Trinta e um anos de experiência no setor de panificação e confeitaria, tendo trabalhado nas empresas:
Grupos Bunge Alimentos e J. Macedo– Moinhos de trigo – Gerente Nacional de Serviços Técnicos – Gerente de Marketing e Comercial – padarias e indústrias de pães, biscoitos e massas.
Prozyn, Eurogerm e Granotec – Empresas de biotecnologia e aditivos aplicados as indústrias de pães, biscoitos e massas. Gerente Técnico Comercial.
Diretor Perfecta – Empresa de equipamentos destinados a padarias, confeitarias e indústrias de pães.
Diretor Técnico – Comercial da Max Foods Consultoria – moinhos de trigo, fabricas de melhoradores e misturas para pães.
Diretor da Max Foods Comunicação Empresarial – revistas especializadas no setor de alimentos (cereais, panificação, confeitaria e sorveteria).
Experiência com a panificação de outros países, como: Alemanha, França, Itália,
Cuba, Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Portugal, Espanha, Argentina eTurquia.
Consultor para moinhos de trigo e indústrias de melhoradores para pães, desenvolvendo farinhas tradicionais e tipificadas, pré misturas e melhoradores de pães e blends de aditivos, e estudo de mercado e planejamento de marketing, além do treinamento e montagem de serviços de assistência técnica a padarias e indústrias – (M.Dias Branco, Moinho Predileto, Moinho Pacifico, Moinho Badotti, Moinho Santo André, Moinho São Jorge, Brico Bread, entre outros).
Consultor Técnico da Abitrigo, dando assistência a entidade nacional do setor de moagem do Brasil e seus afiliados.
Consultor para empresas com atuação no mercado de Food Service.
Palestrante e autor de artigos publicados nas principais revistas e jornais do setor.
Autor de livros sobre o tema pão e panificação:
- ABC da Panificação e Dicionário da Panificação Brasileira;
- Marketing na Panificação;
- Tudo que o Padeiro Precisa Saber;
- O Pão e sua Simbologia;
- Pães no Brasil;
- Pães Internacionais – Delícias com sotaque
- A História da Panificação Brasileira – a história do pão e a evolução das padarias no Brasil
- Pão Francês e suas variedades
- Padaria Centro de Negócios – novas perspectivas
- Panificação do Século XXI – Um novo modelo de negócio – ABIP, com colaboração Giovani Mendonça e Sandra Thebich.
- Biscoitos na padaria
Temas e sinopse
Contexto – o setor de panificação é representado por mais de 64.000 padarias, 10.000 padarias em supermercados e um crescente número das fabricas de pães regionais. Considerando apenas as padarias estas reúnem, aproximadamente, 300.000 empresários como sócios e proprietários.
Tema 01 – Padaria Importante Centro de Negócios
Nas últimas décadas temos visto as padarias em plena transformação. Estudando os diversos modelos que foram sendo formados e as possibilidades hoje existentes no Brasil e no exterior, elaboramos o
Livro – Padaria Centro de Negócios. O conceito de centro de negócios aplicado, se encaixa em dois fatores:
– As padarias, hoje, têm restaurante, cafeteria, confeitarias, venda de pães, pizzaria, etc. Cada um desses itens pode ser tratado como um negócio.
– A formatação de uma padaria como Centro de Negócios, pode ser avaliada mediante percepção do quanto é viável ter cada tipo de negócio e a leitura dos resultados de cada um deles – faturamento e rentabilidade.
Tema 02 – Mudanças & Tendências da Panificação Brasileira
As mudanças nas padarias não ocorreram apenas nas transformações estéticas e visuais. A concorrência dos supermercados na década de 80/90, forçaram muito essas mudanças. Preços dos imóveis e custo / qualificação da mão de obra são um dos problemas atuais. A nível gerencial, os panificadores estão tendo que gerenciar hoje diversos negócios, o que requer capacitação maior e mais específicada.
Tema 02 – Marketing na Panificação
Os conceitos e ferramentas do marketing são cada vez mais necessários dentro das padarias. Já não basta estar em uma esquina.
Atualmente as padarias são reconhecidas nacionalmente, em premiações com o PRÊMIO 100 MELHORES PADARIAS DO BRASIL e por veículos de comunicação regional.
Ações de marketing se tornam necessárias para alavancar vendas para ações do cotidiano. Já no longo prazo temos a valorização da marca da empresa, que hoje em algumas, já são alvo de buscas para aquisição