Conferencista em todo o Brasil e no Exterior, realizando seminários em grandes empresas e eventos fechados. Já fez mais de 5.000 palestras nos últimos 32 anos.

 Já foi assistido ao vivo por mais de um milhão de pessoas, sem contar os espectadores de seus vídeos e os leitores de seus livros.

Pentacampeão do prêmio TOP OF MIND DE RH, na categoria Palestrante do Ano, em 2004, 2010, 2011, 2012 e 2014 – como o palestrante mais lembrado do Brasil, com os votos de milhares de profissionais de RH.

Já por onze vezes faz parte do ranking TOP-5, por ser um dos cinco palestrantes mais lembrados pelos profissionais de RH de todo o Brasil, nas indicações para o prêmio Top of Mind desde 2003, todos os anos em que essa importante premiação tem sido promovida, inclusive em 2016.

Citado em pesquisa especial da revista Exame como um dos dez palestrantes mais contratados pelas empresas brasileiras. Mais recentemente, entrevistado na Revista da Hora, do grupo Folha de São Paulo (jornal Agora, 5/4/2015), e no jornal Folha de São Paulo (8/11/2015) em reportagens sobre os palestrantes mais requisitados do Brasil, sendo citado como um dos mais contratados para área motivacional.

 Além de viajar incessantemente por todos os estados do Brasil, apresenta palestras também em eventos internacionais, como a IV ExpoBusiness (Nagoya, Japão, 2007) e a I ExpoBusiness América (Boston, EUA, 2011).

 Nascido em Itapeva, interior de São Paulo, desde cedo trabalhou na roça e na feira, ajudando seus pais. Aos 20 anos, foi para a capital paulista, formou-se em Administração de Empresas, trabalhou em grandes empresas como diretor de Recursos Humanos e exerceu cargos de liderança em programas motivacionais para a Qualidade, até tornar-se palestrante.

 Formou-se também em História e lecionou em cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.

É autor de 14 livros:

o 1. É Óbvio – Qualidade Real ao Alcance de Todos.

o 2. Viabilizando Talentos – Como Semear o Crescimento Pessoal e Profissional

o 3. O Prefeito de Jerusalém – Segredos de Neemias para os Lideres de Hoje

o 4. Vida Com Qualidade – Muitos querem, poucos conseguem

o 5. O Líder dos Líderes

o 6. A Força do Entusiasmo – Use a fonte de Energia que existe dentro de você

o 7. Voando como a águia – A inteligência espiritual como fator de mudança

o 8. O pulo do sapo – Os 25 segredos mágicos da vitória pessoal e profissional

o 9. Superando Limites – A viagem é mais importante que o destino

o 10. O Triunfo – Dez cartas de sabedoria para Vencer Desafios

o 11. Provérbios para toda a vida

o 12. Motivação

o 13. Mulher não fala muito. Mulher pensa alto. Reflexões bem-humoradas para uma ótima vida a dois.

 14. Sustentabilidade da alma. O equilíbrio no meio ambiente começa dentro de nós. É também coautor de vários livros em parceria com outros palestrantes, a saber:

o 1. Superdicas para ensinar a aprender. Editora Saraiva, 2008.

o 2. Pensamento estratégico para líderes de hoje e amanhã. Integrare Editora, 2008.

 O livro “É Óbvio” foi editado também em espanhol.

 O livro “Voando como a Águia”, por ter sido usado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para incentivar a seleção portuguesa de futebol na Copa do Mundo de 2006, foi lançado em Portugal pela editora Prime Books. E foi publicado também pela editora Italianova, traduzido para o idioma italiano.

 Atualmente dirige sua própria empresa especializada em Programas de:

o – Produtividade e Qualidade

o – Excelência de Serviços através das pessoas

o – Programas Participativos e Motivacionais

o – Programas Específicos para área comercial (vendas).

o – Total Qualidade de Serviços (T.Q.S.) / Controle Total de Qualidade (T.Q.C.)

o – Energização e Entusiasmo

o – Qualidade de Vida

Produziu seis DVDs que reforçam os temas de suas palestras:

o Como a Qualidade de Vida pode se tornar um diferencial competitivo – DVD

o É Óbvio – DVD

o Qualidade de Vida nas empresas – DVD

o Superando limites – DVD

o Superdicas do Prof. Gretz – DVD

o Voando como a águia – DVD

Clientes

O Prof. Gretz tem como clientes mais de 3.200 empresas, entre as quais: Mercedes Benz, Scania, Volkswagen, Ford, General Motors, Fiat, Toyota, Renault, Petrobras, Shell, Rede Globo, Usiminas, Carrefour, Alcan, Alcoa, Banco de Boston, Banco do Brasil, Citibank, Bradesco, Itaú, Nestlé, American Express, Credicard, Visa, Gerdau, RBS, Marcopolo, Lojas Colombo, Grupo Ticket, Localiza, Rodobens, Santa Marina, Grendene, Artex, Randon, Alpargatas, Tramontina, Grupo Martins, Abril, Ática, Glaxo, Unimed, Ipiranga, Tupperware, Açominas, Acesita, Algar, Vale, Tilibra, Santista Alimentos, Gazeta Mercantil, Andrade Gutierrez, BASF, Ultragaz, Xerox, Avon, Mahle, Telemig, BCP, Sansung, Telefônica, Alpargatas, Iveco, Pfizer, Bunge, Cyrela, Duratex, Sebrae, Correios.• Criação Interação • Alegria contagiante, entusiasmo, reflexão, carisma, surpresas, participação do público, novos conhecimentos, valorização do talento humano e da missão da empresa – estas são algumas características das palestras do Prof. Gretz, que fazem dele um dos maiores conferencistas do País. Outra característica marcante: as palestras do prof. Gretz são criadas especialmente para a realidade da empresa.

A palestra do Prof. Gretz é em 4-D

 Dinâmica (em alta rotação)

 Direcionada (conforme o briefing do cliente)

 Divertida

 Diferente

Criação

Cada palestra é um projeto personalizado, criado em função da realidade da empresa e dos objetivos que a diretoria e os acionistas querem alcançar como retorno do evento. O projeto de cada evento é montado em função dos seguintes fatores:

 Cultura da empresa

 Realidade da empresa no momento

 Tipo de produto ou serviço

 Número de participantes

 Local do evento

 Clima que se espera após o evento

 “Ganchos” que se quer deixar para o início ou aquecimento de programas internos e externos

 Comportamento das lideranças e liderados

 Alertas sobre as mudanças que o mundo está vivendo

 Linguagem adequada para que todos entendam a mensagem da empresa

 Nível de participação dos integrantes para as metas da empresa

 Receptividade para as informações e propostas que serão transmitidas pela empresa após a palestra

 Outras situações que o evento venha a exigir

Interação

A linha-mestra do trabalho do Prof. Gretz é enriquecida com os anseios do cliente, transmitidos previamente, em reuniões de briefing, e nos momentos que antecedem a palestra. Além disso, a palestra se torna ainda mais próxima da realidade da empresa, a partir do clima percebido pelo conferencista em contato direto com os participantes, no início e no decorrer de sua apresentação.

As palestras nunca são iguais. O que sempre se repete é:

 A energia do Prof. Gretz naquilo que afirma

 Seu estilo objetivo, irreverente e bem-humorado

 O envolvimento de todos os participantes

 Os brindes aos voluntários que participam durante a palestra

 O clima de comprometimento dos participantes em mudarem sua vida profissional e pessoal após a palestra.

Temas

Os temas e subtemas sugeridos a seguir são sugestões para a montagem da palestra pela própria empresa solicitante, e servem para uso do marketing interno, de acordo com a expectativa que se quer criar nos participantes.

 Inovação: Como empreender ações transformadoras na empresa e na vida pessoal

 Inovação: O papel do líder como estimulador da disposição para a mudança

 Sustentabilidade, entusiasmo e comprometimento: uma questão de atitude

 Desenvolvimento sustentável para o futuro da empresa e dos seus profissionais

 Empreendedorismo: o perfil ideal do líder

 A importância do empreendedorismo para a empresa, o país e as pessoas

 A busca da Qualidade e da Excelência de Serviços através das pessoas

 A força do Entusiasmo é uma invencível alavanca de Vendas

 As ferramentas mais poderosas do supervendedor

 Atendimento e satisfação do cliente como armas poderosas da fidelidade em Vendas

 Atingindo metas e superando obstáculos em Vendas e Atendimento

 Atitudes das lideranças para as organizações de sucesso no Terceiro Milênio

 Como “vestir a camisa” da empresa

 Como fazer do bom humor uma poderosa alavanca de produtividade

 Como liderar e motivar as pessoas para a Total Qualidade de Serviços

 Como revolucionar a maneira de tratar os clientes

 Como tornar-se um campeão de Vendas

 Como viabilizar os talentos humanos em uma Organização

 Como viabilizar talentos na liderança de uma equipe de Vendas

 Competitividade – desafio vital para os profissionais e as empresas

 Comprometimento da equipe para o alto desempenho em Vendas

 Comunicação e motivação dentro da empresa

 Crescimento competitivo – do indivíduo / dos grupos / da Organização

 Crise e Transformação – como transformar problemas em oportunidades

 Desafios e dificuldades enfrentados pelos líderes de hoje

 Do comando ao consenso – o líder tradicional e o líder eficaz

 Energização humana – combustível para os novos tempos

 Energização para melhorar a qualidade de vida e a qualidade do profissional

 Gestão Participativa para maior Qualidade, Produtividade e Competitividade

 Ingredientes de sucesso do líder – pontos fortes e fracos

 Motivação para a Qualidade

 Mudança: o único paradigma permanente em nossos dias

 O Cliente em primeiro lugar

 O Entusiasmo da equipe como vantagem competitiva da empresa

 O grande diferencial do vendedor entusiasmado

 O poder do Entusiasmo e a Força da Motivação no ambiente de trabalho

 O vôo da águia: as 20 atitudes impulsionadoras da força de Vendas

 Os segredos do “pulo do sapo” para o sucesso em Vendas

 Qualidade + Produtividade = Competitividade (Como realizar esta fórmula de sucesso)

 Qualidade de Vida na Empresa – o novo diferencial competitivo

 Qualidade e Produtividade para a satisfação do cliente

 Quem semeia talentos colhe prosperidade

 Talentos Humanos e o desafio humano da Qualidade nas próximas décadas

 Viabilizadores de Talentos: a nova dimensão do profissional de RH

 Visão estratégica da Liderança