Levar a tecnologia e a inovação para o varejo no Brasil é uma das missões do palestrante Ricardo Rocha. CEO da Softbox | LuizaLabs, está à frente de uma das iniciativas mais inovadoras do Brasil: um laboratório de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza para os pequenos varejos.
O objetivo do LuizaLabs é criar soluções com foco no varejo, proporcionando aos clientes uma melhor experiência de compra. Engenheiros e desenvolvedores atuam nesse núcleo, orientados por Rocha, para levar alternativas inovadoras para todos os canais de venda da empresa, parceiros e clientes.
Em suas palestras, Ricardo Rocha leva a bagagem das experiências obtidas com a implementação de novas tecnologias que conseguiu levar para dentro de pequenas, médias e grandes empresas, impulsionando seus resultados.
Rocha também é referência quando falamos da implementação da transformação digital nas corporações e trabalha para disseminar a importância da cultura digital nos negócios do século XXI por meio da apresentação de cases e informações sobre resultados expressivos obtidos ao longo de sua trajetória como executivo e líder.
Essa autoridade foi atestada em 2018, quando 03 das suas empresas foram adquiridas pelo Magazine Luiza e declarada por este como um dos movimentos mais estratégicos realizados. Rocha se tornou um dos diretores da empresa na frente de produtos
Ricardo também tem gerencia outros projetos, como o Instituto Projeto de Vida, que impacta mais de 2.000 crianças por meio do contato com a educação e a tecnologia, além de mais de 200 profissionais desempregados, para que possam ser reinseridos no mercado de trabalho.
O palestrante combina seus conhecimentos obtidos com uma formação acadêmica que alinha Administração de Empresas e Sistema de Informação. Ele também tem um MBA em Gestão Comercial, tendo sempre como foco principal o comportamento e a geração de valor para pessoas, colaboradores e clientes.
Temas de Palestras:
Inovação e Tecnologia Para os Pequenos e Médios Negócios
O
pequeno empreendedor está em desvantagem tecnológica frente às grandes redes.
Além disso, preço e variedade de produtos também são um grande desafio. Aprenda
a usar os diferenciais competitivos de ser pequeno, inovando no atendimento,
agilidade e conveniência. Veja como unir essas fortalezas às tecnologias
existentes e disponíveis através de parcerias de valor que reduzirão o abismo
tecnológico e trarão vantagens competitivas frente aos gigantes.
Inovação no Varejo
A inovação dos canais digitais chegou e os varejos físicos se renovaram,
tornando-se multicanais. O canal físico foi rotulado como “tradicional” e
predestinado à morte. Agora, uma nova onda de inovação chegou e a pessoalização
é a grande alavanca. Estratégias de estímulos sensoriais, conexões emocionais,
experimentação, customização, conveniência e envolvimento resgataram o canal
físico ao protagonismo (até a Amazon cedeu). E agora, qual caminho seguir? Se
sou apenas digital, devo abrir lojas? Se sou apenas físico, como me renovo?
Aprenda com cases e técnicas que vão te conduzir à ações práticas que apontarão
o caminho adequado para inovar no seu contexto de varejo.
Como Criar uma Cultura de Inovação
Muitos negócios enfrentam desafios em inovar porque estão focados em operar e
otimizar, canalizando esforços predominantemente para seu ambiente interno.
Alguns negócios estão tão internamente focados, que não dialogam mais com seus
colaboradores e clientes, perdendo a sensibilidade em ampliar e conceber
ofertas de valor e o significado do seu propósito. Capturado lucro no curto
prazo, tornam-se obstinados, acelerando às cegas para cada vez mais longe das
pessoas, colaboradores e clientes. Essa palestra faz provocações para resgatar
o foco das empresas em sua razão de existência, com ações práticas que
restabelecem uma cultura de inovação orientada às pessoas e experiências
através de produtos, canais e processos comprometido com a entrega de valor
útil e único, tendo o lucro como resultante.
A Experiência do Cliente como Diferencial Competitivo
Em um contexto de abundância de ofertas e canais, a competitividade de qualquer
negócio é disputada no território do Consumidor. Nesta palestra,Ricardo Rocha
aborda o tema em profundidade relacionando conceitos como Transformação
Digital, processos em que o cliente é o centro da estrutura, geração de valor a
serviço da nova disciplina do negócio chamada Experiência do Cliente.