Jornalista, economista e palestrante, com MBA em mercado financeiro e curso de Business na Universidade da Califórnia, em San Diego. Atualmente escreve na revista e no site da ISTOÉ Dinheiro, onde é colunista e mantém o blog “Descomplicando a Economia”. É colunista do Portal iG, onde hospeda a coluna “A Economia Sem Gravata”, homônima do canal no YouTube. Participa semanalmente do programa “Aqui Na Band”, ao vivo, na TV Band. No mercado de palestras, fala sobre cenários econômicos, políticos e educação financeira, sempre de forma interativa (por meio de controles remotos ou celulares).  

Com mais de 20 anos de profissão, passou também pelas revistas EXAME e INFO, e pelas rádios Trianon e Bandeirantes, onde trabalhou com o saudoso mestre Joelmir Beting por seis anos. Está constantemente entrevistando os principais nomes da política, da economia e do mundo empresarial, em Brasília, nas principais capitais do País e no exterior. 

Em 2009, recebeu o título de “Jornalista Econômico do Ano”, oferecido pela Ordem dos Economistas do Brasil, pela cobertura feita na crise internacional. Em 2015, foi laureado com a medalha “Ministro Celso Furtado”, na Câmara Municipal de São Paulo, pelos serviços prestados à sociedade na área de economia. Desde 2015, está na lista anual dos “50 Jornalistas Mais Admirados do Brasil”, promovida pelo Jornalistas&Cia e pelo Maxpress, e, na lista dos “10 Melhores Jornalistas Econômicos” do País no Prêmio Comunique-se, considerado o Oscar do Jornalismo.

No mercado de palestras há dez anos, vem se destacando pela linguagem simples, sem economês, sem gráficos e com muito bom humor, além de contar os bastidores de suas entrevistas. Apresenta uma palestra interativa extremamente inovadora, na qual os participantes respondem enquetes instantâneas e definem os temas que serão abordados através de controles remotos ou do próprio aparelho celular. 

URGENTE: Os Impactos do Coronavírus no Brasil em 2020

CORONAVÍRUS URGENTE! Além de todo conteúdo da palestra econômica, vamos destacar o seguinte tema: “Os Impactos do Coronavírus no Brasil em 2020 – Quem Ganha e Quem Perde”. Atenção: a palestra não é pessimista. Mostra o impacto transitório do coronavírus, destacando as oportunidades lá na frente.

Palestra interativa sobre o cenário econômico e político no governo Bolsonaro, sempre destacando as oportunidades para o público-alvo do evento (o cliente define o setor/segmento que será abordado no final da palestra). 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS

1) Palestra Interativa: cada participante da plateia recebe um controle remoto para responder perguntas e escolher, na hora, os temas que vão ser apresentados ao longo da palestra.

2) Economia Sem Economês: todas as pessoas entendem o conteúdo, inclusive quem não tem conhecimentos econômicos. Em vez de gráficos complicados, a narrativa da palestra é feita a partir de capas de Jornais e Revistas, numa linguagem simples e jornalística.

3) Bom Humor: os assuntos econômicos e políticos são abordados de forma descontraída, leve, arrancando gargalhadas da plateia. Definitivamente, uma palestra de Economia não precisa ser chata nem sonolenta.

4) Os Bastidores: além de economista, Luís Artur Nogueira é jornalista e faz entrevistas com as principais autoridades e com os grandes empresários. Esse conteúdo exclusivo é apresentado nas palestras. 

Público Alvo: pessoas de todos os níveis hierárquicos de uma empresa, independentemente da sua formação acadêmica. A palestra interativa se encaixa bem em Congressos, Seminários, Eventos Corporativos e Reuniões In Company.

Formato: palestra em palco ou salas, com apresentação de slides (sem gráficos e tabelas econômicas), e muita interação instantânea com a plateia.

Duração: de 50 minutos a 90 minutos (o cliente define), com espaço para perguntas da plateia.

Interatividade: todos os participantes recebem equipamento eletrônico para votar e participar durante a palestra. 

CONTEÚDO DA PALESTRA

Cenário Nacional e Mundial:

 Um rápido giro pelos principais destaques do mundo que afetam o Brasil: Estados Unidos, China, Europa e Argentina

 O que o governo Temer pode ensinar ao governo Bolsonaro

 Os “vários” governos Bolsonaros

 Os pontos positivos e os negativos do novo governo

 A agenda liberal do superministro Paulo Guedes

 Qual o potencial de crescimento do Brasil

 Os bastidores de entrevistas com autoridades em Brasília

 Os riscos para o Brasil e o mundo

 As Oportunidade$ no Brasil (o cliente define o setor/segmento)