Rubens Barrichello é piloto conhecido pela sua atuação na Fórmula 1. Venceu nove Grandes Prêmios pela Ferrari. Disputou de maneira ininterrupta o campeonato mundial de Fórmula 1, entre os anos de 1993 e 2011, tendo tornando-se o piloto mais experiente da história nessa categoria. Atual presidente da Grand Prix Drivers’ Association, entidade representante dos pilotos de Fórmula 1. Em 2012, Barrichello iniciou uma nova etapa como piloto da Fórmula Indy.
Em 1993 iniciou sua carreira na Fórmula 1 pela Jordan, na qual em 1994 conquista seu primeiro pódio no GP do Pacífico em Aida e a sua primeira pole-position, no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. Em 1997, logo de cara consegue alguns feitos, como um 3º lugar no grid do Grande Prêmio da Argentina, e um segundo lugar em Mônaco, além de algumas grandes corridas como na Áustria. Em 1998, um carro mal construído acabou lhe rendendo muita dor de cabeça e apenas um 5º lugar no Canadá como melhor resultado.
Em 2000, é contratado para correr pela Ferrari. Lá venceu nove Grandes Prêmios. Em 2005 é anunciada sua contratação pela antiga equipe BAR (depois Honda F1) para dirigir um dos carros da equipe a partir da temporada de 2006. Em 2004, fez pontos suficientes para ser campeão com folga em quase todas as edições anteriores da competição (tornou-se então um dos maiores pontuadores em um único campeonato da história da Fórmula 1). Em 2008, a equipe Honda não criou um carro competitivo, mas ainda assim foi melhor do que o de 2007, permitindo que Rubens Barrichello pontuasse em três provas (GP de Mônaco, GP do Canadá e GP da Inglaterra) e obtivesse pódio (3º lugar no Grande Prêmio da Inglaterra). Em 2009, a bordo de seu Brawn GP, quebrou o recorde do circuito de Montemeló. Na sua primeira corrida pela Brawn GP, o Grande Prêmio da Austrália de 2009, já consegue a segunda colocação.
Em 2010, foi confirmada sua renovação de contrato com a Williams, para a temporada 2011, e em 2012, Rubens foi o escolhido pela equipe para estrear o novo modelo, FW33, no primeiro dia de testes da pré-temporada realizados em Valência, a partir de Fevereiro. No dia 30 de janeiro de 2012, participou dos testes com o novo carro pela equipe KV, na Fórmula Indy.
Em suas palestras, Barrichello decide compartilhar as posturas que transformaram o garoto do bairro da Mooca em uma personalidade de sucesso internacional. Emocionante e imperdível!