Formou-se em letras pela UFRJ em 1985, ano em que foi morar em São Paulo, onde obteve o grau de mestre em Literatura Brasileira (1989) pela USP, estudando a obra do poeta Carlos Nejar.

Defendeu o doutorado em Filosofia da Educação, também na USP, em 2003, analisando o pensamento de Alfonso López Quintás.

Obteve o pós-doutorado em Filosofia e História da Educação, na Unicamp, em 2011, estudando a linguagem educacional brasileira, tendo em vista as obras de quatro escritores: Rubem Alves, Cristovam Buarque, Pedro Demo e Régis de Morais.

Desde 1983 ministra palestras/cursos em escolas e faculdades, empresas e ongs, livrarias, bibliotecas e editoras, sobre temas relacionados à arte de ler, pensar, escrever e ensinar. A partir de 1998 tornou-se professor universitário, ministrando aulas de Comunicação Visual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Infantil, no Centro Universitário São Camilo, na Universidade de Santo Amaro e no Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa. Foi professor do programa de mestrado e doutorado em educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP) entre 2004 e 2011.

Colabora em várias revistas e jornais, algumas com versões eletrônicas, destacando-se o semanário Correio da Cidadania, a revista Educação a revista Língua Portuguesa e o portal Observatório da Imprensa. Participa do conselho editorial da Editora Mandruvá em parceria com várias universidades e instituições brasileiras e estrangeiras, responsabilizando-se diretamente pela Revista Videtur-Letras.

Em 2005 criou, com outros educadores, em São Paulo, o Núcleo Pensamento e Criatividade, em convênio com a Escuela de Pensamiento y Creatividad.Desde 2014 atua como professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (SP).

Obras Publicadas

Publicou em 1996 o livro Ler, Pensar e Escrever; em 2000, publicou O Leitor Criativo; Palavras e Origens: Considerações Etimológicas, em 2002; A Arte da Palavra, em 2002; O Professor do Futuro, também em 2002; Filosofia, Ética e Literatura, em 2003; A Arte de Ensinar, em 2004; Elogio da Leitura, em 2005.

Em 2006 lançou três livros: Crônicas Pedagógicas, A Leitura das Entrelinhas e Literatura e Educação. Em 2007, mais três livros: A Leitura Observada e outros Estudos, Os Sete Pecados Capitais e as Virtudes da Educação e Educação, Linguagem e Etimologia, em co-autoria com Jean Lauand e Luiz Costa Pereira Junior.

Em 2008, lançou Introdução à Filosofia da Educação. No início de 2009, publicou dois novos livros: Estética & Educação e O livre-educador. Em 2010, publicou Educar para a liberdade: e outros impossíveis necessários; também em 2010, a Editora Saraiva lançou a segunda edição (revisada e ampliada) do livro Palavras e Origens. Em 2011, saiu a quinta edição do livro Ler, Pensar e Escrever pela Editora Saraiva. Também em 2011, lançou O Valor do Professor, pela Autêntica Editora.

Em 2012 lançou A Palavra é Futuro, na série A Palavra É, pela Editora Gutenberg, do Grupo Editorial Autêntica.

Em 2013, pela Editora Sextante lançou, com Anderson Cavalcante, o livro A Oração de São Francisco, e, pela Editora Eureka!, Ser voluntário: as razões do coração.

Em 2014, publicou o livro Formação integral: educação financeira como tema transversal, pela Editora DSOP

PALESTRAS

Conviver: novos conceitos para humanizar o cotidiano

Apresentar conceitos humanizadores vinculados à filosofia personalista e ao pensamento contemporâneo, tendo em vista os atuais contextos sociais e profissionais.

  • O ser humano como ser da convivência.
  • As dificuldades e os valores da convivência.
  • Ideias sobre a humanização do humano: um paradoxo realista
  • Como os conceitos humanizadores atuam na conduta
  • Convivência, inteligência e liberdade

A volta das musas: viver melhor no mundo acelerado

As 9 musas nos ensinam a transformar a existência numa obra de arte. Conhecê-las e compreendê-las é inspiração para viver e trabalhar melhor, dando atenção ao essencial.

  • Reaprender a falar, a ouvir e dialogar.
  • O riso reflexivo diante da seriedade da vida.
  • Como recuperar o senso da história e do sagrado nas tarefas cotidianas.
  • A leitura do futuro, observando a realidade presente.
  • Dançar conforme a música, ou inventar uma nova canção?
  • A descoberta da 10ª

Liderança: uma questão de educação

O líder não nasce pronto e não pode contentar-se com as lições da “escola da vida”. A liderança é fruto de constante aprendizado pessoal e do exercício consciente de habilidades específicas..

  • Liderança se aprende: premissas e promessas.
  • O líder como mestre da autoliderança.
  • Habilidades decisivas: leitura reflexiva, pesquisa ampla e interpretação crítica.
  • A arte de contar histórias como instrumento para gerar mudanças.
  • Emoção e pensamento no exercício da liderança.
  • Ser líder é ensinar os outros a serem líderes

A Arte de Ensinar

A didática pode fazer das aulas ocasião de clarividência e beleza, na medida em que os docentes desenvolvam a criatividade, a sensibilidade e outros talentos inspiradores.

  • Ensinar: criar situações de aprendizado.
  • O prazer de aprender e ensinar.
  • O transbordamento artístico no âmbito da educação.
  • As virtudes estéticas do professor criativo.
  • Ensinar a pesquisar, a refletir e decidir.
  • O sentido da vida: tema transversal

Bullying: conflito sim, violência não!

Propor reflexão aprofundada sobre a violência escolar em geral e o Bullying em particular, procurando formas de diagnosticar os problemas e superá-los com eficácia pedagógica.

  • As raízes e as desrazões da violência: o fenômeno Bullying.
  • A violência dentro de cada um de nós como causa da violência escolar.
  • A relação entre conflitos e violência.
  • O medo “puxa o gatilho” — atitudes que pioram a situação.
  • Atitudes que convidam ao exercício criativo da autoridade e da liberdade.
  • Soluções na sala de aula e no ambiente institucional

O Professor do Futuro: desafios da idade mídia

Pensar com os professores sobre sua prática docente para que, sem perder as conquistas do passado, mas apoiados em novos conceitos, desenvolvam formas criativas de aprender e ensinar.

  • O professor do passado e suas funções tradicionais.
  • A escola como instituição conservadora e inovadora.
  • O futuro do professor depende da visão que ele tem si mesmo.
  • O que aprendi com meu Ipad: aventuras na Idade Mídia.
  • Os alunos.com.br: alunos “plugados”.
  • Conhecer é co-nascer: propostas renovadas para o ensino contemporâneo.

Os sete pecados capitais e as virtudes da educação

A partir de uma análise filosófica e artística sobre os chamados “sete pecados capitais”, enfatizar o poder transformador da Educação.

  • As diversas acepções de “pecado” no âmbito da Educação.
  • A Gula e a boa alimentação cultural e a Avareza na avaliação.
  • A Soberba versus a Humildade de deixar que o outro aprenda.
  • A relação entre a Ira e a tristeza. A Indignação como virtude.
  • A Luxúria destrutiva versus o Amor. As artimanhas da Preguiça.
  • A Inveja, obstáculo para a relação pedagógica

Quem ensina, sempre aprende

Analisar as palavras “quem”, “ensina”, “sempre”, “aprende”, descobrindo significados que valorizam o entusiasmo e o idealismo na tarefa docente

  • A identidade e a personalidade do professor: o autoconhecimento.
  • O aperfeiçoamento pessoal como tarefa cotidiana de quem ensina.
  • O que ensinar e como ensinar? Pode-se ensinar tudo?
  • O aprender como desejo inevitável e a maestria do aprender.
  • Aprender é ler e interpretar. As disposições para aprender ao máximo.
  • Como ensinar sempre? Como aprender sempre?

Educação e Humor: o riso reflexivo

O riso reflexivo ajuda a ver o mundo em suas diferentes dimensões, seus contrastes e ambiguidades. O humor educa, ao libertar nossa inteligência das respostas prontas e insuficientes.

  • As características definidoras do humor.
  • Ironia como instrumento de conhecimento e crítica.
  • O riso em sua relação com a linguagem docente.
  • Ri melhor quem ri… para pensar.
  • Educar para o bom humor, evitando a zombaria e o sarcasmo.
  • A alegria de ensinar deflagra a alegria de aprender.

A Aula Inesquecível: o que é qualidade educacional?

A aula inesquecível decorre da qualidade educacional, a ser perseguida por professores, alunos, familiares, por toda a escola e, de modo abrangente, por toda a sociedade

  • O que é qualidade? E o que é qualidade educacional?
  • Como transformar a aula numa ocasião de descobertas e surpresas?
  • Qual a qualidade necessária do relacionamento entre professores e alunos?
  • Escola de qualidade — escolhas de qualidade.
  • O papel dos familiares e do entorno social.
  • Resgatar a curiosidade natural como estratégia determinante do plano de aula

Educar nossos filhos: limites ou horizontes?

É preciso repensar a educação familiar diante das novas configurações sociais e dos diferentes (e por vezes contraditórios) sistemas de valores que nos são apresentados

  • Dúvidas e perplexidades dos pais nesta primeira década do século 21.
  • A Teoria da Escolha e suas sugestões para uma educação orientadora.
  • A liberdade: uma velha questão em novos contextos.
  • A Idade Mídia dentro de casa.
  • Os limites limitam, e os horizontes estão longe…
  • A linguagem do poder cria limites. O poder da linguagem abre caminhos

METODOLOGIA PARA TODAS AS PALESTRAS

A palestra é adequada às expectativas e à realidade do grupo receptor, com inserção de exemplos da vida cotidiana e das artes, em especial da literatura. Os argumentos conduzem a conclusões dialogadas e compartilhadas.