Luciano Pucci Burti nasceu em São Paulo, a 5 de março de 1975, filho de um grande empresário da industria gráfica. Ao contrário da maioria dos pilotos, foi para as pistas bem tarde, começando a competir no kart aos 16 anos, em 1991. E três anos depois, em 1994, conquistou o seu primeiro título, tornando-se campeão sul-americano. No ano seguinte, foi campeão paulista.

Em 1996, com 21 anos, foi para a Inglaterra, para disputar o campeonato da Fórmula Vauxhall Jr. e, graças ao bom desempenho, foi promovido à categoria principal, da qual foi campeão em 1997.

Depois de várias vitórias na Fórmula 3  inglesa, foi convidado para um teste na F1, em Silverstone, pela equipe Stewart, da qual foi piloto de testes em 1999, ano em que também foi vice-campeão da Fórmula 3, atrás de Marc Hynes e na frente de Jenson Button.

Em 2000, Burti continuou como piloto de testes e reserva de Eddie Irvine e Johnny Herbert na Jaguar Racing, que sucedeu à Stewart,  e fez sua estreia na categoria no GP da Áustria, no dia 16 de julho, substituindo Irvine. Embora tenha assumido o carro apenas no sábado de manhã, Burti, que tinha largado na 21ª e penúltima posição, foi o 11º dos 12 pilotos que completaram a prova.

No ano seguinte, Burti foi contratado como piloto oficial da equipe, mas só disputou por ela as cinco primeiras corridas. Depois do GP da Espanha, no dia 29 de abril, trocou o time inglês pela Prost Grand Prix, à qual defendeu em nove provas, até o acidente que o afastou das provas oficiais. Nas 14 provas disputadas em 2001, Luciano Burti obteve 2 oitavos lugares; 2, décimos; 3, décimo – primeiros, e 1 décimo – segundo, e não completou as outras 6.

Temas de Palestras:

Além de piloto e comentarista esportivo, Luciano Burti divide sua experiência de vida apresentando palestras sobre temas que fazem parte do cotidiano das pessoas e, principalmente, um link de sua carreira ao mundo corporativo.

Durante a palestra há a exibição do vídeo completo do acidente ocorrido no GP da Bélgica de F1, pilotando um carro da Scuderia Prost. Neste momento Luciano faz um link com assuntos relacionados à superação de crises e desafios.

Do acidente ele guarda as seguintes lições:

  1. Visão positiva do futuro
  2. Pegar para si a responsabilidade
  3. Enxergar
  4. Criar uma solução
  5. Fazer acontecer