Raí começou sua carreira em Ribeirão Preto, sua terra natal, nas categorias de base do Botafogo Futebol Clube. No São Paulo deu seus primeiros passos em 1987, iniciando um período de grandes conquistas, dentre elas duas Libertadores da América, um Mundial de Interclubes e o Campeonato Brasileiro de 1991. Em 1993, Raí assinou contrato com o Paris Saint-Germain, onde atuou por cinco anos. Foi a época mais vitoriosa do time francês, com seis títulos. Pela seleção brasileira, ajudou a conquistar a Copa do Mundo de 1994.

Atualmente é Diretor-Presidente da Fundação Gol de Letra, instituição reconhecida como modelo pela UNESCO. Em 2006, junto com outros colegas do esporte, criou a Atletas pela Cidadania, organização que busca conscientizar, sensibilizar e mobilizar a sociedade no apoio a diferentes causas sociais de interesse nacional.

A palestra do Raí tem como titulo, “O benefício individual dentro do coletivo”. A partir da sua experiência profissional como atleta profissional de futebol e instituidor da Fundação Gol de Letra e da Atletas pela Cidadania, Raí aborda questões recorrentes no âmbito esportivo e corporativo, tais como:

trabalho em equipe;

motivação;

liderança;

gestão de mudança;

perseverança;

e gestão de conflitos.

Todos estes tópicos são levantados na apresentação, podendo dar maior ênfase para algum especifico de acordo com o perfil e interesse da empresa. Como suporte, Raí utiliza apresentação com fotos e vídeos de sua bem sucedida

carreira.

A palestra tem duração de aproximadamente 60 minutos.