João Wainer (São Paulo, SP, 1976), iniciou sua carreira fotográfica aos 16 anos como estagiário do Jornal da Tarde. Trabalhou por dois anos como assistente do fotógrafo Bob Wolfenson antes de ingressar na equipe de fotógrafos do jornal Folha de S.Paulo, em 1996. Durante 20 anos esteve ligado a Folha de S.Paulo ocupando cargos de Repórter Fotográfico, Editor de Fotografia, Editor de Imagem e Repórter Especial.
Dirigiu os documentarios “JUNHO – O mês que abalou o Brasil” distribuído pela O2 Play, e “PIXO” sobre o fenomêno da pixação em São Paulo, em parceria com a Fondatión Cartier em Paris..
Em 2010 assume a direção da TV Folha, departamento de vídeo do jornal Folha de S.Paulo que revolucionou a linguagem de jornalismo em vídeo para internet e participa da criação do programa de mesmo nome na TV Cultura.
Em 2018 dirige para a Globonews a série “Política: Modo de Usar” com a Maria Farinha Filmes, e um dos episódios da série “Outros Tempos”para HBO com a Pródigo Filmes.
Em 2017 dirige “12 de Novembro” um dos episódios da série “Espírito da Luta” sobre as origens do UFC para Academia de Filmes. O documentário foi lançado em mais de 100 países no canal “UFC Fight Pass”.
Ainda em 2017 dirige a série de 8 episódios “Linhas Tortas” também para Academia de Filmes, sobre carreiras interrompidas de jogadores de futebol.
Em 2015 lança documentário para Spotfy “Derrubando Muros, Expandindo Horizontes”sobre o rapper Gabriel Pensador, que fez parte da série “Spotify PostDocs”.
Dirigiu videoclipes para artistas como Emicida, Mano Brown, Ana Cañas, MV Bill, Rappin Hood, Dexter entre outros.
Em 2018 dirige o clipe “Manifestação”para Anistia Internacional, com mais de 30 artistas em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Como diretor de fotografia para cinema atuou nos documentários Xpress(2009, MTV internacional / UNICEF) e na série Chico Buarque (2006/2007, TV Bandeirantes / Multishow).
Em 2013 vence o Prêmio Esso na categoria Telejornalismo pela cobertura dos protestos de junho de 2013.
Recebeu o Prêmio Folha de Edição em 2008 e2011.
Foi vencedor do Prêmio Don Quixote de La Perifa por dois anos consecutivos (2007/2008, Cooperifa, São Paulo.
Como fotógrafo, possui uma carreira indepedente, colaborando com diversas publicações como Trip, Marie Claire, Bravo!, Roling Stone e em capas de livros, CDs e DVDs para artistas como Chico Buarque, Rita Lee e Gilberto Gil.
Em 2003 publica o livro Aqui Dentro: Páginas de uma Memória – Carandiru (Imprensa Oficial) resultado de uma imersão de 4 anos no maior presídio da América Latina
No ano de 2008 entrou para a coleção Pirelli/MASP de fotografias.
Em 2007 publicou seu livro Últimas Praias: Entre Ubatuba e Paraty (Terra Virgem).
Realizou as individuais Alfabetização Solidária nos Confins do País, 1999, FIESP, Brasil eRetratos de Campanha, 2002, Espaço Paul Mitchel, São Paulo, Brasil.
Entre suas participações em mostras coletivas pode-se destacar:Né Dans La Rue: Grafitti, 2009, Fundação Cartier, Paris, França; Habite-se, 2009, Galeria Olido, São Paulo, Brasil; PHOTOQUAI: Biennale des Images du Monde, 2007, Museu Quay Branly, Paris, França e Marginália, 2006, Reencontre d’Arles, França.