Junior Dos Santos Almeida, nem sempre foi o “Cigano”. A historia do lutador de MMA começou em Caçador, uma cidade pequena, no interior de Santa Catarina, como a maioria dos brasileiros em um lar muito humilde.

Filho de Maria de Lourdes de Almeida, faxineira, e de seu Sebastião de Jesus Almeida, mecânico industrial. Com uma infância difícil, porém sempre feliz, Juninho, como era conhecido, teve seu primeiro trabalho aos 10 anos de idade. Sempre muito sonhador, esperava oportunidades para sua vida que não conseguia ver naquela pequena cidade.

E foi aos 18 anos, que Junior percebeu que queria mais para sua vida e resolveu sair daquele lugar onde havia crescido e criado as suas raízes, foi ai que veio a grande decisão. Tinha alguns amigos morando em Salvador e então partiu para lá.
Chegou com apenas R$ 80,00 no bolso, foi ai que ele soube mais do que nunca que precisaria de um emprego. Era tudo novo, nunca tinha saído de perto da sua família, nunca tinha estado em uma cidade daquele tamanho.

Mas Cigano deu um jeito, depois de lavar pratos, ser passador de carne, garçom, trabalhar com lojas de brinquedo, ele encontrou a luta. Por estar gordinho, foi procurar uma academia, e nessa academia ele conheceu o mestre Yuri Carlton, que o apresentou para o Jiu-jitsu em 2005.

Até os 21 anos, Junior dos Santos nunca tinha se aventurado no mundo da luta, mas apenas 1 ano apos começar a treinar, ele fez a sua estreia no MMA e venceu. Após fazer 7 lutas, foi em 2008, que ele conseguiu o seu tão sonhado contrato com o UFC. A partir dai, Cigano foi fazendo seu caminho de vitórias contra grandes nomes entre os pesos-pesados, como Shane Carwin, Mirko Cro Cop, Fabricio Werdum, Roy Nelson, Gilbert Yvel, Gabriel Napão e Stefan Struve.
E foi em 2011, que ele se credenciou a lutar pelo cinturão dos pesos-pesados do UFC. Junior dos Santos, o Cigano, tornou-se campeão, ao nocautear o então campeão Cain Velasquez, com apenas 1m04s do primeiro round. Como campeão defendeu o seu título contra Frank Mir. Mas, uma dificuldade acontece na vida do peso-pesado, Cigano perde o seu cinturão. O atleta encara isso como apenas mais um obstáculo na luta que é a vida. Mais do que nunca ele continua a escrever seu caminho de vitórias. E em breve poderemos vê-lo novamente como o campeão dos pesos-pesados do UFC.