• Professor de oratória, palestrante e escritor.
• Mestre em ciências da comunicação.
• Pós-graduado com especialização em Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero, em Administração Financeira pela F.G.V. e em Administração Financeira pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo.
• Formado em Ciências Econômicas e Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo.
• Professor de Competência Verbo-Gestual no Trabalho da Imagem Pública nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, na ECA – USP.
• Professor de Comunicação Oral nos cursos de pós-graduação em Gestão Corporativa, na ECA – USP.
•Professor de Oratória corporativa nos cursos de pós-graduação da FECAP.
• Professor de Comunicação Verbal e Gestual no curso de pós-graduação Máster em Tecnologia Educacional para os professores da FAAP.
• Professor de Expressão Oral no MBC dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero.
• Foi professor de Expressão Verbal para professores de pós-graduação no programa de treinamento em didática da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
• Compõe o corpo docente do MBA da FAAP, no Estado de São Paulo, formando altos executivos para o setor de Bioenergia, assumindo a disciplina de técnicas de comunicação.
• Especializou-se no treinamento de empresários, executivos, políticos e profissionais liberais de alto nível. Ministra cursos de oratória desde 1975.
• Tem participado como conferencista em congressos nacionais e internacionais de Fonoaudiologia e entidades de profissionais liberais.
• Escreve artigos sobre comunicação ou atuou como colunista nas Revistas Go Where Business, Vencer, Seu Sucesso, Brazilian Press, Você S. A., Segmento, entre outras.
• Colunista semanal em comunicação e carreira no UOL.
• Colunista semanal em comunicação, carreira, comportamento e cultura na Agência Estado.
• Atuou com o apresentador do programa de entrevistas “Falando com Polito” na Rede de televisão JBN TV.
• Membro titular e diretor bibliotecário e de comunicação da Academia Paulista de Educação.
• Presidente do Conselho de Administração da ONG Via de Acesso.


• Ministra treinamentos para os executivos de organizações como: Alcan, Alcoa, Basf, Caterpillar, Citibank, Dow Química, Du Pont, Ericsson, Esso, Ford, Unilever, Goodyear, Hewlett Packard, Hoechst, Honda, IBM, Johnson & Johnson, Mercedes Benz, Monsanto, Nestlé, Philips, Pirelli, Price Waterhouse, Rhodia, Saab Scania, Sanbra, Sharp, Siemens, Volkswagen e centenas de outras empresas importantes.
• É autor das obras: Como falar corretamente e sem inibições, Assim é que se fala, Gestos e postura para falar melhor, Técnicas e segredos para falar bem (5 volumes), Vença o medo de falar em público, A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes, Um jeito bom de falar bem, Recursos audiovisuais nas apresentações de sucesso, Seja um ótimo orador, Como se tornar um bom orador e se relacionar bem com a imprensa, Como preparar boas palestras e apresentações, Fale muito Melhor, Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação, Cómo hablar bien em público, Superdicas para falar bem, Como falar correctamente e sem inibições (Portugal),  Cómo hablar para convencer – Organiza y transmite tus ideas con êxito, Superclues for Speaking Well, Superconsejos para Hablar Bien – En Charlas Y Presentaciones, Super Tips on speaking well in talks and presentations, I Superconsigli Parlare bene per convincere ed essere protagonista, Conferencias y presentaciones exitosas e Oratória para advogados e estudantes de direito (com a chancela da OAB – S.P.).
• É co-autor dos livros Manual de treinamento e desenvolvimento, ‘Superdicas para ensinar a aprender’ e ‘Pensamento estratégico para líderes de hoje e de amanhã’ publicado pela Editora Integrare. Coordenador do ‘segmento audiolivros’ e da ‘Série Superdicas’ publicados pela Editora Saraiva. Coordenador da “Série I Superconsigli” publicada pela Editora Italianova na Itália.
• O livro ‘Como Falar Corretamente e Sem Inibições’ é a obra, no gênero, mais publicada na história do país, freqüentando constantemente o topo das listas dos mais vendidos. Publicado em países de praticamente todos os continentes.
• O livro “Superdicas para falar bem” foi um dos dez mais vendidos no Brasil  de 2006 (Revista Veja).
• Lançou livros na Espanha, Colômbia, Itália, Portugal e México.
• Livro lançado em Inglês, no Brasil e na Itália: Super clues for speaking well in talks and presentations.

Curso In Company

Objetivos

O curso In Company tem por objetivo aperfeiçoar e valorizar a comunicação dos executivos da sua organização. Neste curso os diretores, gerentes e outros executivos da sua empresa se transformarão em comunicadores excepcionais, falando em público com desembaraço, eficiência e naturalidade. Aprenderão a enfrentar e a conquistar qualquer platéia, passando, com credibilidade, mensagens que representem de forma positiva a imagem da sua organização.

Recursos

Gravação em DVD ou vídeo, avaliação (verbal e por escrito) das apresentações práticas dos participantes. Apostilas de todos os assuntos tratados.
Dois livros de autoria do Prof. Reinaldo Polito para possibilitar a revisão e o aprofundamento de toda matéria ministrada.

Participantes
Os grupos podem ser formados de 05 a 30 participantes por curso.

Local
De preferência, nas dependências do nstituto ou em outro local de conveniência da empresa.

Duração
De 1 a 2 dias (dependendo do número de participantes)

Carga horária
De 8 a 15 horas (dependendo do número de participantes)

Programa

  • Combater a inibição e o medo de falar
  • Falar com naturalidade, técnica e eficiência
  • Falar de improviso em qualquer situação
  • Contornar situações difíceis e inesperadas
  • Projetar uma imagem confiante e simpática
  • Falar com desembaraço e sem constrangimento 
  • Conversar com desenvoltura em todos os ambientes 
  • Planejar apresentações vencedoras 
  • Evitar o ‘branco’ e situações embaraçosas 
  • Eliminar cacoetes e vícios
  • Desenvolver a postura e a gesticulação com harmonia e naturalidade 
  • Conquistar ouvintes hostis e indiferentes 
  • Ativar o relacionamento pela comunicação 
  • Responder a perguntas com segurança 
  • Fazer apresentações profissionais 
  • Dirigir e participar de reuniões 
  • Ampliar o vocabulário e corrigir a linguagem 
  • Melhorar a voz e a dicção para falar de maneira agradável 
  • Preparar palestras de sucesso 
  • Ordenar a exposição de forma lógica 
  • Falar corretamente em pé ou sentado 
  • Participar, com sucesso, de entrevistas diante das câmeras 
  • Usar o humor, a emoção e a presença de espírito para dar brilho às apresentações

Filosofia

Todo o programa desenvolvido respeitará sempre o estilo e a característica dos participantes

Palestra

O professor Reinaldo Polito faz uma palestra divertida, motivadora e de conteúdo muito interessante desde o princípio ao final.

Durante uma hora e meia a platéia receberá dicas e sugestões práticas de como falar com desembaraço e sem inibição.
A própria palestra é um exemplo de como os ouvintes deverão usar as regras da boa comunicação para falar em público.

A palestra é ideal para programas em congressos, seminários, jornadas, encontros, reuniões, ou eventos planejados com objetivos específicos sobre como falar em público.

Serão desenvolvidos com maior ou menor profundidade, dependendo do interesse e da característica dos ouvintes, os seguintes assuntos:

  • A importância de falar com naturalidade;
  •  Como usar a emoção;
  •  A conquista de ouvintes hostis e indiferentes;
  •  Como usar bem a voz em qualquer ambiente;
  •  A escolha do vocabulário ideal;
  •  Como corrigir os tiques, maneirismos e vícios da comunicação; 
  •  A boa postura para falar em pé ou sentado; 
  •  A gesticulação eficiente; 
  •  A comunicação do semblante e dos olhos; 
  •  Como planejar apresentações de sucesso; 
  •  Como lidar com as perguntas da platéia; 
  •  Como falar de improviso.