Nascido em Bauru, SP, em 1956, começou a trabalhar em jornais ainda garoto como revisor, cartunista e depois colunista. Trabalhou como tradutor de inglês na indústria de cadernos Tilibra. Formou-se em Comunicação em 1977 pela Universidade Mackenzie em São Paulo. Também cursou Marketing para Executivos na Fundação Getúlio Vargas; o Executive Development Program na University of Michigan Business School e o Six Sigma (Malcon Baldrige) Examiner Program na Dana University (EUA).

Mantém hoje um portal bastante popular  com enquetes, fórum, artigos, vídeos, rádio e uma variedade de conteúdos focados nas questões da educação e da luta contra o emburrecimento do Brasil.

Escreveu e publicou seis livros: Ninhal, Lendas Brasileiras, O Meu Everest, Brasileiros Pocotó e Nóis…qui invertemo as coisa e o DIÁRIO DE UM LÍDER. Cartunista premiado, tornou-se colunista de vários sites, revistas e jornais, além de produzir e apresentar o programa Café Brasil na rádio Mundial FM (95,7 FM) em São Paulo, que transformou-se em 2006 num dos mais importantes podcasts brasileiros. Também apresentar comentários diários no Transnotícias, programa da rádio Transamérica.

A experiência como jornalista e os 26 anos que atuou como executivo da multinacional Dana Corporation (12 dos quais na função de Diretor) propiciaram uma visão privilegiada da dinâmica do mundo dos negócios e do comportamento das pessoas que desempenham papéis de liderança.

A partir do contéudo de seus textos, Luciano transformou-se num dos grandes palestrantes brasileiros, que marca suas apresentações pelo bom humor, idéias provocativas e uso extensivo dos recursos multimídia.

– Se me perguntarem quem sou e o que faço, digo que sou um cartunista interessado na provocAÇÃO, inspirAÇÃO, inovAÇÃO e na transformAÇÃO das pessoas. Reflexão com ação. Só assim venceremos a mediocridade.

Luciano Pires é um palestrante diferente e especial

Palestrante, Executivo, Comunicador: Luciano Pires é mais do que um palestrante, é uma pessoa com um aprendizado conquistado por experiências fascinantes e enriquecedoras. Um palestrante que desperta o pensamento crítico, lateral, com foco na solução de problemas

Provocando, inspirando e estimulando o pensamento criativo, a palestra de Luciano Pires é satisfação para quem assiste e sucesso para quem contrata.

Nas palestras de Luciano Pires as pessoas experimentam minutos criativos, excepcionais, únicos e sensoriais. Utilizando recursos áudio visuais, música popular, vídeos, Internet, reprodução de artigos de jornais e revistas, além da televisão, Luciano consegue em 90 minutos manter a atenção de platéias que vão de doutores a mecânicos automotivos, estudantes e donas de casa. Sua capacidade de adaptar os discursos para as platéias é a grande arma para que sua mensagem seja compreendida e, mais que isso, lembrada.

Seu humor é surpreendente, transformando suas palestras em momentos divertidos e dinâmicos.

Com mais de 400 palestras em seu currículo, para públicos de 12 a 5.000 pessoas, Luciano surpreende pela forma bem humorada, a ligação com a platéia, a elegância nas colocações, o inusitado, a utilização dos mais modernos recursos áudio visuais e a constante surpresa de seus argumentos. Dana, IBM, Votorantin, Gimba, VW, Daimler Chrysler, Boticário, Editora Abril, Endeavor, All Delara, Michelin, International Paper e dezenas de associações podem atestar a capacidade de Luciano de entreter e, principalmente, provocar as platéias.

Palestras Motivacionais?

“Chamem de “provocacionais”, por favor” diz Luciano. O termo “motivacional” foi destruído pela grande quantidade de palestrantes que utilizam conteúdo superficial, técnicas simplórias e discursos envelhecidos, calcados no entretenimento puro e simples, incapaz de transmitir uma mensagem instigadora aos públicos.

Luciano prefere provocar as platéias, utilizando símbolos do dia a dia, exemplos que estão presentes na vida das pessoas, e não em teorias publicadas em livros editados no exterior.

O resultado de seu trabalho é a motivação, a reflexão, a incomodação, nunca a indiferença.

“Sou de Bauru, sou caipira do interior. Gosto de coisas simples, sem frescura” diz Luciano. “As únicas exigências dizem respeito às instalações onde será realizado o evento. Som, imagem e conforto da platéia são fundamentais, e nisso sou chato sim. Conheço o potencial do material com o qual trabalho e exijo profissionalismo, para que a platéia e o cliente recebam 110% daquilo que foi encomendado”.