GIOVANE FARINAZZO GÁVIO é filho de Lecy e João Ayrton, sendo o caçula e único homem dos quatro filhos do casal. Sybele é a mais velha, logo depois vem Giseli, que atualmente joga vôlei de praia, e em seguida Josiane. Casado com Priscila Komninos Gávio, Giovane, de 37 anos, tem quatro filhos , Giulia (11 anos), Gianmarco (10 anos), Filipe (2 ano) e Thiago.
A TRAJETÓRIA
O judô perdeu um esforçado atleta… para sorte do vôlei brasileiro, que hoje se orgulha de ter o melhor atacante do mundo. Todos os elogios são merecidos quando se fala de Giovane Gávio, esse mineiro de Juiz de Fora que já ganhou todos os principais títulos do vôlei mundial e foi premiado como melhor bloqueador, melhor atacante e, para completar a coleção de prêmios, melhor jogador de vôlei do mundo. E pensar que Giovane, um dia, vestia quimono ao invés de joelheiras…
Gigio, como é carinhosamente chamado por amigos e pelas histéricas tietes, só se aproximou do vôlei aos 12 anos e por influência da irmã Giseli, que já começava a mostrar talento para o esporte. O começo foi no clube Bom Pastor e logo já jogava também na equipe do Colégio dos Jesuítas, onde estudava. Além do incentivo da irmã mais velha, Giovane teve também todo o apoio dos pais, João e Lecy, que custeavam suas despesas e lhe davam todas as condições para seguir no vôlei. Filho de militar, Giovane trouxe para as quadras duas qualidades que assimilou de sua educação: determinação e disciplina. Giovane só respirava vôlei: sua paixão era tanta que muitas vezes passava o dia inteiro no clube, entre os treinos na categoria infantil e as muitas horas sentado assistindo aos treinos da equipe adulta. Logo ganhou uma oportunidade e, aos 16 anos, recebeu do Banespa um convite para jogar em São Paulo. Era o saque para uma carreira de sucesso…
Dois anos depois de se mudar para São Paulo, o atacante era convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira e, de lá para cá, foram dezenas de títulos, prêmios, medalhas, conquistas, no Brasil e no exterior, e a consagração como um dos melhores e mais completos jogadores de todos os tempos. A maior conquista até então veio em 1992, nas Olimpíadas de Barcelona, com a medalha de ouro, a única dos esportes coletivos do Brasil. Títulos e mais títulos com a camisa da Seleção, nos clubes e na praia, por onde esteve durante três anos e foi campeão brasileiro (1998), ao lado do companheiro e amigo Tande.
Hoje, aos 37 anos e bi-campeão olímpico, Giovane atua como técnico do time Tigre/Unisul em Joinville. Depois de ter alcançado seu objetivo em Atenas, Giovane se despediu das quadras, mas ainda não do vôlei. Para azar do judô…
AS PALESTRAS DO GIOVANE Nosso campeão também atua na área motivacional, ministrando palestras por todo o Brasil para diversas audiências, como Esportistas, Vendedores, Pscicólogos e outros. Suas palestras abrangem sua intensa experiência como jogador de voleibol, diversas vezes campeão, que rodou várias vezes o mundo em prol de um objetivo. Os temas variam para cada situação, mas são comuns as Palestras
Motivacionais, onde aborda temas como Trabalho em Equipe, Liderança, Determinação, Disciplina entre outros. .