Seus mais de quarenta anos de vida profissional estão distribuídos em múltiplas atividades e facetas sempre bem sucedidas mas abrangendo uma gama muito variada de segmentos e especialidades que fazem dele um profissional raro de ser encontrado, e ainda mais de ser definido.

Iniciou sua carreira aos 19 anos como profissional de vendas, especializando-se desde o início em apresentações para grupos numerosos de potenciais clientes. O objetivo era vender mais, e essa inovação do estilo de abordagem possibilitava massificar os resultados.

A atuação “por atacado” desenvolveu nele o gosto por apresentações em campo, e foi o embrião da sua futura e reconhecida faceta de palestrante que viria a desenvolver muitos anos depois através da participação de grandes eventos de mídia e comunicação, tanto no Brasil quanto na Europa, Estados Unidos e América Latina.

Enquanto trabalhava, Longo fazia faculdade de administração, tendo posteriormente se especializado em marketing no exterior (California/USA).

Das vendas, Longo passou para a área de marketing, iniciando também nesta fase sua atuação como empresário. Convidado por importante líder do setor de comunicações, associou-se na empreitada de desenvolver a atividade de eventos como ferramenta de mídia.

Foi nesse período que teve atuação destacada como Homem de Show Business em entretenimento, organizando, promovendo e realizando mega eventos musicais, desportivos e culturais no Brasil, Argentina e Estados Unidos.

Após oito anos no setor de eventos, Longo concluiu que era hora de expandir sua experiência e aproveitar mais seu conhecimento e especialização em marketing. Foi então trabalhar na área de propaganda, como executivo de algumas das grandes agências nacionais e estrangeiras como MPM e Young & Rubicam.

Quando completava quase sete anos no grupo Young & Rubicam, recebeu da matriz americana mais um desafio: lançar as operações de marketing direto do grupo no Brasil. Passou a acumular então a função de Presidente da Wunderman Brasil e, em pouco tempo, tornou-se um dos maiores especialistas no país em comunicação dirigida e database marketing.

Nessa época, final de 1995, Longo recebeu um convite irrecusável: participar da experiência pioneira de lançar uma nova mídia segmentada no país. Esse convite o levou para a Presidência da TVA, empresa de TV por assinatura do Grupo Abril.

Durante cinco anos a frente desse projeto, Longo e a equipe da TVA ampliaram o nome de assinantes dos iniciais 12 mil para mais de 800 mil, elevando seu faturamento anual de 14 para 300 milhões de dólares.

A relevância que a TVA alcançou sob sua liderança, levou Longo a Presidência da ABTA – Associação Brasileira de TV por Assinatura, onde posteriormente foi eleito a presidência do conselho. Foi nesse período também que Longo acabou sendo eleito o Profissional de Veículo do Ano / Prêmio Caboré, entre outros.

Após deixar a Presidência da TVA montou sua própria empresa de consultoria e marketing, a UNIMARK/LONGO, e tornou-se membro de vários conselhos de empresas de telecomunicações e entretenimento no Brasil e Exterior.

Em 1998, associou-se ao Grupo NEWCOMM BITS, um dos maiores grupos de propaganda em nosso país, composto por sete empresas especializadas em multiplicas ferramentas de comunicações e, em apenas três anos, tornou-se presidente do grupo.

Em 2002 fundou a SYNAPSYS, a primeira empresa de advertising do país que presidiu como mentor e CEO até 2005. Durante este período, iniciou também as operações da nova empresa nos Estados Unidos, criando a SYNAPSYS INTERNATIONAL.

Em 2006 retornou ao Grupo NEWCOMM (holding formada pela associação de Roberto Justus e o Grupo WPP) como mentor de estratégia e inovação, além de presidente da GREY, onde permaneceu até Março de 2016.

Hoje, é presidente do Grupo Abril, um dos maiores grupos de comunicação da América do Sul.

Walter Longo é membro de vários conselhos de empresas de telecomunicações, articulista de múltiplas publicações além de autor, entre outros, dos livros “Tudo que voce queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência de explicar” (editora Atlas), “O marketing na era do nexo” (Editora Best Seller), “Marketing e Comunicação na era pós digital “ (Editora HSM)

TEMA DE PALESTRAS

ü Eficiência ou Morte – os 10 Mandamentos para um Marketing Efetivo

ü Marketing e Comunicação na Era Pós Digital

ü As cinco macrotendências do marketing corporativo

ü Midiamorfose – As grandes mudanças no universo da comunicação

ü Armas digitais X alma digital – Como transformar uma organização de fato

ü A nova era da singularidade – o que será e o que já era

ü Cidades em Rede e Sustentabilidade digital

ü A importância da garra no sucesso pessoal e empresarial

ü A revolução digital e o inicio da Idade Mídia

ü Evolução racional e revolução digital. Os próximos passos do marketing

ü A nova era do que era. A onda digital no marketing

ü Nexo e negócios – a busca do sentido em marketing

ü Aprendendo a empreender – os desafios do varejo para quem está começando

ü Inovação, o futuro da comunicação voltada ao consumo

ü Empresa do futuro – como ampliar suas chances de sucesso

ü Inovação, com ênfase em Gestão de pessoas

ü Inovação e Renovação – quebrando paradigmas do marketing

ü O marketing na era do nexo

ü Inovação e imaginação – futuro do presente

ü Inovação em marketing – a necessidade de mudanças na relação com o consumidor

ü O impacto da revolução tecnológica no relacionamento com o consumidor

ü O varejo do futuro – como errar menos e ampliar suas chances de sucesso

ü O empreendedor e o varejo – obstáculos e oportunidades à sua frente

ü Universo Digital e Adaptabilidade

ü Os novos mandamentos do marketing – tudo que mudou e tudo que vai mudar

ü Ecossistema digital e o s novos rumos da gestão empresarial