O Prof. Dr. Dado Schneider é um palestrante eclético e experiente. Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. Nos últimos 30 anos, foi professor da UFRGS, PUC/RS, ESPM, HSM EDUCAÇÃO e UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA (Porto, Portugal).
Ele trabalhou em grandes agências de publicidade (MPM, OGILVY, DM9, ESCALA, etc.) nos primeiros vinte anos de sua experiente carreira, iniciada em 1979. Nos 10 anos seguintes, foi executivo de marketing da CLARO e é o próprio criador desta marca. Além de Consultor de Comunicação para Vendas de grandes empresas nacionais e multinacionais.
Desde 2009, vem se consagrando como um dos mais requisitados palestrantes do Brasil, graças ao seu temperamento inovador: é o criador da Palestra Muda, onde utiliza uma linguagem revolucionária para atrair a atenção, além de ter dezenas de milhares de seguidores nas Redes Sociais. Ele também escreveu “O mundo mudou… Bem na minha vez!”, um livro com linguagem inovadora e atual, todo formado por posts e tweets.
Empresas/entidades atendidas nos últimos 3 anos: BANCO DO BRASIL, SICREDI, AGCO, SYNGENTA, BASF, DELL, NET, BAYER, ITAÚ, STJ, GERDAU, SOUZA CRUZ, ESSILOR, TST, SICOOB, UNIMED, SAP, SEBRAE, BRADESCO, VIVO, FENABB, PETROBRAS, LOCAWEB, BANCO GMAC, JR ACHIEVEMENT, AMCHAM, SESI, CAIXA, UNIODONTO, FUJIWARA, BRACOL, GETNET, DATAPREV, CLARO, KLA, OLYMPIKUS, RICETECH, RANDON, RBS, THYSSENKRUP, DAKOTA, ABRIL, ANGLO, APEX, FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO, CIEE, EXPOAGAS, HSM, PFIZER, ROYAL CANIN, TIM, SACCARO, SENAC, EDUCAR/EDUCADOR, LANGUIRU, MÓVEIS FINGER, entre outros.
AS PALESTRAS
Acredito em Motivação somente se ela vem através do Conhecimento. Quando alguém faz uma performance no palco ou pede para as pessoas pularem, dançarem ou se tocarem, pode até agradar a platéia naquele determinado momento, mas nada garante que os conceitos fiquem fixados na mente ou que possam motivar alguém a mudar ou a tomar alguma atitude. Em muitos casos, terminada a palestra, as pessoas vão para casa devidamente entretidas, mas continuam a realizar o seu trabalho de sempre. Eu acredito em possíveis mudanças de posturas e atitudes através de Transmissão de Conteúdo, pois o aprendizado é que leva à Motivação. Essa é a minha experiência.
Criador da “Palestra Muda”, que vem surpreendendo no Brasil: “O Mundo Muda. A Palestra Muda”.
Palestrante aclamado na Campus Party Brasil 2014.
A ERA DO FICAR
As profundas mudanças nos mercados condicionaram novos comportamentos. Num passado bem recente, éramos educados para formar vínculos: hoje, somos estimulados apenas a “FICAR”. Ou seja, antes, namorávamos e casávamos com pessoas, marcas, produtos e empresas; hoje, apenas “ficamos”, pois há excesso de oferta, excesso de opções e excesso de estímulos – os quais nos confundem sobremaneira, a ponto de subverterem nossa escala de valores… E, no meio
deste turbilhão, surge a necessidade de “FIDELIZAÇÃO” (o maior desafio do Marketing moderno), mas isso é quase impossível… O que fazer, então ?
VENDAS NO SÉCULO XXI: MUDAR OU MORRER
Conscientização para equipes comerciais poderem entender o que se passa atualmente, pontuada por muitas dicas para quem pretende ser (ou continuar sendo) um excelente vendedor sintonizado com os desafios deste novo século. É uma “chacoalhada” em quem acha que pode vencer utilizando somente a experiência, as ferramentas e os conhecimentos
adquiridos no século XX… Pois, hoje, é preciso muito mais: um vendedor de sucesso precisa de confiança, garra, conhecimento, informação de mercado, atualização técnica, senso coletivo e muitos outros atributos… E como se pode desenvolver isso, então ?
A MODERNA LIDERANÇA POR ADESÃO
Mais complexo do que compreender as mudanças que vêm em ritmo frenético é decifrar o que motiva, o que causa admiração e o que desperta respeito numa equipe, pois esses são os requisitos fundamentais que um líder moderno precisa desenvolver nos dias de hoje. Soma-se a isso as novas gerações que vem assumindo posições já de destaque nas organizações – gerações, essas, que não têm a mesma formação dos líderes de outrora… Então, como lidar com novos liderados e novos líderes ?
AMÁLGAMA
Este tema é novo e tem sido muito solicitado, em função de uma profunda transformação de comportamento verificada nas organizações. Comprometimento, por exemplo, é mercadoria rara; trabalho em equipe, idem -sem se falar na generalizada crise de liderança. E o título é uma referência àquele material utilizado para obturar dentes – o qual tem uma “liga” quase impossível de se encontrar numa organização, por exemplo, nos dias de hoje… Então, como despertar esse sentimento numa equipe ?
QUEM NÃO SE COMUNICA SE COMPLICA
Muitas vezes, quem trabalha na área de Marketing desconhece a força e a eficácia da Comunicação. Pois esta é uma área altamente especializada que, ao contrário de outras, pode ser exercida por pessoas sem a devida formação universitária, o que concorre para que não seja encarada como uma atividade de “1ª classe”. Não raramente, as decisões acerca de Comunicação dentro das organizações são baseadas apenas em “achismos”, o que faz com que esta atividade acabe não conseguindo gerar os resultados que poderia alcançar se fosse praticada com rigor profissional. Então, como sensibilizar a cúpula das organizações e os tomadores de decisão para a importância da Comunicação ?
TIRANDO O MOFO DO MARKETING
Os princípios básicos do Marketing são eternos, mas vem aumentando tanto a velocidade das mudanças na sociedade que é necessária uma nova mentalidade – e também uma nova prática. Executivos encastelados produzem cada vez mais estratégias distantes do que seus mercados necessitam e essa miopia se deve, em parte, a conceitos enlatados que são disseminados sem o devido “filtro” cultural brasileiro. E a utilização provocativa da palavra “mofo” é justamente para servir de alerta a empresários e executivos que lidam diariamente com um consumidor cada vez mais exigente, propenso a infidelidade e dono de seu destino – ou melhor, do destino de seus recursos. O que fazer, então?
REAPRENDENDO A TRABALHAR
As empresas mudaram muito: 1) profissionais mais experientes estão sendo aposentados precocemente, dando lugar a outros muito mais jovens (alguns, inclusive, com pós-graduação, mas com pouca vivência); 2) o fascínio exercido pelas novas tecnologias está colocando o e-mail como pilar das relações entre colegas de trabalho, decretando o fim do “conversando (ao vivo) é que se entende” – levando a falta de comunicação e muito re-trabalho; 3) o frenesi por downsizing derrubou as paredes físicas entre os departamentos das organizações, mas não os muros remanescentes nas cabeças dos funcionários! E soma-se a tudo isso uma brutal crise de liderança ! O que fazer, então?
COMPETIÇÃO DESENFREADA
Quanto mais opções em cada categoria de produto/serviço, maior a competitividade. Quanto mais o consumidor se sente poderoso para escolher o que bem entender, pior para quem está disputando mercado com muitos competidores. Quanto mais a competição fica desenfreada, maiores riscos de disputar mercado em um ambiente antiético – ou, ainda pior, aético. As estratégias de Marketing, diante de um cenário assim, vêm-se transformando a ponto de muitos profissionais não conseguirem entendê-las, nem acompanhá-las
NECESSIDADES * Por conta do contratante.
Passagem Aérea com tarifa flexível
Hospedagem em quarto individual
Traslado necessário até o evento e até o hotel
Alimentação: enquanto durar o evento
MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA PALESTRA
Notebook
Telão
Datashow
Microfone de mão sem fio
MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA PALESTRA MUDA
2-Notebooks (p/ som e p/ imagem)
Telão
Datashow
Microfone de mão sem fio
Trocador de slide sem fio
O palestrante leva um pen drive com a apresentação.