Nascida em 1956, caçula de 6 irmãos, a dona de casa chega a pesar 120 kg e a fumar 3 maços de cigarro por dia em 1995. Já em 1998 Lucila, reaparece magra e saudável após combinar uma rotina de exercícios físicos e mudança de hábitos alimentares.
Em 1999 Lucilia publica livro “O prazer de viver light”, que rapidamente vira um sucesso editorial. Em 2000 passa a oferecer pratos rápidos, saudáveis e prontos nas rotisseries do Grupo Pão de Açúcar/Cia Brasileira de Distribuição (CBD). Inicia também um trabalho de colunista de nutrição e bem estar em jornais e revistas de circulação nacional. Em 2001dá início à sua linha de produtos industrializados “Goodlight”, pioneira na oferta de produtos de baixas calorias. Lança também seu segundo livro “O prazer da cozinha light”
Em 2002 estreia como culinarista na TV Record no Programa Note e Anote. Expande também suas atividades como palestrante e lança seu livro “Doces Light”agitando a militância pela vida saudável. Em 2003 expande sua linha de produtos industrializados assim como seu trabalho de colunista em revistas semanais. Em 2004 a Goodlight torna-se o maior portfólio de produtos light, orgânicos e saudáveis da America Latina, com 300 itens a venda.Lucilia lança então o livro “Frente e Verso”.
Em 2005 o projeto iniciado por Lucilia Diniz na CBD ganha o nome de TAEQ. A marca Goodlight atrelada à experiência de Lucilia Diniz, torna-se independente da bandeira Pão de Açúcar de supermercados. É lançado o livro Almanaque Light. Em 2006 torna-se especialista em Nutrição e Dietética pela Universidade de Cádiz – Espanha. Produtos da marca Goodlight do boletim Momento Light da Rádio Globo.Lança seu livro “Momentos Light” e “Ponto de Equilíbrio” pela Editora Globo. Em paralelo torna-se colunista da revista Boa Forma da Editora Abril.
Em 2008 entusiasmada com o modelo de negócio de Lucilia Diniz a frente da marca Goodlight, a Nestlé torna-se parceira da empresária na gestão de seus negócios. A Goodlight passa a estar presente em mais de 8.000 pontos de venda pelo
país.Lucilia estreia como colunista da Revista Contigo – Editora Abril. Em 2009 vai ao ar o primeiro reality show focado na transformação e superação de seus participantes. Lucilia estreia como colunista da revista Men’s Health e organiza em sua casa a memorável festa de 80 anos de Hebe Camargo. Em 2010 Lucilia lança seu livro “O prazer de viver light” em edição para bandas, em parceria com a Editora Abril.No mesmo ano se estabelece como uma referência na organização de grandes eventos, inclusive voltados para o tema de Gastronomia Tecnoemocional. Apresenta em sua residência a edição brasileira do Millesime, tradicional evento espanhol que congrega a vanguarda dessa escola culinária.
Lucilia envolve-se a partir de 2011 no projeto Emagrece Brasil,iniciativa da Coca e da Editora Abril com o apoio dos Ministérios da Saúde, Educação e Esporte. Abre o projeto como o lançamento do” Comer Light”, seu mais recente livro, em Brasilia. No ano seguinte, lança a web série de culinária light para o projeto Emagrece Brasil. Diversifica seus investimentos (antes excessivamente concentrados em sua participação no Pão de Açúcar) e passa a viver em Los Angeles, Miami, Londres, Paris e Estambul. Começa a estudar trabalhos sociais relacionados ao abuso infantil, tema ao qual é bastante sensível.