Administrador de empresas (FGV-SP) e publicitário (ECA-USP), pós-graduado em marketing pela EAESP/FGV, com especialização em Desenvolvimento do Potencial Humano pela PUC-Campinas.
É gerente de marketing corporativo da 3M do Brasil, onde trabalha desde 1994. É responsável pelas áreas corporativas de comunicação, Inteligência de Negócios, e-Business, Planejamento Estratégico e Serviços ao Consumidor.
Já atuou na área de marketing de diversas unidades de negócio da companhia como Papelaria, Produtos Automotivos e Saúde Ocupacional.
Palestrante em empresas e universidades desde 1.998, com mais de 200 apresentações sobre Inovação e Negócios, é também professor de Gestão da Inovação em cursos de Educação Executiva da Business School São Paulo e de Gestão de Marketing no MBA da faculdade ESAMC/Campinas.
Temas abordados em palestras:
- Gestão de pessoas para a inovação
- Inovação sustentável
- Criatividade
- Empreendedorismo
-Marketing - Gestão de Marcas
Como alavancar a Inovação na sua empresa – Práticas necessárias para desenvolver a inovação nas organizações
A visão sistêmica da inovação e os princípios e ingredientes necessários para fazer uma organização crescer pela inovação de forma sustentada; a importância de se definir visão e estratégia para a inovação; o papel fundamental das lideranças; as ferramentas e processos utilizados na gestão da inovação; as métricas e resultados; a importância das redes de conhecimento; o ambiente de estímulo à criatividade e ao intra-empreendedorismo; os programas de desenvolvimento tecnológico e os mecanismos de reconhecimento, entre outros fatores.
Criando uma Organização de Empreendedores
Definindo e Compartilhando o Propósito da organização; Moldando a Cultura Organizacional; Desenvolvendo os Líderes Transformadores; Ambiente de Empreendedorismo; Princípios Fundamentais para Alta performance (ética, desafio, colaboração, tolerância ao erro, transparência, reconhecimento, entre outros fatores)