Jornalista e apresentador de televisão, formado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Minas Gerais. Durante o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello, ganhou o reconhecimento nacional e do meio jornalístico como o profissional que realizou a melhor cobertura do evento, imprimindo dinamismo e credibilidade às informações e entrevistas dos programas Canal Livre e Jornal da Band, apresentados na Rede Bandeirantes de Televisão. Em seguida, foi contratado pela Rede Record para a apresentação do Jornal da Record e depois, pela Rede Globo, onde apresentou os jornalísticos SPTV, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Atualmente, ao lado de Ana Paula Araújo, é o apresentador titular do jornal matinal Bom Dia Brasil.

Como jornalista de mídia impressa, foi editor do Diário de Minas, correspondente do Jornal do Brasil e também apresentou programas na Rádio Jornal do Brasil.

Exerceu a função de professor no Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, nas cadeiras de Televisão e Radiojornalismo.

Sua experiência como jornalista motivou o desenvolvimento de uma palestra que trata sobre Ética, que apresenta em empresas e instituições, tendo como temas o trabalho, a sociedade e a política.

Palestras

Em suas palestras, Chico Pinheiro aborda temas como política social, educação brasileira e problemas da cidade de São Paulo. Atua também como mediador de debates e apresentador/mestre de cerimônia em eventos corporativos.

Além disso, pode participar de eventos Media Training, que tem por objetivo capacitar o público para o atendimento a imprensa e como obter melhores resultados na comunicação pessoal e profissional.