Jorge Lucki é
Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, consolidou sua
formação em vinho na Academie du Vin de Paris. Além de colunista do jornal
Valor Econômico e das revistas Valor Investe e Prazeres da Mesa, Lucki é
consultor de livros sobre vinhos traduzidos no Brasil e coautor do guia
Descorchados América do Sul.
Jorge Lucki é um dos mais renomados especialistas em vinho do país.
Escreve semanalmente para o jornal Valor Econômico e mensalmente para as
revistas Estampa e Prazeres da Mesa.
Atividades
Consultor e crítico de vinhos.
Colunista do jornal Valor Econômico e da Revista Prazeres da Mesa.
Momento do
Brinde – Radio CBN
Tema da Palestra:
As Perspectivas para o Mercado de Vinhos
Harmonização de pratos e vinhos
Palestras sobre vinhos com degustação e nossa agenda de shows não pára. Estamos muito felizes”, comemora Jorge.
Logo que resolveram juntar as violas profissionalmente – antes, tocavam separados em festas de amigos -, Jorge e Mateus passaram a compor. Fiéis à tradição sertaneja goiana, a dupla também adicionou ao som influências mais contemporâneas. “Escolhemos músicas de nossa raiz, com muita viola e sanfona caipiras, canções que sempre gostamos de escutar, além de novas influências, como o axé e o forró”, conta Mateus. “Apostamos em um som mais pop, com variações de ritmos. Nosso público é jovem, entre 15 e 30 anos, e não o das duplas convencionais. Fazemos shows em muitas festas de colégios e universidades porque quem curte nosso som tem uma cabeça mais aberta em termos musicais”, completa Jorge.
Para mostrar a originalidade da dupla, o primeiro sucesso do trabalho – “Pode Chorar”, na programação das principais rádios do país – é um forró animado descoberto no Nordeste. “O Brasil é enorme e existe um mercado paralelo muito forte”, conta Jorge. Eles também pinçaram do repertório de Bruno e Marrone “Tem nada a Ver”, faixa que abre o CD e DVD ao vivo, gravado na casa de shows Burro Preto. “Esta música eles gravaram há dez anos e passou despercebida. Demos uma nova roupagem, mais animada, e ficou com a nossa cara”.
Conhecidos pelo alto astral nos shows, Jorge e Mateus são fãs assumidos do trabalho da antiga dupla João Paulo & Daniel. Do repertório deles, selecionaram “Te Cuida Coração e Ta Faltando Amor”, a última, canção romântica que ouviam desde adolescentes. “É uma canção composta pelo cantor Daniel, juntamente com Pinocchio, que já lançou muitas duplas e é um profissional muito inteligente, tem a cabeça aberta musicalmente”.
As canções autorias do álbum – cinco ao todo – foram compostas por Jorge nos últimos dois anos. “São letras autobiográficas, experiências que vivenciei. Agora já estou escrevendo mais sobre outros fatos e situações”, diz ele, que prefere temas românticos com um ritmo mais animado. “É uma mistura que dá certo. A turma se diverte nos shows e também pensa na mensagem”. É o caso de “Querendo te Amar”, preferida das meninas, uma declaração de amor em tom pop, e “Goiânia me Espera”, um animado arrasta-pé comandado pela sanfona caipira de Pinócchio, que também emplacou no CD o bailão “Cavaco de Pau”. Jorge, porém, não esquece das composições românticas. “Castigo” e “Fogueira”, sobre desencontros amorosos, e “De Tanto Te Querer”, um lamento saudoso pela moça que se foi, vão ajudar os fãs a confortarem os corações machucados. Mateus também tem a canção “Traz Ela De Volta Pra Mim” de autoria própria. Além das composições próprias da dupla, o CD e DVD ainda conta com as inéditas “Me Leva” (Marcelo Dinelza) e “Te Amo Tanto Que Nem Sei” (Priscila Barutchy) responsável por vários sucessos nas vozes de Bruno & Marrone, KLB, entre outros.
Para valorizar as raízes, Jorge e Mateus incluíram no repertório a moda de viola “Paixão Goiana”, da dupla tradicional Ronaldo Viola & João Carvalho, sobre as andanças pelos interiores do Brasil tocando até o sol raiar. “A música cita várias cidades pequenas por onde já passamos e termina em Itumbiara, nossa casa”, explica. Outra moda de viola bastante conhecida pelas estradas país afora é “Espinho na Cama / Avião das Nove”, uma das preferidas da dupla. “Esta música lembra nossa infância, quando começamos a tocar”. O projeto também conta com um pout porrit de pagodes embalados pela tradicional Viola Caipira, homenageando e recordando alguns sucessos da dupla Tião Carreiro & Pardinho, dentre outras. Já a faixa “Do Brasil a Argentina (tô indo te buscar)” lembra as festas entre amigos da faculdade de Direito, em Ituiutaba e Itumbiara, onde Jorge cursou até o nono período. “Mateus fez Agronomia em Uberaba e Goiânia e também não se formou. Mas incluímos a música no disco”, conta.
Desde que lançaram os novos CD e DVD, Jorge e Mateus vêm tocando não só nas universidades, mas nos principais festivais e eventos de música sertaneja, como o Caldas Country Fest, que levou cerca de 25 mil pessoas por dia à cidade de Caldas Novas, em Goiás, no feriado de 02 de Novembro. Sucesso absoluto do início ao fim do show, os garotos fincam cada vez mais raízes na nova geração da música sertaneja. “A melhor coisa é fazer o que se gosta. Quebrei barreiras na minha família entrando para o meio artístico e hoje todos se orgulham de mim”, comemora Jorge, emocionado. “Os pais não querem que os filhos passem necessidade em uma carreira difícil. Mas nos agarramos à oportunidade e, graças a Deus, tem dado certo. Agora eles se realizam com nossa felicidade”, completa.
Apesar do futuro promissor, nada de descanso. A dupla sente-se em um novo recomeço com este trabalho e o ingresso na Universal Music. “É uma renovação, uma carta que tiramos da manga”, brinca. Sem mágicas, eles emocionam fãs e encantam o público por onde passam. “Agora só temos que trabalhar ainda mais para chegar aos quatro cantos do Brasil”, avisa a dupla. Alguém duvida?