Destacado no Top 50 do Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, participa do Jornal das Dez da GloboNews e do Prova dos Nove e do Jornal da CBN da rádio CBN. Teve importante papel na modernização do Jornal de Brasília.
Jornalista especializado em Política Econômica desde 1980, João Borges é editor e comentarista de Economia do Jornal das Dez, telejornal noturno da GloboNews, apresentado de domingo a domingo desde outubro de 2011. É também comentarista de Economia do programa Prova dos Nove da rádio CBN, emissora onde ainda participa do quadro Time das Nove do Jornal da CBN, falando às segundas-feiras.
Está na Rede Globo desde 2003, após deixar o cargo de chefe de Comunicação Social do Banco Central, onde, além de assessorar o presidente Armínio Fraga Neto, tinha assento nas reuniões de Diretoria e do Comitê de Política Monetária (Copom). Foi também diretor regional de Jornalismo da TV Bandeirantes em Brasília e comentarista nos telejornais da emissora.
Teve passagens pela revista IstoÉ e pelos jornais O Estado de S.Paulo, O Globo e Jornal de Brasília. Participou ativamente no processo de modernização deste veículo, ao lado de Luís Gutemberg, que culminou com a mudança da apresentação gráfica do jornal, em 1999.
Ganhou vários prêmios por reportagens na área econômica. O reconhecimento mais recente veio com sua eleição para compor os Top 50 do Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, iniciativa do Jornalistas&Cia, em parceria com a Maxpress. Fez parte da Comissão de Julgamento dos Prêmios CNI de Jornalismo 2012 e 2016. Participa de debates, encontros e congressos, atuando como moderador e palestrante.
Coeditou e publicou poemas na revista de poesia experimental Bric-a-Brac, editada a partir de Brasília, entre 1985 e 1992. É autor do livro Anatomia de Um Desastre (Portfolio Penguin, 2016), em coautoria com Claudia Safatle e Ribamar Oliveira.