Robson Caetano da Silva é Ex-Atleta. Especializado em corridas de curta distância, participou de 4 Olimpíadas, ganhando um bronze nos 200m rasos em Seul 1988 e outro bronze no revezamento 4x100m, em Atlanta 1996.

Teve uma série de 3 vitórias na Copa do Mundo (1985, 1989 e 1992), nos 200m. Em sua carreira, bateu 2 recordes sul-americanos nos 100m e 5 nos 200m. Em 1989, terminou classificado como número um do mundo nos 200m, com um tempo de 19s96. Até hoje é o detentor do recorde sul-americano da prova dos 100m rasos, com o tempo de 10s cravados, obtido em 1988.

Em 2006, participou do quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, e consagrou-se campeão, tornando-se o primeiro homem a conseguir esse feito.

Foi comentarista de atletismo nos canais SporTV, onde, além de comentários, realizava reportagens de campo. Deixou o canal em 2010. Em seguida, Robson migrou para a Record, onde foi comentarista de atletismo nos Jogos Pan-Americanos de 2011 e nas Olimpíadas de 2012. Em 2014, na mesma emissora, Robson participou d’A Fazenda 7. Seu contrato com o canal foi encerrado após a participação.

Em 2016, comentou os Jogos Olímpicos do Rio pela Fox Sports. No mesmo ano, participou do programa “Desafio Celebridades”, do Discovery Channel.

Em 2019, o Fox Sports anunciou a contratação de Robson Caetano para a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de Lima, que começam no próximo dia 26 de julho.

Temas das Palestras

As palestras de Robson são dinâmicas e surpreendentes. O atleta se expressa durante aproximadamente 1h, com apresentação de materiais multimídia, que relatam sua trajetória com muita emoção e humor. Como velocista, aplica os diversos recursos gerenciais na realização de um projeto de vida, superando os desafios diversos e adversos, alcançando o sucesso. Ele traça uma analogia entre os desafios enfrentados nas pistas com o mundo dos negócios. As palestras são todas customizadas de acordo com os objetivos da empresa.

As características comuns do atleta se refletem também aos líderes de uma empresa. Na palestra, as ideias que transmite são as seguintes:

* Comunicação: ele se expressa de tal forma que as pessoas entendam o que você deseja comunicar. Com foco em objetivos empresariais, o velocista entende e se focaliza nos pontos estratégicos que foram traçados;

* Exemplo: O trabalho duro e a busca pela perfeição são estímulos para a busca contínua de resultados dos jogadores à sua volta;

* Motivação: você tem que conseguir criar necessidades mesmo nas piores situações. Cabe ao líder não deixar a peteca cair, mesmo quando tudo parece ir contra; 

* Superação e trabalho produtivo;

* Estratégia: Você precisa saber para onde está indo, os objetivos e os focos têm que estar sempre presentes para não perder a essência do que se quer finalmente. Os atletas podem mudar as jogadas de ataque que são mandadas por seus coordenadores ofensivos, isto ocorre porque os atletas sabem que possuem uma estratégia bem fundamentada, e aceitam as mudanças.

* Amor e paixão pelo que faz: As pessoas se sentem bem junto a um líder que ama o que faz. Atletas são intensos, estudam cada jogada dos oponentes, viram noites procurando novas formas de serem mais eficientes e transformam os atletas à sua volta. Você não pode cobrar paixão de seus funcionários se você não tem esta paixão pelo que faz.