FORMAÇÃO PROFISSIONAL
▪ Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Brasil.
▪ Especialista em Comercialização Internacional pela Fundação Getúlio Vargas, em convênio com a Organização dos Estados Americanos – OEA e Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
▪ Especialista em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Brasil.
PUBLICAÇÕES
▪ Autor dos livros:
✓ Exportação – Novos horizontes e novos negócios, editado em 2004.
✓ Importação – Um mundo de oportunidades, editado em 2004.
✓ Negociação e Contratação Internacional – Cruzando fronteiras, conquistando novos mercados, editado em 2004.
✓ Como participar em Feiras Internacionais, editado em 1999.
✓ Acesso a Mercados Internacionais, editado em 1998.
✓ Preparação da Empresa para Exportar, editado em 1998.
✓ Aspectos Legais na Exportação, editado em 1998.
EXPERIÊNCIAS NO PROJETO EMPRETEC/EMPREENDEDORISMO
▪ Instrutor líder no projeto Empretec, com atuação em 188 seminários.
▪ Autor do manual do Instrutor do Empretec nas versões 2001, 2002 e 2005.
▪ Membro da equipe que trabalhou na reestruturação do Empretec no Brasil em 2002.
▪ Membro da equipe que desenvolveu o treinamento para instrutores brasileiros e estrangeiros do projeto Empretec em 2002, resultado da parceria entre SEBRAE e UNCTAD!
▪ Membro da equipe que capacitou instrutores brasileiros e estrangeiros do projeto Empretec em 2002, resultado da parceria entre SEBRAE e UNCTAD.
▪ Autor da adequação do Empretec para aplicação “in company”.
▪ Membro da equipe que aplicou o Empretec em projetos especiais –ressocialização de “cidadãos moradores de rua” e de instituições de amparo social.
▪ Revisor do material instrucional do Empretec.
▪ Membro da equipe que aplicou o Empretec junto a Universidades brasileiras.
▪ Membro da equipe que desenvolveu o seminário Empretec – 6 dias.
▪ Responsável pela adequação dos materiais instrucionais do seminário Empretec – 6 dias.
▪ Instrutor em treinamentos de instrutores do Empretec em vários estados brasileiros.
▪ Instrutor Internacional e formador de facilitadores para a UNCTAD, na implantação de programas de empreendedorismo em outros países
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
▪ Sócio da empresa Forner Consulting, com atuação em consultoria voltada ao comércio internacional.
▪ Consultor de empresas nas áreas de inovação, varejo e modelos de negócio.
▪ Palestrante nas áreas de inovação e empreendedorismo
▪ Especialista em inovação disruptiva, tendo trabalhado para diversos municípios brasileiros em projetos de desenvolvimento territorial.
▪ Desenvolvedor de metodologias inovadoras para o varejo, área de serviços e indústria.
▪ Realização de 87 palestras em 2015 e para 2016 entre palestras realizadas e contratadas, serão 92 palestras.
▪ Desenvolvimento de metodologias de capacitação empreendedora.
▪ Desenvolvimento de instrumentos para avaliação de perfil e diagnósticos empresariais informatizados.
▪ Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em escolas de 1o. e 2o. grau.
▪ Instrutor em programas de capacitação para instituição de micro-finanças.
▪ Conselheiro de Roberto Justos no Reality Show Aprendiz 5 O Sócio da Rede Record de Televisão!
▪ Desenvolvimento de tarefas para o Reality Show Aprendiz 5 O Sócio da Rede Record de Televisão.
▪ Conselheiro de Roberto Justos no Reality Show Aprendiz 6 Universitário da Rede Record de Televisão.
▪ Conselheiro de João Dória Jr. no Reality Show Aprendiz 8 “Empreendedor” da Rede Record de Televisão.
▪ Palestrante
TEMAS DE PALESTRAS
O QUE É UMA OPORTUNIDADE
O Contexto de uma oportunidade
O valor das ideias
Converter ideias em oportunidades
Inovação e Padronização O valor da experiência
Abordagem:
O tema central desta palestra é a figura do empreendedor e sua atuação na sociedade. A palestra centra-se na apresentação, através de exemplos reais, dos diferentes perfis e tipos de empreendedores.
Aborda de forma inovada as características e traços empreendedores, apresentando as diferentes combinações e suas consequências.
Esta abordagem é resultado da Vicência de mais de 20 anos do palestrante na condução de treinamentos para desenvolvimento do comportamento empreendedor através do programa das nações unidas Empretec.
EXPLORE A ESCOLHA DE UMA CARREIRA
Os jovens e as carreiras profissionais
As possibilidades de inserção profissional
As pré- disposições para carreiras profissionais Empregados x Líder/Gerente x Autônomo x Empreendedor
Como migrar de carreira
O futuro como desafio
Abordagem:
O que fazer profissionalmente é explorado nesta palestra, demonstrando de forma clara e objetiva, as diferentes possibilidades de carreira na vida das pessoas.
Discute o mercado de trabalho em diferentes perspectivas apresentando alternativas que podem ser buscadas pelo profissional de acordo com seu perfil.
Além disso, focaliza a preparação do individuo para transformar sua carreira através de planejamento cuidadoso e não pego de surpresa num ambiente tão volátil.
A palestra esta baseada em casos reais e na vivência do palestrante na formação de jovens e adultos.
Planejamento cuidadoso e não ser pego de surpresa
O APRENDIZ
Pessoas x desafios
Onde Começa a trajetória de um vencedor
Característica de quem fracassa
Característica de quem vence
Trabalhando sob pressão
Trabalho em equipe Quando a equipe se vai e o individual passa a ser vital
Abordagem:
A palestra apresenta a realidade vivida no programa “ O aprendiz” explora as etapas de crescimento dos participantes durante o transcorrer da experiência fazendo uma analogia com o mercado de trabalho erros e
acertos de cada prova o trabalho em equipe num ambiente competitivo
Mudança necessária para se alcançar o sucesso palestra baseia-se na participação do palestrante em três edições do programa da rede Record e sua vivência como conselheiro no programa
REVITALIZAÇÃO DO VAREJO DE RUA
Visão integrada de varejo
A inovação num ambiente coletivo
A identidade do varejo em projetos coletivos
Ação individual x mix
Geração de ideias criativas
Um passo além da vocação
Abordagem:
O tema desta palestra é o varejo, mostra uma visão integrada do varejo e como se diferenciar num ambiente de alta concorrência.
Discute as vantagens e desvantagens na formação de redes para atuação coletiva e em que momentos pode-se buscar alternativa, discute ainda que o óbvio em casos reais e centra-se na experiência do palestrante no desenvolvimento de trabalhos de planejamento estratégico em diversas cidades.
NOVOS RUMOS PARA O TURISMO
Turismo, posicionamento eficaz.
Diferenciação no segmento de turismo
“ Cases” destinos diferenciadas
Para onde ir? Novos rumos
O valor da experiência
Como ser criativo num mercado tão competitivo
O diferencial das pessoas
Abordagem:
O tema desta palestra é o segmento de turismo, apresenta do setor e dando uma visão atual do turismo no Brasil e no mundo. Discute como se diferenciar num ambiente competitivo, a importância de ser criativo e ter
um bom posicionamento no mercado.
Explora a gestão de pessoas como diferencial pela crescente necessidade de inovar sendo a qualidade no atendimento um requisito para o sucesso.
Este trabalho se baseia do palestrante no desenvolvimento de projetos inovadores para a área do turismo
NOVOS DESAFIOS DO VAREJO NO BRASIL
Uma visão diferenciada do varejo Identidade
Onde esta a concorrência? Modelo oculto
Modelos comerciais do varejo
Varejo e inovação
O diferencial das pessoas
Abordagem:
O tema desta palestra é uma visão do varejo no Brasil como se diferenciar através da criação de uma marca
Discorre sobre concorrência num mercado globalizado e os novos rumos do varejo, identificando as etapas para criação de uma identidade num ambiente competitivo e como as pessoas podem ser um diferencial.
Este trabalho se baseia em exemplos comerciais de sucesso e centra-se na experiência do palestrante em consultorias que envolvem o desafio do varejo no Brasil
RECONSTRUINDO O VAREJO
Modelos de varejo – Shopping x Varejo de rua
O varejo do futuro – para onde vamos
O choque de gerações
Reconstruindo um novo modelo
Inovação como fonte de novas oportunidades
Quem fica e quem vai
O diferencial das pessoas
Abordagem:
A palestra diferencia o que vem a ser varejo de shopping e varejo de rua, o novo modelo que põe em cheque a pratica de sucesso existente.
Mostra que a necessidade de inovar é mais presente na atualidade em razão da proximidade da concorrência e da informação acessível a todos, além de apontar o que precisa para se manter neste mercado.
O trabalho se baseia em exemplos comerciais de sucesso e centra-se na experiência do palestrante do desenvolvimento de projetos para o varejo brasileiro.
“SER” EMPREENDEDOR
Oportunidades em carreiras profissionais
Visão empreendedora
Como explorar uma oportunidade no ambiente profissional
Os tipos de intra empreendedores
Projetos x negócios
Alavancagem de uma carreira empreendedora
O ambiente para inovar
Abordagem:
O tema da palestra é o intra empreendedorismo ser empreendedor é um diferencial dentro e fora da organização
Conceitua visão empreendedora baseada em oportunidades de carreira e mostra como criar um ambiente organizacional propicio a inovação, alem, de diferenciar os diferentes tipos de intra empreendedores.
Desenvolve conceito de projeto e como podemos transformar projetos em negócios são explorados casos reais de atitude intra empreendedora baseadas na vivência do palestrante.
QUIZ SHOW EMPREENDEDOR
Perguntas focadas no ambiente dos empreendedores
Disputa entre subgrupos
Sinergia no trabalho em equipe
Complementaridade
Visão de equipe
Competitividade
Orientação para resultados
Abordagem:
Este trabalho se desenvolve através de uma competição entre vários subgrupos elaborando-se perguntas e/ou dilemas que devem ser resolvidos em equipe. Apresenta-se como requisitos para esta atividade: Sinergia entre membros da equipe complementaridade e orientação pata resultada.
O tema das perguntas aborda o ambiente empreendedor em seus diferentes aspectos este projeto pode ser adequado para vários segmentos e tipos de abordagem
MULHER EMPREENDEDORA
Uma abordagem diferenciada sobre as características da mulher empreendedora
Personalidade franca- O ponto de partida
Traços de personalidade-característica da mulher empreendedora
Visão antropológica – Evolução do pensamento
Tomada de riscos e a influência no empreendedor
O Ambiente e a mulher empreendedora-Relação causa x efeito
Autonomia e autoconfiança
As diferenças de gênero ao empreendedor
Abordagem:
A palestra aborda de forma diferenciada as características da mulher empreendedora apresenta de maneira sintética os aspectos históricos e antropológicos que influenciam diretamente no papel da mulher no
mercado de trabalho
Discute a diferença de gênero na atividade de empreender e a relação de causa e efeito na decisão da mulher para assumir este risco
Palestra apresentada em casos reais de sucesso
EMPREENDEDOR-QUAL O SEU TIPO?
Empreendedor e tipologia
Características dos tipos de empreendedores
Como atuam os diferentes tipos se empreendedores
A intensidade na hora de empreender
Tipos de empreendedores e seus negócios
Cada um no seu “ Quadrado”
Empreendedor- qual será o seu tipo
Abordagem:
A palestra discute os diferentes tipos de empreendedores e quais as características presentes em cada tipo, bem como a intensidade que estas características apresentam. Mostra que existem graus de empreendedorismo e seu
efeito no ambiente traz resultados diferenciados
Possibilita ao expectador Reconhecer-se como empreendedor e identificar-se em um dos tipos
DESENVOLVIMENTO DE TERRITÓRIOS A PARTIR DA INOVAÇÃO
Inovação como fonte de oportunidades
Reconstruindo um território
Conceito e formação de identidade
Inovação X vocação. I que vale mais?
Idéias ancoras.
Visibilidade-ser o melhor
Abordagem:
Palestra que explora a inovação de forma em um território. Discute arranjo competitivo para grupos e a formação de uma regional.
Apresenta uma lógica diferente para identificar e trabalhar com ideias a fim de que se tornem oportunidades propondo que a visibilidade é uma ferramenta a ser trabalhada de forma inteligente.
A abordagem se efetiva pela exposição de casos reais de sucesso.
OPORTUNIDADES E DESAFIOS – COMO VENDER MAIS E MELHOR
Contexto e características de público “circulante”
Diversidade – o impacto de culturas diferentes
Exigências e parâmetros
Construindo a brasilidade nos pontos de vendas
Como ser eficaz no ambiente da Copa
O que o consumidor estrangeiro espera encontrar
Sintonizando a equipe de vendas
COMÉRCIO: MEIO DIGITAL X FÍSICO – COMO A INOVAÇÃO VAI MUDAR O COMPORTAMENTO DO VAREJO
Inovação – nada que você faz hoje será útil em sete anos
Meio digital e físico – complementariedade ou competição?
O que vem por aí em termos de inovação para o varejo
Adequando o meio físico frente as novas tecnologias
Quem é o “novo consumidor” e quais as suas preferências
Como conviver em dois ambientes (digital e físico)
Qual o futuro do varejo