Fred Alecrim é escritor, consultor e palestrante. Durante 10 anos, foi consultor e palestrante da Ponto de Referência e atualmente oferece palestras e consultoria através da UAUgomais.
É autor do blog UAUgomais, premiado pelo Top Blog como melhor blog de empreendedorismo do Brasil, e dos livros ‘UAUgomais: Uaus para ins-pirar você e seu negócio!’; ‘Movimentação: Como afastar a mesmice e melhorar resultados’ e ‘A Cura Empresarial: Lições de Liderança para cuidar da saúde do negócio’.
Há mais de 10 anos, é consultor e coordena diversas missões de empresários para o exterior, entre elas para a maior feira de varejo do mundo (NRF), em Nova Iorque (EUA), e para os bastidores da Disney, em Orlando (EUA).
Em suas palestras, Fred usa linguagem simples e conteúdo magnético. Uma forma prática e divertida de ver, entender e saber como aplicar ideias e temas relevantes para o dia-a-dia dos negócios.
É filho, pai e marido apaixonado pela família. Ama pesquisar, estudar e escrever sobre tendências, varejo, atendimento e a convergência dos mundos on e offline, que ele mesmo chama de Onoffre (Online + Offline = Resultados).
Há mais de 8 anos, coordena e atua como consultor na missão de empresários para a maior feira de varejo do mundo (NRF), em Nova Iorque/EUA. Também coordena e atua como consultor na missão de empresários aos bastidores da Disney, em Orlando/EUA.
Formação

  • Graduado em administração de empresas
  • Especialista em Marketing e Gestão empresarial
  • Pós em Pedagogia Empresarial Estratégica
  • Certificado em Social Media Marketing e Content Marketing
    Experiência
  • Vendedor e gerente de empresa atacadista
  • 12 anos de experiência no varejo
  • 10 anos como facilitador e consultor de varejo e serviços
  • Facilitador e multiplicador da metodologia “como vender mais e melhor”
  • Facilitador e multiplicador da metodologia “saber empreender”
  • 4 anos como Diretor Comercial de rede de perfumes e cosméticos
  • 10 anos como consultor e palestrante da Ponto de Referência
  • Proferiu palestras para: ALE combustíveis, FIAT, Claro, Eurocentres (Londres), Vitarella, Johnson & Johnson, Unibanco, Unimed, TIM, Grupo LVMH, CNDL, SEBRAE, OI, Contém 1 grama, Brasil Brokers, Sonho dos pés, Shopping Iguatemi (BA), Salvador Shopping, Shopping Recife, Conjunto Nacional, Grupo Laureatte de Educação, entre outras.
    Atualmente
  • Palestrante e consultor da UAUgomais
  • Mentor da Endeavor –
    Autor do Livro UAUgoMais: Uaus para ins-pirar você e seu negócio!
  • Autor do Livro Movimentação: Como afastar a mesmice e melhorar resultados
    – Blogger, Videocaster e Podcaster
  • Co-fundador da Eita!
    O que ele escreve
    Fred começou a carreira de autor escrevendo sobre tendências de gestão de varejo no seu blog UAUgomais. Do blog surgiu seu primeiro livro: “UAUgomais: Uaus para ins-pirar você e seu negócio!”, recheado de ideias simples e práticas para ins-pirar empresas e seus profissionais a construírem serviços campeões.
    Palestras:
    Movimentação: Como afastar a mesmice e melhorar resultados
    Causa
    Ins-pirar Líderes empresariais e seus profissionais a construírem organizações mais humanas e lucrativas.
    Foco do Cliente
    Donos de empresa, gestores e profissionais incomodados com a mesmice que assola o mercado. E que, por isso mesmo, buscam se mexer para construir mais e melhores resultados através de muito movimento.
    Mantra: movimento gera movimento
    Palestra com linguagem simples, direta e dinâmica, que mostra a importância de se manter em movimento. Quais os movimentos que irão levar você e o seu negócio a vender mais, para mais gente, com mais margem, por mais tempo?
    Fred Alecrim apresenta os principais movimentos que as empresas campeãs em Reputação, Relacionamento e Resultados estão fazendo. A palestra é baseada em seu último livro, “Movimentação: como afastar a mesmice e melhorar resultados”. O conteúdo é recheado de conceitos, casos de sucesso, imagens, vídeos, exemplos e dados de pesquisas e estudos.
    MovimentAÇÃO: Como afastar a mesmice e melhorar resultados. Em seu segundo livro Fred Alecrim apresenta os principais movimentos para levar você e seu negócio a mais e melhores resultados: vender mais, para mais gente, com mais margem e melhor reputação. Esses movimentos são o que ele chama de movimentação.
    O livro, que tem prefácios de Martha Gabriel, Jim Cunningham e apresentação de Caio Camargo, é um guia para afastar a mesmice e melhorar os resultados da sua empresa ou da sua carreira profissional.
    C.U.R.A. Empresarial: Lições de Liderança para cuidar da Saúde dos Negócios. No seu terceiro livro, Fred Alecrim Fred Alecrim analisa a alma dos negócios de sucesso. C.U.R.A. – Cultura Única de Respeito e Aprendizado traz o olhar para o ambiente dos negócios de sucesso. Lições de Liderança que podem ajudar o seu negócio a ser mais produtivo e ao mesmo tempo ter um ambiente estimulante e equilibrado. melhorar os resultados da sua empresa ou da sua carreira profissional.
    UAUgoMAIS: Transforme sua loja em as-pirador de clientes
    Causa
    Ajudar empresas e profissionais a transformar Clientes em Fãs através de serviços campeões.
    Foco do Cliente
    Donos de empresa, Potenciais empreendedores, gerentes e líderes.
    Mantra: de loja para HUB
    Fred Alecrim apresenta dicas de como transformar a sua loja em um espaço vivo e magnético, para que em cada visita o Cliente seja transformado em fã de sua marca. Como fazer a sua loja transformar Passante em olhante, olhante em entrante, entrante em comprante e comprante em recomprante e recomendante?
    O futuro dos negócios passa por ter serviços campeões. Nesta palestra, Fred Alecrim mostra conceitos, dicas e exemplos de como construir esses serviços no seu negócio. O conteúdo é acompanhado de ins-pirações e exemplos de inovação em atendimento, conveniência, design, entretenimento e educação. Slides, vídeos, dicas e exemplos, além de doses de criatividade, entusiasmo e humor capturarão a atenção dos espectadores.
    GPS: Como Gente, Processos e Sistemas garantem mais e melhores resultados
    Causa
    Re-definir o foco das empresas e melhorar seus resultados.
    Foco do Cliente
    Donos de empresa, potenciais empreendedores, gerentes e líderes.
    Mantra: marca é verbo
    GPS, os 3 pilares do sucesso: como Gente, Processos e Sistemas ajudam a melhorar resultados. Fred Alecrim utiliza a metáfora do GPS para apresentar os 3 guias rumo ao sucesso de negócios e carreiras profissionais. Calibrar o seu GPS é garantia de mais e melhores resultados, é ter a sua marca na cabeça e no coração dos Clientes.
    Esta é uma palestra que mostra os principais focos de atuação das marcas vencedoras, e é desenvolvida com conteúdo lúdico, recheado de conceitos, exemplos ins-piradores, imagens e vídeos.
    Tendências: Inspirações e Transpirações para melhorar os resultados
    Causa
    Conectar os negócios às melhores práticas do mercado mundial.
    Foco do Cliente
    Donos de empresa, potenciais empreendedores, estudantes e profissionais.
    Mantra: se ins-pire e depois trans-pire!
    Sua marca se movimentando para liderar o mercado, através da implementação de tendências mundiais. Referências criteriosamente selecionadas do que realmente é aplicável e/ou essencial, considerando a realidade do nosso país. Tudo com base no Cliente da nova era: quem ele é, como ele está. Quais marcas estão conseguindo ganhar a preferência e a recomendação deste Cliente, como e o quê estão fazendo para isso.
    Palestra recheada de conceitos (inspirações) e exemplos (transpirações). Uma ótima oportunidade para quem quer conhecer as tendências mais recentes e relevantes, casos de sucesso e melhores práticas do mundo dos negócios. Ideal para manter-se informado e então movimentar o seu negócio para garantir mais e melhores resultados amanhã e sempre!
    As tendências apresentadas são frutos de viagens internacionais para visitas técnicas aos pioneiros do varejo mundial, como também de viagens pelo Brasil.
    Pegada para o Futuro: Transforme seus sonhos em resultados
    Causa
    Ajudar pessoas e profissionais a transformarem sonhos em realidade, e com isso serem mais felizes e realizados.
    Foco do Cliente
    Donos de empresa, potenciais empreendedores, estudantes e profissionais.
    Mantra: uma vida sem causa é uma vida sem efeito
    Palestra com linguagem simples e direta, para mostrar o passo a passo de como transformar sonhos em realidade. Através da ferramenta visão de futuro, Fred Alecrim mostra o que é preciso fazer para aumentar as chances de ser bem sucedido em seus projetos de vida (profissional e/ou pessoal).
    Na palestra você também vai ver:
  1. O que é CAUSA e a sua importância para a força de sua PEGADA;
  2. Qual a maior das energias para manter movimento, e de onde ela vem;
  3. Como definir a sua essência competitiva;
  4. O que são mandamentos e como eles podem ajudar rumo ao sucesso.
    Como amar seu trabalho sem mudar de empresa
    Causa
    Ajudar profissionais a serem mais felizes e produtivos no trabalho.
    Foco do Cliente
    Executivos, donos de empresa, profissionais.
    Mantra: ame o que você tem, não o que te falta
    A satisfação do funcionário e o seu engajamento com a empresa e o seu trabalho são fundamentais para os resultados do negócio. Porém, em muitos casos a satisfação e o engajamento das equipes são baixos; enquanto o nível de stress é cada vez mais alto. O efeito disso? Má gestão de tempo, baixa produtividade e alto custo com rotatividade de pessoal.
    Nessa palestra, Fred Alecrim apresenta que é possível sim aprender a amar o trabalho que você tem, sem necessariamente ter que mudar de empresa. Os espectadores receberão 10 dicas valiosas que vão ajudar e muito a ver o trabalho com outro olhar, e assim melhorar engajamento, satisfação e resultados.
    Líder UAUgoMais
    Causa
    Ajudar na evolução dos líderes nas empresas.
    Foco do Cliente
    Líderes e potenciais líderes de equipe.
    Mantra: a equipe é reflexo do líder
    Palestra que mostra quem é e como atua o líder UAUgomais. A importância desse líder para as empresas e suas equipes. O que é ser um líder UAUgomais e qual a diferença que isso pode fazer nos resultados.
    Venda mais em promoções e datas comemorativas
    Causa
    Ajudar empresas e profissionais a venderem mais em promoções e datas comemorativas.
    Foco do Cliente
    Varejistas, gerentes e vendedores de loja.
    Mantra: faça promoção DE VERDADE
    Nesta palestra, Fred Alecrim apresenta dicas práticas de como vender mais em suas promoções e como aproveitar melhor as datas comemorativas. O conteúdo é recheado de exemplos e dicas simples e práticas, que farão das suas promoções eventos que conquistarão a confiança, o elogio e a preferência dos Clientes.
    Nesta oportunidade, os espectadores irão ver o que funciona e o que não funciona – quando o assunto for fazer promoções e aproveitar o melhor das datas comemorativas. O conteúdo ensinará como fazer desses momentos um grande atrativo para consumidores; como vender mais para eles e inspirá-los a voltar – além de recomendar sua marca para outras pessoas.
    A energia das equipes de resultados
    Causa
    Ins-pirar a integração das pessoas nos negócios.
    Foco do Cliente
    Líderes, executivos e profissionais.
    Mantra: pra entregar tem que integrar
    Em muitas empresas, encontramos setores com equipes que não enxergam nada além dos seus setores. Isso gera problemas de comunicação, de relacionamento e muitas vezes um setor vê outro como concorrente e/ou como problema. Logo, é muito difícil haver ajuda e integração entre as equipes. Isso prejudica o clima organizacional e compromete a entrega de cada um.
    É muito importante que na sua empresa, ou onde você trabalha, os profissionais ajudem uns aos outros; que as equipes sejam integradas e engajadas.
    Essa palestra traz dicas, exemplos e conceitos para ajudar os participantes na construção de um ambiente aonde as equipes sejam integradas e engajadas com a CAUSA do negócio. Como fazer para que as pessoas trabalhem mais em equipe. De onde vem a energia das equipes integradas.
    De vendedor a líder – transformando clientes em fãs
    Causa
    Ajudar vendedores a vender mais e melhor.
    Foco do Cliente
    Vendedores.
    Mantra: mais que vendedor, ídolo dos Clientes
    Focada em vendas, esta palestra é recheada de dicas de como se tornar mais do que um vendedor: um ídolo que atrai Clientes e os transforma em fãs; que, além de comprar mais, irão elogiar e recomendar você para um monte de gente.