Uncategorized

Luiz Eduardo Serafim

Administrador de empresas (FGV-SP) e publicitário (ECA-USP), pós-graduado em marketing pela EAESP/FGV, com especialização em Desenvolvimento do Potencial Humano pela PUC-Campinas.
É gerente de marketing corporativo da 3M do Brasil, onde trabalha desde 1994. É responsável pelas áreas corporativas de comunicação, Inteligência de Negócios, e-Business, Planejamento Estratégico e Serviços ao Consumidor.
Já atuou na área de marketing de diversas unidades de negócio da companhia como Papelaria, Produtos Automotivos e Saúde Ocupacional.
Palestrante em empresas e universidades desde 1.998, com mais de 200 apresentações sobre Inovação e Negócios, é também professor de Gestão da Inovação em cursos de Educação Executiva da Business School São Paulo e de Gestão de Marketing no MBA da faculdade ESAMC/Campinas.
Temas abordados em palestras:

  • Gestão de pessoas para a inovação
  • Inovação sustentável
  • Criatividade
  • Empreendedorismo
    -Marketing
  • Gestão de Marcas
    Como alavancar a Inovação na sua empresa – Práticas necessárias para desenvolver a inovação nas organizações
    A visão sistêmica da inovação e os princípios e ingredientes necessários para fazer uma organização crescer pela inovação de forma sustentada; a importância de se definir visão e estratégia para a inovação; o papel fundamental das lideranças; as ferramentas e processos utilizados na gestão da inovação; as métricas e resultados; a importância das redes de conhecimento; o ambiente de estímulo à criatividade e ao intra-empreendedorismo; os programas de desenvolvimento tecnológico e os mecanismos de reconhecimento, entre outros fatores.
    Criando uma Organização de Empreendedores
    Definindo e Compartilhando o Propósito da organização; Moldando a Cultura Organizacional; Desenvolvendo os Líderes Transformadores; Ambiente de Empreendedorismo; Princípios Fundamentais para Alta performance (ética, desafio, colaboração, tolerância ao erro, transparência, reconhecimento, entre outros fatores)