação Brasileira – a história do pão e a evolução das padarias no Brasil
  • Pão Francês e suas variedades
  • Padaria Centro de Negócios – novas perspectivas
  • Panificação do Século XXI – Um novo modelo de negócio – ABIP, com colaboração Giovani Mendonça e Sandra Thebich.
  • Biscoitos na padaria

Temas e sinopse

Contexto – o setor de panificação é representado por mais de 64.000 padarias,  10.000 padarias em supermercados e um crescente número das fabricas de pães regionais. Considerando apenas as padarias estas reúnem, aproximadamente, 300.000 empresários como sócios e proprietários.  

                Tema 01 – Padaria Importante Centro de Negócios

 Nas últimas décadas temos visto as padarias em plena transformação. Estudando os diversos modelos que foram sendo formados e as possibilidades hoje existentes no Brasil e no exterior, elaboramos o

Livro – Padaria Centro de Negócios. O conceito de centro de negócios aplicado, se encaixa em dois fatores:

– As padarias, hoje, têm restaurante, cafeteria, confeitarias, venda de pães, pizzaria, etc. Cada um desses itens pode ser tratado como um negócio.

– A formatação de uma padaria como Centro de Negócios, pode ser avaliada mediante percepção do quanto é viável ter cada tipo de negócio e a leitura dos resultados de cada um deles – faturamento e rentabilidade.

                Tema 02 – Mudanças & Tendências da Panificação Brasileira 

As mudanças nas padarias não ocorreram apenas nas transformações estéticas e visuais. A concorrência dos supermercados na década de 80/90, forçaram muito essas mudanças. Preços dos imóveis e custo / qualificação da mão de obra são um dos problemas atuais. A nível gerencial, os panificadores estão tendo que gerenciar hoje diversos negócios, o que requer capacitação maior e mais específicada.

                Tema 02 – Marketing na Panificação

Os conceitos e ferramentas do marketing são cada vez mais necessários dentro das padarias. Já não basta estar em uma esquina.

Atualmente as padarias são reconhecidas nacionalmente, em premiações com o PRÊMIO 100 MELHORES PADARIAS DO BRASIL e por veículos de comunicação regional.

Ações de marketing se tornam necessárias para alavancar vendas para ações do cotidiano. Já no longo prazo temos a valorização da marca da empresa, que hoje em algumas, já são alvo de buscas para aquisição