Trinta e sete anos de experiência profissional em treinamento, consultoria e coaching, nas áreas de Educação Corporativa, Gestão Estratégica, Varejo, Marketing, Negociação, Vendas & Distribuição. Doutorando em Gestão de Negócios pela FGV/Rennes (França), Mestre em Administração pela FGV e pós-graduado em Marketing pela ESPM/RJ.
Já atendeu mais de 300 empresas nacionais e multinacionais de diversos setores. Como palestrante participou de importantes eventos nacionais e internacionais, tais como ASTD (American Society for Training and Development) nos EUA em 2006, 2007 e 2010; CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento) em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011; CRIARH; ABTD; ExpoVendaMais. É Coordenador Acadêmico dos seguintes MBAs da FGV: Gestão Comercial; Gestão de Varejo e Gestão Estratégica de Serviços.
Autor dos livros Manual para Montagem de uma Universidade Corporativa (ed. ABTD); Negociação e Influência em Vendas (ed. MVC); Certificação da Área Comercial (ed. MVC). Co-autor de 5 livros: Marketing (ed. FGV); Manual de T&D (ed. Pearson); Gigantes da Venda (ed. Landscape), Gestão de Marketing (ed. FGV) e Gestão Social: metodologia e casos (ed. FGV). Colunista da Revista VendaMais há mais de 12 anos, escreve regularmente artigos e resenhas em veículos especializados. Apresentador de 5 vídeos de treinamento produzidos pela COMMIT; produziu dois programas de e-learning – Vendas Consultivas e Negociação Comercial .